WebServices x Relatórios = Problemas!

1 resposta
rvaldomiro

Srs,

Temos o seguinte cenário em nossa empresa:

• Aplicação Cliente Delphi/Kylix rodando em Windows/Linux.
  • Aplicação Servidores Rodando em Java/Linux.
  • Integração feita via WebServices.

Nosso problema:

• Precisamos processar relatórios no servidor, até aí nenhuma novidade, porém um dos requisitos destes relatórios é que possam ser salvos em outras extensões como: XLS, HTML, PDF, etc… Logo veio a idéia de usar JasperReports no Cliente, assim teria que construir uma pequena interface para que a aplicação Delphi chamasse (digamos) nosso visualizador de relatórios. Gostaríamos de saber se esta seria uma maneira possível de fazer ou se existem outras alternativas mais adaptáveis a este caso. O grande problema é este requisito pois do contrário poderíamos construir os relatórios em html no servidor e abrir diretamente no browser do Cliente, mas infelizmente não pode ser assim…

Alguma luz no final do túnel?

1 Resposta

renatosilva

Eu pensaria num módulo no cliente em java, uma app externa ao sistema, à qual chamaria para visualizar o relatório. Mas tem o lance que isso vai fazer ser preciso ter o JRE nas máquinas clientes, o que pode não ser muito interessante.

Outra coisa que não sei se seria adequada: poderia-se gerar no servidor o relatório num formato padrão, como HTML, o cliente visualiza e escolhe o formato definitivo de exportação, por exemplo PDF. Então é enviado via WebService um pedido de execução de relatório e o arquivo é devolvido ao cliente. Ou mesmo a segunda etapa poderia ser feita diretamente, ou seja: ao pedir um relatório, eu escolho um formato antes de visualizar, e visualizo no formato que escolhi: XLS, PDF, HTML etc, cada um abrindo com um visualizador específico (Browser, Excel etc.).

De qualquer forma, boa sorte :smiley:

Criado 20 de julho de 2005
Ultima resposta 20 de jul. de 2005
Respostas 1
Participantes 2