eu uso o axis 2 para web services no eclipse, a integração dele com o eclipse é facil…
se o seu server (o web service em si) é em java e não ruby, você cria uma classe, um método para cada serviço, ai no seu projeto da um new, web service… vai seguindo e apontando as coisas e o próprio eclipse gera tudo pra você, você não precisa de anotações ou algo do tipo e não precisa de um EJB container da vida, tomcat ja serve (mas tem que aponta algumas coisinhas, bem simples).
Se o seu client for em java (em java você vai acessar o web service), você da um new -> web service client, aponta o wsdl, ele gera um stub para você pelo stub você adiciona os parâmetros para o serviço, manda enviar a solicitação, chama um outro método para pegar o retorno (sim, você chama um método para enviar a solicitação e outro para pegar o retorno da solicitação), a partir desse retorno você pode trabalhar com estes dados, inclusive objetos se for o caso… você não precisa se preocupar quase com nada relativo a soap, se assemelha muito a você criar uma classe de uma API sua e disponibilizar… eu não conheço outras soluções, mal "vi" algumaas outras coisas mas até que me atende muito bem…