Estou trabalhando em uma aplicação android que vai requisitar dados em um webservice esses dados serão obtidos de um banco de dados, estou estudando que tipo de webservice montar php ou java.
Não conheço php, mas como eu sei que ele foi desenvolvido nativamente para web, acredito que seria simples entender a construção, já no caso do java, minha experiência até o momento é desktop, e agora android.
Estava vendo alguns tutorias de construção de webservices em java, e achei esse jax-rs um tanto medonho de ser configurado.
Quem já tem experiência na área, acredita que eu deve me manter focado no java, ou se seria mais simples construir com php ?
Isso depende de onde vai ser implantado a aplicação servidora. Se for host Windows poderia usar .NET. Se for Linux pode ser Java ou PHP. Defina primeiro isso com o cliente, pode envolver investimentos ou aproveitar ambiente existente.
Na verdade não é um caso de decisão do cliente, o projeto é interno na empresa onde trabalho, e eu tenho autonomia em relação a tecnologia.
Acredito que vou ficar no java mesmo, visto que já tenho toda a estrutura que atende a aplicação swing pronta, só vou precisar implementar o webservice e direcionar para as classes de negócio.
Caso alguém estiver interessado, esse post da k19 ajudou muito a esclarecer a base da construção de um webservice, agora é ir a fundo e estudar a documentação
Aproveitando também, gostaria de saber oque vocês acham dessa ideia.
Estou querendo implementar a segurança com com Spring Security, porem não tenho intenção de trabalhar com jps, jsf, a minha ideia é trabalhar com html5, css e javascript (com bootstrap), no frontend, e efetuar os cruds via webservice, a principio as coisas ficam mais claras pra mim, e separando completamente a logica de dados do frontend.
Em php seria extremamente simples fazer isto. Vc colocaria alguns arquivos num servidor web mais ou menos assim (repare que é procedural e não recomendável fazer isto para um profissional, mas como você não tem experiência com OOP em PHP, a tendência é vc fazer algo assim.)
<?php
$name = isset($_POST['name']) ? $_POST['name'] : '';
if (strlen($name)<5){
$resp = array('error_code'=>100,'error_message'=>'Nome inválido ou inexistente!');
} else {
//codigo para cadastrar o nome
$resp = array('success_code'=>200,'success_message'=>'Nome cadastrado com sucesso');
}
echo json_encode($resp);
?>
Eu só iria de PHP com alguém ajudando ou entrando mais a fundo.