WebService com NetBeans 5.5

Bom dia Pessoal

Após as dicas do pessoal aqui, onde postei o tópico “web service” instalei o netbeans e o java6, e seguindo um tutorial para esse ambiente, funcionou perfeito.
Muito bacana a “diretiva” @WebService o netbeans faz o deploy direto no tomcat e pronto, só testar o wsdl e pronto.

Mas aida tenho um problema que não acho em exemplo algum.

Preciso retornar Tipos Complexos dos meus métodos e dá erro no deploy/compilação do Netbeans.

Tipos primitivos o Axis jws também fazia !

Preciso de algo parecido como o :
http://api.google.com/GoogleSearch.wsdl

Lá tem o serviço: GoogleSearchService que possui entre outros um método doGoogleSearch que retorna um objeto chamado GoogleSearchResult e dentro desse objeto tem tipos primitivos e Collection.

Esse exemplo do google é parecido com que eu preciso retornar.

Outro exemplo é retornar uma Fatura : neste caso teria que retornar um objeto Fatura que teria tipos primitivos como: int numeroFat, String fornecedorFat, float valortotalFat e algo como uma Collection(lista) com objetos do tipo Item_Fatura, que pode conter int codigoItem, float quantidadeItem, float valorItem.

Não sei se algém já prcisou desenvolver algo parecido, peço ajuda para quem souber .

Obrigado a todos.

Eu nao usaria tipos complexos em ws nem amarrado.

Pois é
Acho muito estranho ninguem ter tido esse problema. Pelos WS que tem publicados , tipo do google, amazon, etc . todos eles possuem retorno de objetos e tal …

Ná minha opiniao… WebServices estão BEM LONGE de resorver problemas de interoperabilidade de sistemas… seja pela questão dos padroes tanto quanto da performance…

utilize o JAX-RPC ou Apache XML-Beans para gerar os seus Beans e as camadas de acesso a este serviço.

Qual o problema do tipo complexo amarrado no WSDL? , qual seria a outra alternativa?

Acho XML padronizado uma forma de comunicação muito eficiente e facil de implementar/entender… fora ser 1000x mais otimizado e pode ser desenhado para um fim especifico.

Pois é, os testes que eu fiz, tanto com o axis em jws e com o Netbeans , só aceitam métodos que usam os tipos primitivos, tanto de entrada como de retorno.
Outra
E se for querer importar uma Classe (pojo) para usar dentro do método do webservice dá erro !!

Bem, como o ramilani12 falou, de usar JAX-RPC não sei como trabalhar com ele , é algo parecido com JAX-WS que o Netbeans tem como default quando cira-se um novo “projeto web” ?

Bem, como posso fazer

Já utilizei o netbeans ALGUMAS vezes para gerar tipos complexos e nunca tive problemas…

MAS… repito, recomendo não usar WS com tipos complexo…

Obrigado pelo retorno chun

Vamos lá. Bem, eu preciso somente publicar os serviços, quem vai consumi-los é outra história, consumir tipos complexos não deve ser muito legal hh .

Não tenho conhecimento avançado , tanto em Netbeans quanto em Java, unica cois a que fiz com o netbeans foi criar um projeto web e ele empacotou tudo no war, os jar, class, etc. ou seja tudo q o tomcat precisa.

Queria te pedir como eu poderia fazer isso que preciso, poiscomo postei acima, qualquer coisa diferente que eu coloque no código do programa webserver (instanciar classes, etc.) ele reclama.