[Websphere]- Duvidas básicas

12 respostas
S

Boa tarde galera, tudo beleza?

Sou iniciante em Java, fiz alguns mini projetos (nível acadêmico) com NetBeans e com Eclipse. Gostei das duas ferramentas, achei que cada uma tem seu ponto forte (pelo pouco que vi), porém um amigo me recomendou aprender Websphere.

Gostaria de saber ao certo o que é Websphere e pelo pouco que pesquisei, é uma IDE para desenvolvimento Java Web com Servidor e suporte a diversas funcionalidades.

Agora minha principais dúvidas são as seguintes:

1. Esta ferramenta é Free?

2. Se ela é tão famosa porque não vejo muita coisa no forum e até na lista de artigos do GUJ?

3. Compensa eu investir neste aprendizado? Visando que eu estou mais preocupado com conhecimento e desenvolvimento do que com salário.

4. O mercado de trabalho pede Websphere? É bom para trabalho?

Afinal o que vocês recomendam?

Abraços e obrigado.

12 Respostas

Jair_Rillo_Junior

Você deve estar falando do WSAD (Websphere Studio Application Developer).
Ele já está ultrapassado, hoje a IBM trabalha com o RAD (Rational Application Developer).

Ele é baseado no Eclipse 3, com vários plugin e suporte para produtos IBM (como o Websphere server, websphere portal, implementação JSF da IBM e por ai vai).

Ele não é free, porém deve existir alguma versão para estudos (não conheço).

Geralmente empresas que tem parceria com a IBM utilizam essa ferramenta.

Se você souber o Eclipse, certamente irá se dar muito bem no WSAD/RAD.

S

ManchesteR:
Você deve estar falando do WSAD (Websphere Studio Application Developer).
Ele já está ultrapassado, hoje a IBM trabalha com o RAD (Rational Application Developer).

Ele é baseado no Eclipse 3, com vários plugin e suporte para produtos IBM (como o Websphere server, websphere portal, implementação JSF da IBM e por ai vai).

Ele não é free, porém deve existir alguma versão para estudos (não conheço).

Geralmente empresas que tem parceria com a IBM utilizam essa ferramenta.

Se você souber o Eclipse, certamente irá se dar muito bem no WSAD/RAD.

Ahhh, muito bom saber isso.

Eu fiz um estágio onde trabalhei muito com Eclipse pra ajudar na manutenção de um sistema de relatórios.

Gosto muito do Eclipse, e sei mexer um pouco.

Vou investir mais no eclipse.

Mto obrigado.

Abraços

Marcio_Nogueira

Grande parte das oportunidades em Java que vi no site da Catho, pedem o eclipse como ambiente de desenvolvimento.

P

fugindo um pouco do tema, mas aproveitando: Vcs conhecem alguem que conseguiu emprego através desses sites (Catho, NetCarreiras e etc…), sendo o camarada de outra cidade(ex, o cara ta em BH, conseguiu emprego em SP ou RJ) ??

V

só por curiosidade, pq websphere?

me parece q tem uma versao CE pra usar free sim.

S

fugindo um pouco do tema, mas aproveitando: Vcs conhecem alguem que conseguiu emprego através desses sites (Catho, NetCarreiras e etc…), sendo o camarada de outra cidade(ex, o cara ta em BH, conseguiu emprego em SP ou RJ) ??

Eu ja consegui emprego pelo NetCarreiras, mas na mesma cidade onde moro, nesse caso que vc apresentou eu não conheço.

virgulino:
só por curiosidade, pq websphere?

me parece q tem uma versao CE pra usar free sim.

Foi recomendação de um amigo do trabalho. Um cara experiente e q esta a anos no mercado, mas atualmente não trabalha com Java. Porém, ja trabalhou muito com Java e na época disse que era muito assediado pelas empresas.

Vlw

oliveirarenan

Olá Amigos.

Websphere como application server é muito bom sim e mtas empresas utilizam, principalmente empresas de grande porte e bancos, como Bradesco e Itau.
Certamente é um dos melhores servidores de aplicação que existe hoje no mercado, juntamente com weblogic (sou meio suspeito pra falar…:D).

Mas a IDE RAD e o extintop WSAD são boas IDE´s que já possuim embutido o servidor para testes locais.

Normalmente para deploy´s as empresas utilizam uma máquina como servidor com apenas Websphere e no site da ibm vc tem uma versão trial tanto do Websphere como do RAD…

Acredito que primeiro seja interessante vc aprender bem java com o servlet container TomCat e os servidores free como JBoss…

Depois vc aprende algumas coisas de mais alto nivel como ferramentas da BEA (com o applicstion server weblogic) e ferramentas da IBM (como o application server Websphere)…

Abs´s

:lol: :lol: :lol:

Andre_Fonseca

discordo do ManchesteR , se vc manja tudo de Eclipse não necessariamente vai gostar da IDE do Webphsere (qualquer que vc chamar), um monte de coisa é proprietária da IBM … além de ser muuuuito pesada e cheia de bugs…

se você quier apenas brincar com o Application Server pode usar esse http://www-306.ibm.com/software/webservers/appserv/community/index.html?S_TACT=103BGW01&S_CMP=campaign
que é free e baseado no Apache Gerônimo, eu já usei e ele se integra perfeitamente no Eclipse

fabeen

Eu e alguns amigos conseguimos nossos últimos trabalhos pelo NETCarreiras. Inclusive um deles conseguiu trabalho no exterior.

O fato de ser contratado de outra cidade acho meio complicado, devido as empresas aqui do Brasil ainda estar requerendo uma entrevista pessoalmente.

P

Eu e alguns amigos conseguimos nossos últimos trabalhos pelo NETCarreiras. Inclusive um deles conseguiu trabalho no exterior.

O fato de ser contratado de outra cidade acho meio complicado, devido as empresas aqui do Brasil ainda estar requerendo uma entrevista pessoalmente.

e no caso da contratacao do exterior? como foi a entrevista? =)

fabeen

Os primeiros contatos foram via e-mail, com posteriores conversas através do Skipe.

P

bacana demais…

quem sabe um dia nao somos nós… =)

Criado 11 de dezembro de 2007
Ultima resposta 13 de dez. de 2007
Respostas 12
Participantes 8