WebService... dúvidas

2 respostas
Jedi_FeniX

Estou criando um webservice com Axis2, não tenho muita experiênica com webservices, então, gostaria de tirar algumas dúvidas.
O webservice que está sendo criado ele vai inserir dados em uma base de dados, a dúvida é a seguinte as minhas DAOs que vão ser as classes do webservice? Ou crio outras classes para acessarem as minhas DAOs e estas sim serão as classes do webservice?
Existe alguma ferramenta para “modelagem” de webservice?
E neste projeto é aconselhável usar o hibernate para fazer a persistência na minha base de dados?

2 Respostas

peczenyj

Imagine que vc vai desenvolver um Servlet no lugar do WebService: se o seu DAO for o seu Servlet vc misturou as camadas de persistência e controle (ou até apresentação) num codigo só, muito amarrado.

O ideal seria que o seu DAO fosse manipulado pelas classes do WebService :wink:

Jedi_FeniX

Entendi…
Vou dividir em pacotes então. Porque mais tarde irá ser criada uma interface web para esta aplicação.
Agora estou usando o netbeans para criar os meus WebServices, e estou usando o plugin do Axis2 para o netbeans.
Sendo que o netbeans cria um WebService a partir de um projeto java e queria deixar tudo em um projeto só, tem como criar um webservice para o axis a partir de um projeto web no netbeans?
Para não tenha que ficar criando DAOs para todos os projetos, que utilizarem este banco.

Criado 8 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 8 de fev. de 2009
Respostas 2
Participantes 2