WHILE em ANSI-C - retorna valor vazio

7 respostas
M

Olá,

Sou novo no fórum do GUJ (é também meu primeiro fórum a frequentar), estou aprendendo a linguagem C na faculdade, porém, deparei-me com um problema.
Estou desenvolvendo um algoritimo que lê um determinado ponteiro que abre um arquivo TXT, quando executo o WHILE lendo este ponteiro e atribuo o valor do conteúdo a uma variável, ao sair do WHILE este valor é descarregado, ou seja, enquanto estou dentro do WHILE e executo o printf da variável, consigo ver o valor, mas quando saio do WHILE esta variável fica vazia.
Abaixo o código que estou usando:

/* Efetua a leitura do File Pointer do caminho do arquivo para criptografia */
     while (var_ls_arq_entrada != EOF) 
     { 
        printf("%c", var_ls_arq_entrada);
        var_ls_arq_entrada = getc(fp_le_conf_cam_entrada);
     }
     printf("%c", var_ls_arq_entrada);

Não consigo identificar a maneira correta, para ao sair do WHILE, a variável continuar com o valor carregado para que eu utilize no restante do algoritimo.

Agradeço se alguém puder ajudar-me,

Muito obrigado,

[]s

Gustavo Matelucati

7 Respostas

E

http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstdio/getc/

Quando o arquivo acabou, o valor retornado por getc é EOF mesmo, ou seja, o arquivo acabou e não faz sentido você tentar pegar mais nenhuma informação dele. Mas não entendi por que é que seu processamento não deva ser feito dentro do WHILE (quando o arquivo ainda não acabou).

M

Olá entanglement,

Primeiramente obrigado pela ajuda, na verdade entendi seu ponto de vista, mas a minha idéia é que o processamento finalizasse dentro do while e depois, com a variável carregada com o resultado do processamento, eu pudesse utilizá-la em outro ponto do meu código.
Na verdade terei vários whiles abrindo alguns arquivos TXT e posteriormente, armazenando os resultados em variáveis, para em outra parte do código, fazer um if e tomar algumas decisões.

Obrigado,

[]s

Gustavo Matelucati

douglaskd