To pesquisando alguns frameworks web e encontrei este Wickt que, assim como JSF, é baseado em componentes. Estou considerando a aplicação dele na aplicação para ver como ele se comporta e etc.
como assim se não pretende customizar? customização em que sentido? componente visual… reimplementar alguma funcionalidade nova?! justifique melhor sua afirmação please.
tenho usado o wicket, que foi adotado aqui em um GRANDE órgão do governo, ele foi estudado profundamente por mais de 2 anos antes de ser adotado. Tem atendindo de forma excelente, e aqui o volume de transações é de ordem gigantesca e digamos de informações de risco. O wicket tem se mostrado muito produtivo e com uma alta performance, desde que utilizado adequadamente.
Conseguimos customizar sempre que precisamos, tanto implementando algum componente novo, quanto de forma visual mas em menor escala. Se conhecer ele a fundo, digo que hoje é um dos melhores do mercado, agora não podemos ser ingênuos de apenas fazer configuração padrão e hello world e achar que já conhece o framework, ler a documentação e entendê-lo você vai o quanto é bom utilizá-lo, tanto a nível de produtividade quanto de utilidade final.
[edit]
O que o wicket ainda não tem são as bibliotecas de componentes visuais tão ricas quanto as disponíveis pro JSF, como por exemplo RichFaces, IcesFaces e etc.
Visualmente ele ainda carece de melhores componentes, mas não considero isso um impeditivo de usá-lo de maneira alguma.
[/edit]
Trabalho com ele a mais de 6 meses e realmente ele é muito interessante. Principalmente pq fika totalmente separado os código java dos protótipos html. Criamos vários componentes customizados e após isso a utilização fikou ainda mais simples. Eu recomendo.
perdi o fio da conversa pq parei de receber emails do GUJ sobre este tópico.
Meu ponto de customização são os componentes visuais (como dito pelo Javabuntu), pois eles são pobres e dependendo do projeto existe a necessidade de interfaces ricas.
Quanto a separação de código java com html não se engane, vc pode sim misturar é uma questão de padronizar seu uso.
Como qualquer framework vc vai precisar fuçar a documentação e descobrir as melhores práticas.