Webservices axis2

Oi, estou tentando montar um ambiente para desenvolvimento de webservices com Axis2 mas como não tenho experiência com o Axis estou tendo alguns problemas.
Bom eu sei que isso deve ser básico mas não estou encontrando nenhum artigo claro sobre isso… eu quero invocar meu webservice passando um objeto, tenho que serializar ne ?! Mais o que esta me confundindo é quando gero o stubs pelo wtp to Eclipse… se eu uso a opção de ADB ele gera um monte de inner classes dentro do stub, sei que estas classes depois do parsing serão meus objetos mas esta é a melhor forma ? O stubs que o eclipse gera não parece ser muito eficiente.

Estou considerando utilizar o Netbeans / Metro caso não tenha sucesso no Eclipse… alguem recomenda ?

Aguardo respostas. Obrigado.

Bom dia,

Então, eu usei recentemente num projeto que participei o JAX-WS 2.1. Achei muito bom e fácil, além de ser compatível com vários servidores de aplicação se precisar fazer alteração alguma do deploy.

Se estiver iniciando em seu estudo com web services, vale a pena dar uma olhada. Meu ambiente foi Eclipse Galileo + Tomcat 6 e depois deploy no WebSphere Application Server 7, sem nenhuma alteração nos descritores.

:slight_smile:

Pelo que estou vendo o Axis2 esta muito bugado, estou tentando usar o Web tools do Eclipse para gerar wsdl e clientes webservice mas a qualidade do código gerada esta muito baixa. Ele gera o stub mas o mesmo não gera código de parsing correto, eu ja olhei no jira do axis2 e consta como bug… alem de muitos outros.
Obs: a ultima versão do axis2, 1.5.1 não é compatível com o eclipse web tools.

Estou testando o Netbeans com jax-ws e parece ser bem melhor… tem mais alguma ferramenta interessante para webservices ? Poderiam me recomendar algum livro ou referência sobre web services ? :roll:

Valeu

Seguinte, utilizo o JAX-WS 2.1 com Eclipse tranquilamente. Criei um script build ant para gerar os stubs para client que facilita muito o trabalho, estou achando bom, fácil e compativel. Sobre livros, não posso dar opinião, mas na internet tem bastante trabalho sobre JAX-WS.

Abraços!!

Realmente tem muitos artigos e tal mas gostaria de ter uma referência completa, na internet encontro uma coisa ali, ou la e ta me deixando mais confuso.
Estou tendo muitos problemas pra fazer unmarshaling no webservice.