Webservices

fala galera to pensando ai em criar um web services utilizando so xml, queria saber a opniao de vcs. Sera q eh legal sem axis, xfire o coisa e tal so xml puro me ajudem com opnioes. Ate pq o q vai ser gerado eh xml mesmo. Preciso saber se fica legal para o meu tcc
abraco a todos

menta,

Tudo bem que você queira criar o webservice na mão mas até onde? Para se ter um webservice é necessário primeiro saber o que você está querendo disponibilizar como serviço, ou seja é preciso ter alguma aplicação ou método que você queira disponibilizar.
Depois disso você pode perfeitamente gerar o WSDL deste serviço na mão, porém se existem API’s que facilitam esse desenvolvimento não vejo motivo de se criar na mão. Salvo isto se você quiser mostrar em seu TCC como desenvolver um webservice de forma bastante detalhada explicando um passo a passo de todas as configurações.
Enfim, se não estiver o AXIS ou o XFIRE te outras soluções que facilitam também o desenvolvimento, no caso a API JAX-WS. Mas fica a seu critério, porém acho que seria “reinventar a roda”
:wink:

concordo com vc amigo, minha aplicacao sera bem simples vou disponibilizar o servico de consulta aos livros de varias bibliotecas numa consulta unica em um portal q estamos criando. Por isso usarei ws mas como a maior parte do portal vai ser com jsp e xml eu queria criar tudo via xml.
Na verdade to tendo dificuldade em usar as ferramentas para gerar ws, to usando axis e gera massa o wsdl mas so quando eh java com java. Se utilizo outro ws feito em php por exemplo minha aplicacao java levanta excecoes na leitura do xml entao pensei em fazer tudo xml. porque quero disponibilizar uma aplicacao tanto para o cliente como para os distribuidores do servico no caso as outras facul. se puder continuar me ajudando fico grato.

menta,

Legal o seu projeto. Vamos ver se eu consigo te ajudar.
Terminei minha monografia e implementei um estudo de caso onde utiliza um serviço feito em Java e dois clientes um em Java e o outro em PHP. Também testei com C# e deu certo.
Para gerar o WSDL eu utilizei a API JAX-WS que com anotações falicita o desenvolvimento dos Web Services.
Depois que implementei toda a persistência e as regras de negócio eu queria apenas disponobilizar uma simples listagem de notícias, que no seu caso são livros e só precisei criar um classe qeu disponibiliza isto da seguinte forma:

[code]
@WebService
public class NomeDaClasse{

@WebMethod
     public Livro[] metodoListagem( @WebParam(name = "busca") String busca ){

//implementação

return umArrayDeLivros
}

}[/code]

Ou seja após compilar esta classe o netbeans gera automaticamente o WSDL assim como os schemas levando em consideração que o tipo dos dados que irão trafegar entre cliente e servico é do tipo complexo. Dessa forma, posso consumir este serviço com qualquer outra linguagem ou plataforma

Valeu

Sim faltou explicar a classe acima :lol:

A anotação @WebService() define que a sua classe é um serviço. com isso não será necessário configurar diversos descritores.
Logo após a anotação @WebMethod define que meu método estará disponível como serviço, ou seja, eu posso ter diversos métodos na minha classe, porém apenas o que especificar com a seguinte anotação é que estará disponível.Por último @WebParam define que meu método terá de receber um parâmetro do tipo String.

Estou pensando em escrever um tutorial bem detalhado sobre web services. Vou me informar com os moderadorers qual a melhor forma
Qulqeur dúvida posta aí

blz amigo vou fazer isso e quando fizer o tutorial vou ser uns dos primeiros a ler rsrsrs!
vlw!