:lol: EJB3
:lol: RESTful (ou não) Applications (basta acabarem com o SOAP)
:lol: Modernização dos Frameworks JS
:lol: Annotations! ( :arrow: Será que as empresas grandes vão deixar de usar Java 1.4? Acredito que sim!)
:lol: Java 7 e suas novas features (tirando o suporte nativo a XML)
:lol: Glassfish
:x JSF (Afinal, ele nunca decolou, vamos ser realista)
:x Seam (Tudo ligado ao JSF vai pro mesmo saco)
[quote=rubinelli][quote=Rafael Nunes]:thumbup:RESTfull
:thumbup: SOA
:thumbdown: Frameworks Web
[/quote]
Concordo que SOA não mostra nenhum sinal de desaceleração, por mais que a vanguarda esteja adotando REST. Mas frameworks web? Essa eu não entendi.[/quote]
Em relação ao SOA, por mais que não seja tão suave e prática a implementação, os grandes players estão investindo ainda no crescimento e utilização de ferramentas para implementação de SOA, e creio que depois de gastarem tanta grana, vão continuar colocando guela abaixo dos clientes.
Frameworks web me refiro a Struts, WebWork, SpringMVC. Acho que JSF tem boas chances de crescer. Além de outras alternativas como Ruby ou Flex.
:thumbdown: Linguagem Java
:thumbdown: REST (houve muito barulho sobre o assunto em 2006 e 2007. Em 2008, o barulho tende a diminuir já que REST não vai mais ser novidade para ninguém. Mas ainda é um tópico interessante )
:thumbdown: WS-*
:thumbdown: BPM
:thumbdown: EJB (2.X/3.0)
Seria quase que a morte dos bilhoes de dolares investidos nos ultimos 2 anos pelas grandes empresas?!?
Acho que a força do dinheiro ainda vai falar mais alto nesse especto…
Desculpe-me mas vou discordar. SOA é um nome de algo parecido ao que já se fazia antes de inventarem o nome e que continuarão fazendo mesmo com outro nome.
pessoal, eu so meio leigo e iniciante em web, o que me dexa por fora da maioria do mercado, então desculpem minha ignorancia desde ja, mais peço que quem disse isso por favor explique o por que:
pq linguagem java para descer??? linguagens dinamicas como ruby vão toma mercado assim bruscamente a ponto de roba tanto assim o mercado de java??? java tem a parte da integração até que legal, sera q isso não vai contar?
não conheço de jsf mais… eu vi alguns comentarios falando que ele é simples, por aqui pelo guj, ouvi que ele é bom, coisa assim, masi que o pessoal ainda anda exigindo que os programadores trabalhem com struts, e o 1, não o 2… é por causa disso mesmo q jsf apesar de ser bom assim não vai alavanca??? (tenho certo interesse pq quero aprender a usar algum framework bom pra web)
Não é só a questão de nomeação… o Taurion coloca toda edição uma coluna sobre SOA na Mundo Java. Todas as empresas estão “começando” a ter uma plataforma orientada a serviços… acho que esse apocalipse vai demorar um pouco mais… se fosse por novas tecnologias, grandes empresas já teriam largado o COBOL/CICS a muito tempo…
Desculpe-me mas vou discordar. SOA é um nome de algo parecido ao que já se fazia antes de inventarem o nome e que continuarão fazendo mesmo com outro nome.
[]s
Luca[/quote]
uhum…
curioso que, uma certa empresa que trabalhei tinha uma puta arquitetura de mensageria, permitindo a comunicação entre vários sistemas internos. A empresa, ainda assim, tem planos de migrar pra SOA. Sabe como é, né: “eles querem usar webservices”.
[]s
Luca[/quote]
Ok, então acho melhor explicar meu ponto sobre SOA. Concordo com você que SOA é feito desde o momento em que mais de uma aplicação passou a existir dentro de alguma organização. Mas o que eu estou apostando que vai decair é a história de que SOA só existe com WS-*, que é mais ou menos o discurso que os fornecedores usam para vender suas soluções caríssimas de integração.
Java vai diminuir seu domínio justamente porque o Rails comerá um bocado do espaço. Mas a web continuará crescendo e a demanda por aplicações Java ainda será enorme. Pode estudar Java que ainda é um bom investimento. E estude também Ruby & Rails pois vale a pena mas nem de longe o uso de Ruby será maior do que o de Java nos próximos anos.
Apesar de achar que os vendedores são muito fortes e ainda venderão seus elefantes brancos por muito tempo, neste contexto você tem razão e eu sei bem disto. Uma vez e não faz muito tempo, me procuraram para trabalhar com integração de sistemas que é coisa que já fiz muitas vezes. Na verdade eles procuravam um cara para pilotar a ferramenta deles e nisto eu não tinha a menor experiência. Como estou a perigo, não se surpreenda se um dia me vir fazendo isto e ainda convencendo o cliente que vendor lock-in é tudo que o cliente precisa… :roll:
Exatamente, SOA no sentido de se utilizar ferramentas WS-* é um retrocesso e uma complicação desnecessária, é só olhar e perceber que os mais utilizados web services do mundo são baseados em REST ou POX, só quem não tinha coisa melhor pra fazer correu pra web services baseados em soap e mesmo assim a maioria dos web services baseados em SOAP públicos tem versões REST/POX que são bem mais utilizados, como os web services de e-commerce da Amazon.
Ruby on Rails (preciso ver se é realmente a maravilha que tanto falam… estou com o saco cheio de desenvolver em Java p/ web) NetBeans (gosto da IDE, espero que continuem melhorando os recursos para outras linguagens… acho que o módulo de C/C++ precisa melhorar muito ainda…) JRuby, Groovy, Scala e afins Hibernate Frameworks JS
Linguagem Java (ainda vai demorar um pouco…) Swing (relutei em acreditar… mas já está mais que afundado… eu adorava Swing, mas ultimamente ando com um ódio mortal…) RIA (apesar de existir o Flex, eu ainda acho um pé no saco desenvolver nele e integrar com outras coisas…) XBOX 360 (ainda mais agora que acabou o HD-DVD) JSF (gosto do JSF, mas sei lá… ando com o saco cheio de Java ultimamente… devo muito ao Java, mas estou cansado hehehe)
Vc acha mesmo que as consultorias [A-Za-z]{3} vão morrer mesmo por causa da sua metodologia?!?!? Tem certeza?!?!? Mas do fundo do seu coração mesmo?!?!?
E o CMMI for Acquisition, que é um dos modelos de CMMi?!? Vc acha que as empresas vão comprar hardwares por metodologias ageis tambem?!?!? Jura?!?
E pior sobre as [A-Za-z]{3}, os clientes delas vão falir por causa das consultorias que utilizam metodologias que não são ageis?!?!?