webTV - video/audio

7 respostas
R

Boa Galera,

desenvolvi um streaming server para audio e video a partir de um webcam, e um applet q recebe o a/v, tudo feito utilizando o JMF(java media framework), o prblema eh q os applets soh funcionam em maquinas q o JMF esta instalado… ou seja perde um pouco da razao de utilizar applets… sendo q o JMF precisa ate de um boot na maq para se instalar e q ele registra dlls no S.O, existe algum jeito de eu reslver isso ??? fazer com q o applet funcione em qq maq q tenha o jre apenas?? ou preciso de outra tecnologia para isso fugindo do jmf, ou ainda existe algum tipo de plugin??? obrigado… estou meio no desespero pois eh a primeira vez q uso java … e fiquei meio decepcionado …

7 Respostas

saoj

Fala Robuzi,

Como vc fez esse streaming ???

Que codec usou ??? (mpeg2, mpeg4, mjpeg, etc)

Que protocolo usou ??? (rtp, udp, tcp, etc)

Com certeza o cara vai ter que ter o JMF instalado para usar o JMF nos applets. Eu não sabia que precisava de boot para instalar o JMF. Sem boot não funciona mesmo ???

Algumas pessoas já tentaram instalar o JMF na mão com um applet assinado, copiando os arquivos nessários, mas além de ser um trabalho hercúlio, não sei se no final das contas funciona. Melhor pedir para o cara instalar o JMF mesmo !!!

Vc quer usar o plugin da Sun no browser ou quer fugir dele ??? O Java 1.4 já trás o JavaSound na linguagem, logo dependendo do que vc está fazendo vc pode trocar JMF por JavaSound para o audio. Para o video vai depender do codec e do protocolo que vc está usando.

Outra opção seria usar o Java Web Start ao invés de Applets, mas não tenho idéia de como o JMF funciona com o Java Web Start, pois nunca testei. Estarei fazendo isso nas próximas semanas para testar o Lohis (http://www.smartjava.com.br/lohis.jsp) com o Java Web Start.

Também me interesso por JMF e streaming de audio/video, logo vamos trocar algumas idéias…

brlima

Provalvelmente utilizanod o JWS para distribuir essa aplicação, vc teria apenas que distribuir o jar da api junto com o da sua aplicação.

flw!

saoj

“brlima”:
Provalvelmente utilizanod o JWS para distribuir essa aplicação, vc teria apenas que distribuir o jar da api junto com o da sua aplicação.

É que a JMF é específica para cada plataforma, e para o WINDOWS tem umas dlls que precisam ser instaladas. Não é 100% pure Java…

Até tem uma JMF cross-platform que eu nunca usei, pois não tem captura de audio e video nativa e as pessoas falam mal dela. Talvez seja o momento de fazer alguns testes com ela para ver se ela fala melhor com o JWS…

smota

“saoj”:
“brlima”:

É que a JMF é específica para cada plataforma, e para o WINDOWS tem umas dlls que precisam ser instaladas. Não é 100% pure Java…

No problem

Com JWS você pode instalar extensões nativas (as DLLs mesmo) e se você especificar direito o proprio JWS se encarrega de levar soh o que interessa pra plataforma do usuario.

R

“saoj”:
Fala Robuzi,

Como vc fez esse streaming ???

Que codec usou ??? (mpeg2, mpeg4, mjpeg, etc)

Que protocolo usou ??? (rtp, udp, tcp, etc)

Com certeza o cara vai ter que ter o JMF instalado para usar o JMF nos applets. Eu não sabia que precisava de boot para instalar o JMF. Sem boot não funciona mesmo ???

Algumas pessoas já tentaram instalar o JMF na mão com um applet assinado, copiando os arquivos nessários, mas além de ser um trabalho hercúlio, não sei se no final das contas funciona. Melhor pedir para o cara
instalar o JMF mesmo !!!

Vc quer usar o plugin da Sun no browser ou quer fugir dele ??? O Java 1.4 já trás o JavaSound na linguagem, logo dependendo do que vc está fazendo vc pode trocar JMF por JavaSound para o audio. Para o video vai depender do codec e do protocolo que vc está usando.

Outra opção seria usar o Java Web Start ao invés de Applets, mas não tenho idéia de como o JMF funciona com o Java Web Start, pois nunca testei. Estarei fazendo isso nas próximas semanas para testar o Lohis (http://www.smartjava.com.br/lohis.jsp) com o Java Web Start.

Também me interesso por JMF e streaming de audio/video, logo vamos trocar algumas idéias…

Maravilha parceiro…

bom eu nao uso um codec especifico … busco as informacoes dos devices da maq pego os formatos de stream disponiveis e crio um datasource e ai uso RTP para streamar… …posso utilizar um codec especifico e um outro protocolo onde os players mais comuns conseguissem receber este strream?? como o media player?? ou o real ?? ai soh faria um applet q dispara o player q o cara ternha na maq… soh nao faco isso pq uso rtp e eh um protocolo q nao funca com estes players… (ainda estundado muito) …

ate agora onde instalei o JMF ele pede pra bootar… ainda nao testei nao faze-lo…oq quis dizer eh q eh muito dificil empacota-lo junto com a aplicacao, ou ainda como vc disse copiar soh os arquivos necessarios…(estou tentando)…

qto ao plugin da sun nao tenho problemas pois jah eh quase q natural e consigo instala-lo quase q automaticamente qdo entro no html…
porem ter q instalar o jmf em cada cliente seria muito complicado … tenho visto algumas solucoes utilizando o TOMCAT … porem nao tenho menor ideia do q como fazer…ou como essas solucoes o utilizam…

o web start jah tinha pensado… e estarei tentando algo nas proximas horas porem creio q o aplicativo rode na maq cliente oq nao dispensaria a instalacao do jmf no mesmo…

obrigado pela resposta e espero trocarmos informacoes pois como disse estou apenas começando com java e cai direto no JMF.(desculpe se falei alguma besteira)

estarei repassando meus resultados…

Obrigado.

saoj

O problema do RTP é que se um cliente estiver atrás de um proxy/firewall não vai receber nada. Pelo menos até hoje eu nunca consegui fazer um cliente num IP inválido (192.168) receber pacotes UDP de fora da rede. Se alguém souber como se faz isso me avise !!!

R

Obrigado pela dica, vou procurar entender melhor o rtp…ou se necessario usar outro protocolo.
qto ao JWS estou com alguns problemas em conseguir startar o aplicativo jah tentei de tudo na criacao da .jnlp…recebo sempre mensagens de erro… alguem sabe como utiizar os resouces corretamente??? nativelib, e jar ?? e se posso simplesmente configurar o jnlp pra q busque os arquivos (dll’s ou nao) q o applicativo precisar ???

Obrigado

Budzinski

Criado 25 de outubro de 2004
Ultima resposta 1 de nov. de 2004
Respostas 7
Participantes 4