Tecnologias Verdes: não só são boas para o ambiente, também ajudam a cortar custos.
Internet Móvel: com 3G custando tanto quanto banda larga, iPhone se tornando acessível, netbooks como eeePC e Mobo, e a proliferação de roteadores Wi-Fi, finalmente estamos vendo a revolução móvel prometida há mais de 10 anos.
Rails: continua a ser o framework com maior tração no mercado. A promessa de reduzir equipes e tempo de entrega vai ficar mais difícil de ignorar.
Telecommuting: um beneficio que não custa nada. Com os cintos apertados, mais empresas vão adotar a sexta-feira working from home.
NOT
Desktop: quem aqui está planejando comprar um? Some o preço de um no-break e já custa tanto quanto um notebook com configuração semelhante.
Yahoo: perdeu uma ótima chance de ser comprado inteiro pela MS, vai acabar desmembrado e vendido a preço de saldão.
Outsourcing: as grandes empresas estão todas enroladas. Se os projetos não começarem a sair do papel, vai muita gente pra rua.
Not:
:arrow: UML ( só pra rascunho )
:arrow: Struts 2
:arrow: JSF
:arrow: JavaFX, Silverlight, Flex e semelhantes
cristianonasciment
Fiquei curioso pra saber o porquê dos not para metodologias ágeis e scrum do moderador.
Agora que estou me interessando pela área; não é possível q já está em decadência as metodologias.
Dá pra explicar ai moderas.
valeu !!!
Rubem_Azenha
cristianonasciment:
Fiquei curioso pra saber o porquê dos not para metodologias ágeis e scrum do moderador.
Agora que estou me interessando pela área; não é possível q já está em decadência as metodologias.
Dá pra explicar ai moderas.
valeu !!!
Bem vindo ao mundo da informática
D
djemacao
Hot:
Rails 3
WebBeans
JavaFX (apostei alto)
EJB 3.1
Flex 3 e 4
Not:
Java
SCRUM
Metodologias Ágeis e baboseiras
Redes Sociais
Cloud computing (precisa amadurecer a idéia nas pessoas)
Andre_Brito
djemacao:
Hot:
Rails 3
JavaFX (apostei alto)
Flex 3 e 4
Hot:
Rails
Flex
C++
Abraço.
kicolobo
Hot:
Grails
Apple
Outras linguagens para a JVM
Programação funcional
Erlang
Not hot:
Java (a linguagem, não a plataforma)
Windows
Ruby (hype exagerado já está causando decepções)
Previsão: se até o final do ano der tudo certo, Griffon etnra na lista de Hots para 2010
peerless
querendo ou não, metodologias ageis vão estourar este ano. É, eu sei, bem naqueles lugares¹. É, também sei que será beeem “agil”. Infelizmente.
¹ 3 letras
rubinelli
Tem muita gente citando Grails. Vocês acreditam que ele possa se tornar o herdeiro do decrépito Struts?
kicolobo
Herdeiro não, porque é completamente diferente.
Mas que pode ficar entre os 5 frameworks mais populares, pode ter certeza!
:arrow: Groovy (simplesmente a pior linguagem dinâmica do mundo)
:arrow: Grails (igual ao Rails, se este ainda estivesse na versão 1.1)
:arrow: todos os frameworks web em Java (todo mundo se repete e ninguém se sobressai)
:arrow: Windows 7 (xaropada mercadológica que vai se transformar em irritação quando todo mundo começar a usar)
:arrow: programador que gosta de threads porque “dá pra compartilhar objetos” (vai nessa, vai!)
asobrab
Rubem Azenha:
cristianonasciment:
INCRÍVELMENTE incrível. Tudo que nasce sem raízes profundas, tem seus dias encurtados!
Depois de ler o artigo citado acima, leiam o artigo Dirty Rotten ScrumDrels , que vocês entenderão onde está o problema.
Incrível é entender como as pessoas fecham os olhos para aquilo que é óbvio. Fico imaginando o que os mestres e doutores (strict censo) tem a dizer quando ouve alguém dizer que é um “ScrumMaster” :shock:.
Que coisa… :roll:
C
cmoscoso
Andre Brito:
djemacao:
Hot:
Rails 3
JavaFX (apostei alto)
Flex 3 e 4
Esse ano tenho que apostar em alguma dessas 3. Agora, qual dessas três é que vai ser complicado. Estou pensando seriamente em Rails porque é uma coisa que muitas pessoas já estão usando… Mas nem sempre é assim.
Eu vejo essas tecnologias muito especificas no sentido de todas serem voltadas para a criacao de interfaces. Mas eu nao diria que Rails compete diretamente com JavaFX e Flex (nao sei se Rails 3 vai trazer alguma novidade a esse respeito). Eu ainda ficaria de olho no JavaScript (pois é né!) entrando no mercado de RIA em 2009 e o iPhone finalmente se tornando a principal plataforma para jogos.
Kenobi
HOT:
SOA com arquiteturas REST e uma visão de outros protocolos e transportes.
ESB de segunda geração e projetos Open fazendo barulho, como wso2.org.
BPEL4People e WS-HumanTask
SCA, Complex Events e EDA
DataServices - SDO nas companhias para virtualização dos dados
NOt Hot:
Projetos StandAlone resolvendo somente parte do problema.
Fraweworks Java MVC e FullStack
JBoss 5
Sun Microsystems
Projeto de Cloud Computing do Google. ( não suporta outras VHLLs)
W
windsofhell
Nao sei o que vai ser “hot” mas sei o que eh “not hot”
Java (infelizmente nao foi “hot” em 2007/2008 e vai esfriar cada vez mais)
Cloud computing (todo mundo falando que eh “hot” sem saber o que realmente eh, nao eh uma coisa nova e mto hype em torno disso)
windows 7 (pra mim vai ser tipo um elo perdido tipo o windows Me hahah)
Google (empresa chata e marketeira com um monte de pagapau puxando o saco, lancou um navegador vagabundo so pra continuar na boca do povo)
Ruby (linguagem legal e divertida de programar, mas infelizmente nao serve pra nada)
//Daniel
dlt
hot
concorrência
linguagens funcionais
linguagens dinâmicas na JVM
rails 3
linux pra desktops fáceis de usar
not
linguagem java
microsoft
sun microsystems
certificações
Sun Certified Business Component Developer (SCBCD)
Sun Certified Developer For Java Web Services (SCDJWS)
Sun Certified Mobile Application Developer (SCMAD)
Sun Certified Enterprise Architect (SCEA)
Quanta mágoa no seu coração, Marcio Duran.
Porque você não aproveita 2009 e estuda para a SCJP?
Marcio_Duran
victorwss:
Porque no mundo Hacker não tem essa frescura
victorwss
Marcio Duran:
victorwss:
Então você anda estudando SQL injection, XSS, buffer overflow, vírus, trojans, sockets, criptografia?
Ou não?
Marcio_Duran
victorwss:
Então você anda estudando SQL injection, XSS, buffer overflow, vírus, trojans, sockets, criptografia?
Ou não?
No HackeDay a API Boss eu achei bem interessante, e usar Python foi melhor ainda, mas ainda java é forte no desempilhamento de rede quando usado com TCP/IP principalmente quando você sabe usar bem o BufferedReader e InputStreamReader.
vinicius_jssouza
Hot
JavaEE 6 (glassFish v3, WebBeans+JSF, EJB 3.1)
Seam (embora o JaveEE 6 melhore muita coisa, acho que ele ainda será necessário)
JavaFx
Rails e Grails
SOA
Linux
Not
Spring
Struts
.Net
Windows
peerless
hot para grails [praticamente o spring em matéria] e not para spring? :roll:
marcelomartins
Agora lembrei que em em julho de 2007 eu coloquei o Django na minha lista de HOT e fui apedrejado pelos visionários de manada:
essa certificação jakarta seria certificação em struts 1? :twisted:
hot:
grails
spring
jee 6
apple
jquery
not so hot:
java linguagem
ruby / rails
linguagens estáticas
ie6 (tomara)
Pedrosa
hot:
javascript
rails 3
android
scrum e afins
firefox 3.xx
dsl
desenvolvimento para Iphone
not hot:
windows 7
frameworks webs mega hiper complexos
ie8
Marcio_Duran
:twisted: Garanto que no seu curriculum tem referência aos mesmos senão na certa você não estaria no mercado, é claro que estou atento a Ruby on Rails entretanto ainda existe uma guerra de interesse e esses projetos sustentam todo um conceito J2EE/JEE.
bandrade
Hot
.net (expectativa para vs2010, abertura para projetos OS, LINQ… etc)
Redes sociais (estão ficando mais inteligentes e mais uteis)
Comunidade (criação de blogs, compartilhamento de informacoes atraves de foruns, etc)
Inglês (já é velho, mas tem gente que ainda não tem… quando esse crise passar, as pessoas e empresas tem de estar preparadas para atender a demanda)
Desenvolvimento mobile. Não vem com essa onda de jme não, estou falando de fazer coisas para n95 e IPhone… as empresas estão percebendo as possibilidades abertas por esses celulares.
Not
Java (linguagem esta ficando velha…)
Apple (Steve jobs esta velho, doente)
Certificações (nunca foram hot)
3G (é ótimo para pessoas como nós, mas e para a grande maioria que tem celular de cartão??)
jme… essa porcaria tinha que morrer, ninguém ia sentir falta… rsrs
andrepestana
Eu tenho celular barato pré pago. A popularidade só vem qdo fica barato.
W
windsofhell
andrepestana:
3G (é ótimo para pessoas como nós, mas e para a grande maioria que tem celular de cartão??)
Eu tenho celular barato pós pago. A popularidade só vem qdo fica barato.
Aqui tem iPhone pre pago. Mas eh tao barato o pos-pago que nem vale a pena.
JRuby (este ano eu fiz mais projetos em JRuby on Rails do que na MRI)
Clouds
Microformatos
XP
APIs públicas para tudo
VMs ‘alternativas’
Integração de redes sociais
NOT
Scrum como é praticado em 90% dos lugares (i.e. sem XP) e ‘PMBoK de Jeans’ em geral
Rails (a plataforma está ganhando mais funcionalidade mas não evolui como um todo, hora de surgir algo melhor)
Webapps em Java (apesar de ainda ser uma ótima opção para back-end)
Java
A economia em geral
tnaires
Esse algo melhor poderia ser o Rails 3, não?
pcalcado
Esse algo melhor poderia ser o Rails 3, não?
Poder poderia mas eu não acho que vá ser. Como falei, a comunidade parece estar mais interessada em enfia feaures do que em evoluir a plataforma como um todo.