E ai galera estou estudando o apache wicket alguém já teve esse prazer? como foi o ínicio com o framework? qual as dificuldades que tiveram?
Olá,
Eu estudo este framework e aplicamos ele em um novo projeto. Comecei estudando pelo próprio site. Li parte do livro Pro Wicket e depois boa parte do Wicket In Action. De acordo ia lendo os livros ia também implementando os exemplos.
Qanto a utilizar o framework na prática ainda não tive problemas, muito pelo contrário. Como também programei um bom tempo em swing aplicar o wicket ficou mais simples.
Uma dificuldade que imagino para aprender este framework e de usá-lo bem em minha opinião é o fato de voltar as origens, ou seja, java. Ele vai cobrar do desenvolvedor uma maior familiaridade com inner classes, OO em geral, componentização e patterns. De fato, da gosto navegar pelo source deste framework. Vale a pena estudá-lo
Acho que em primeiro lugar devo dizer q palestrei recentemente sobre Wicket. Portanto minha opinião obviamente vai ser positiva. Acredito que o Wicket é o framework web mais produtivo que há no momento. Do seleto grupo de soluções baseadas em componentes ele é o oferece o modo mais lógicos e simples de se trabalhar. É orientado a objetos, portanto permite a personalização e desenvolvimento de novos componentes. Se vc está cansado dos fw action-based Wicket é a melhor resposta.
Acho que vou bagunçar o tópico com a minha pergunta, mas vamos lá rsrsrsr:
Por que Wicket e não JSF? Vocês que já utilizaram Wicket podem dizer?
[]'s
Sua dúvida é muito pertinente. Na verdade, até quero agradecer por ter enviado a pergunta. De fato Wicket e JSF compartilham muitas ideias em comum. No entanto, Wicket é mais prático pois não exige configurações adicionais em XML para especificar o funcionamento dos seus componentes. O único XML q é alterado é o web.xml no qual vc configura o Wicket. Uma vez isso feito vc não precisa mais pensar no assunto.