[Websphere]- Duvidas básicas

Boa tarde galera, tudo beleza?

Sou iniciante em Java, fiz alguns mini projetos (nível acadêmico) com NetBeans e com Eclipse. Gostei das duas ferramentas, achei que cada uma tem seu ponto forte (pelo pouco que vi), porém um amigo me recomendou aprender Websphere.

Gostaria de saber ao certo o que é Websphere e pelo pouco que pesquisei, é uma IDE para desenvolvimento Java Web com Servidor e suporte a diversas funcionalidades.

Agora minha principais dúvidas são as seguintes:

1. Esta ferramenta é Free?

2. Se ela é tão famosa porque não vejo muita coisa no forum e até na lista de artigos do GUJ?

3. Compensa eu investir neste aprendizado? Visando que eu estou mais preocupado com conhecimento e desenvolvimento do que com salário.

4. O mercado de trabalho pede Websphere? É bom para trabalho?

Afinal o que vocês recomendam?

Abraços e obrigado.

Você deve estar falando do WSAD (Websphere Studio Application Developer).
Ele já está ultrapassado, hoje a IBM trabalha com o RAD (Rational Application Developer).

Ele é baseado no Eclipse 3, com vários plugin e suporte para produtos IBM (como o Websphere server, websphere portal, implementação JSF da IBM e por ai vai).

Ele não é free, porém deve existir alguma versão para estudos (não conheço).

Geralmente empresas que tem parceria com a IBM utilizam essa ferramenta.

Se você souber o Eclipse, certamente irá se dar muito bem no WSAD/RAD.

[quote=ManchesteR]Você deve estar falando do WSAD (Websphere Studio Application Developer).
Ele já está ultrapassado, hoje a IBM trabalha com o RAD (Rational Application Developer).

Ele é baseado no Eclipse 3, com vários plugin e suporte para produtos IBM (como o Websphere server, websphere portal, implementação JSF da IBM e por ai vai).

Ele não é free, porém deve existir alguma versão para estudos (não conheço).

Geralmente empresas que tem parceria com a IBM utilizam essa ferramenta.

Se você souber o Eclipse, certamente irá se dar muito bem no WSAD/RAD.
[/quote]

Ahhh, muito bom saber isso.

Eu fiz um estágio onde trabalhei muito com Eclipse pra ajudar na manutenção de um sistema de relatórios.

Gosto muito do Eclipse, e sei mexer um pouco.

Vou investir mais no eclipse.

Mto obrigado.

Abraços

Grande parte das oportunidades em Java que vi no site da Catho, pedem o eclipse como ambiente de desenvolvimento.

fugindo um pouco do tema, mas aproveitando: Vcs conhecem alguem que conseguiu emprego através desses sites (Catho, NetCarreiras e etc…), sendo o camarada de outra cidade(ex, o cara ta em BH, conseguiu emprego em SP ou RJ) ??

só por curiosidade, pq websphere?

me parece q tem uma versao CE pra usar free sim.

fugindo um pouco do tema, mas aproveitando: Vcs conhecem alguem que conseguiu emprego através desses sites (Catho, NetCarreiras e etc…), sendo o camarada de outra cidade(ex, o cara ta em BH, conseguiu emprego em SP ou RJ) ??[/quote]

Eu ja consegui emprego pelo NetCarreiras, mas na mesma cidade onde moro, nesse caso que vc apresentou eu não conheço.

[quote=virgulino]só por curiosidade, pq websphere?

me parece q tem uma versao CE pra usar free sim.

[/quote]

Foi recomendação de um amigo do trabalho. Um cara experiente e q esta a anos no mercado, mas atualmente não trabalha com Java. Porém, ja trabalhou muito com Java e na época disse que era muito assediado pelas empresas.

Vlw

Olá Amigos.

Websphere como application server é muito bom sim e mtas empresas utilizam, principalmente empresas de grande porte e bancos, como Bradesco e Itau.
Certamente é um dos melhores servidores de aplicação que existe hoje no mercado, juntamente com weblogic (sou meio suspeito pra falar…:D).

Mas a IDE RAD e o extintop WSAD são boas IDE´s que já possuim embutido o servidor para testes locais.

Normalmente para deploy´s as empresas utilizam uma máquina como servidor com apenas Websphere e no site da ibm vc tem uma versão trial tanto do Websphere como do RAD…

Acredito que primeiro seja interessante vc aprender bem java com o servlet container TomCat e os servidores free como JBoss…

Depois vc aprende algumas coisas de mais alto nivel como ferramentas da BEA (com o applicstion server weblogic) e ferramentas da IBM (como o application server Websphere)…

Abs´s

:lol: :lol: :lol:

discordo do ManchesteR , se vc manja tudo de Eclipse não necessariamente vai gostar da IDE do Webphsere (qualquer que vc chamar), um monte de coisa é proprietária da IBM … além de ser muuuuito pesada e cheia de bugs…

se você quier apenas brincar com o Application Server pode usar esse http://www-306.ibm.com/software/webservers/appserv/community/index.html?S_TACT=103BGW01&S_CMP=campaign
que é free e baseado no Apache Gerônimo, eu já usei e ele se integra perfeitamente no Eclipse

fugindo um pouco do tema, mas aproveitando: Vcs conhecem alguem que conseguiu emprego através desses sites (Catho, NetCarreiras e etc…), sendo o camarada de outra cidade(ex, o cara ta em BH, conseguiu emprego em SP ou RJ) ??[/quote]

Eu e alguns amigos conseguimos nossos últimos trabalhos pelo NETCarreiras. Inclusive um deles conseguiu trabalho no exterior.

O fato de ser contratado de outra cidade acho meio complicado, devido as empresas aqui do Brasil ainda estar requerendo uma entrevista pessoalmente.

Eu e alguns amigos conseguimos nossos últimos trabalhos pelo NETCarreiras. Inclusive um deles conseguiu trabalho no exterior.

O fato de ser contratado de outra cidade acho meio complicado, devido as empresas aqui do Brasil ainda estar requerendo uma entrevista pessoalmente.

[/quote]

e no caso da contratacao do exterior? como foi a entrevista? =)

Os primeiros contatos foram via e-mail, com posteriores conversas através do Skipe.

bacana demais…

quem sabe um dia nao somos nós… =)