Pessoal, vou começar com WebServices e estou lendo o melhor para utilizar, li sobre REST e achei muito facil de usar, porem gostaria de saber se eu utilizar REST a integração com outros sistemas poderá ser prejudicada por alguma maneira. Sei que o GUJ novo não tem o objetivo de discussão, porem não existem mais o GUJ antigo.
Como tudo na vida, isso depende.
Afinal, você precisa ver qual é o formato mais relevante para o que pretende fazer.
P.S.: Você precisa pesquisar mais, o guj antigo existe, tanto que o tópico está nele…
Ola Felipef,
também penso como o DrsMachado, tudo depende do contexto que seu serviço propõe, porém outro dia, li um artigo que explana bem REST x SOAP, segue:
[quote=aix]Ola Felipef,
também penso como o DrsMachado, tudo depende do contexto que seu serviço propõe, porém outro dia, li um artigo que explana bem REST x SOAP, segue:
http://spf13.com/post/soap-vs-rest/[/quote]
Basicamente:
SOAP:
Modelo mais antigo e mais utilizado.
REST:
Mais recente, porém, permite trabalhar não apenas com a estrutura padrão do SOAP, mas com objetos (serializados) e formatação própria, o que não é suportado pelo padrão SOAP.
é que na realidade eu estava escrevendo no guj novo, e nao vi essa ultima frase, hehe, eu sei que estou no guj antigo, hahah
Pois entao, acho que o REST posso fazer tudo que com apenas SOAP eu faria, mas com mais agilidade
Essa é uma discussão polêmica. Eu mesmo ainda não tenho cheguei a um consenso direito. Tenho uma tendência a preferir REST simplesmente por achar simples. Mas acaba sendo uma razão meramente pessoal.
Na boa? Eu prefiro SOAP quando eu não confio no sistema que vou integrar.
Se alguém vai acessar minha API e é uma empresa que desenvolvedores de baixa qualidade, com o SOAP você se protege mais. Você tem um contrato onde ambos tem que seguir e pronto. Quando trabalhamos com REST alguém pode retirar/adicionar um campo e isso só ser percebido na hora do teste em produção. Com SOAP o projeto quebra na hora.
Mas vai muito da necessidade do seu projeto.
Em minha empresa a comunicação interna é feita com REST, a comunicação com o mundo exterior é feita com SOAP.
Se os sistemas são de equipes que convivem no mesmo ambiente com boa comunicação vá de REST. Se forem de equipes de “setores distantes” melhor SOAP.