E ai galera estou estudando o apache wicket alguém já teve esse prazer? como foi o ínicio com o framework? qual as dificuldades que tiveram?
Olá,
Eu estudo este framework e aplicamos ele em um novo projeto. Comecei estudando pelo próprio site. Li parte do livro Pro Wicket e depois boa parte do Wicket In Action. De acordo ia lendo os livros ia também implementando os exemplos.
Qanto a utilizar o framework na prática ainda não tive problemas, muito pelo contrário. Como também programei um bom tempo em swing aplicar o wicket ficou mais simples.
Uma dificuldade que imagino para aprender este framework e de usá-lo bem em minha opinião é o fato de voltar as origens, ou seja, java. Ele vai cobrar do desenvolvedor uma maior familiaridade com inner classes, OO em geral, componentização e patterns. De fato, da gosto navegar pelo source deste framework. Vale a pena estudá-lo
Acho que em primeiro lugar devo dizer q palestrei recentemente sobre Wicket. Portanto minha opinião obviamente vai ser positiva. Acredito que o Wicket é o framework web mais produtivo que há no momento. Do seleto grupo de soluções baseadas em componentes ele é o oferece o modo mais lógicos e simples de se trabalhar. É orientado a objetos, portanto permite a personalização e desenvolvimento de novos componentes. Se vc está cansado dos fw action-based Wicket é a melhor resposta.
Acho que vou bagunçar o tópico com a minha pergunta, mas vamos lá rsrsrsr:
Por que Wicket e não JSF? Vocês que já utilizaram Wicket podem dizer?
[]'s
Sua dúvida é muito pertinente. Na verdade, até quero agradecer por ter enviado a pergunta. De fato Wicket e JSF compartilham muitas ideias em comum. No entanto, Wicket é mais prático pois não exige configurações adicionais em XML para especificar o funcionamento dos seus componentes. O único XML q é alterado é o web.xml no qual vc configura o Wicket. Uma vez isso feito vc não precisa mais pensar no assunto.
O melhor jeito de descobrir o porque Wicket seria melhor é experimentar voce mesmo! Pq vc vai abrir mão de ter opinião própria e simplesmente seguir a opinião alheia?
[]s
[quote=fantomas]Acho que vou bagunçar o tópico com a minha pergunta, mas vamos lá rsrsrsr:
Por que Wicket e não JSF? Vocês que já utilizaram Wicket podem dizer?
[]'s
[/quote]
Tá ai um argumento que vale uma boa reflexão, vou ler uma pouco mais e fazer alguns teste.
Valeu!
Bom o JSF é mantido pelo JCP, as especificações são burocraticas e demora, basta ver o Adobe Flex e o JavaFX… o JavaFX está anos luz atrás, o JSF por mais q eu defende ainda tem akela velha historia de XML…
Isso deveria estar de alguma forma encapsulado no framework, trabalhar no esquema do VRaptor ou do wicket, sem config de XML é uma ótima forma.
Outro ponto que eu destacaria e que gosto muito é o fato de você não usar JSP. É somente html e java. Assim você reduz muito aqueles erros que acontecem apenas em tempo de execução já que a maioria deles é pego em tempo de compilação. Isso certamente ajuda aumentar a produtividade.
Complementando o ponto do Thiago.
Wicket reforça separação de responsabilidades (Separation of concerns) usando HTML puro. Isso torna impossível a inclusão de lógica nos próprios templates. Na minha opinião isso é uma prática muito saudável. Os scriptlets do JSP são um recurso poderoso, mas infelizmente encontramos mais casos de má-utilização do qq outra coisa. Acaba incentivando um tipo de codificação cuja manutenção não é das mais fáceis.
O que me chama muita atenção no JSF são os componentes visuais disponíveis ex: richfaces. No wicket como está esta questão vcs podem dizer?
[]'s
[quote=fantomas]O que me chama muita atenção no JSF são os componentes visuais disponíveis ex: richfaces. No wicket como está esta questão vcs podem dizer?
[]'s
[/quote]
Isso é componente do Ajax4JSF, no Wicket vc pode ver o Wicket Extensions é um jar que não faz parte do core do Wicket, mas vem junto no download e é mantido pelo pessoal do wicket e o Wicket Stuff http://wicketstuff.org/
Vale a pena dar uma olhada.
[quote=fantomas]O que me chama muita atenção no JSF são os componentes visuais disponíveis ex: richfaces. No wicket como está esta questão vcs podem dizer?
[/quote]
Aproveitando o gancho, o que vcs estão usando na interface dos projetos com Wicket? jquery? alguma lib JS como YUI?
[]'s
Como o Eduardo disse há no Wicket um conjunto de componentes prontos que já utilizam Ajax. Vc pode encontrar uma lista deles em http://wicketframework.org/wicket-extensions/index.html.
Também recomendo a leitura dos tópicos em http://cwiki.apache.org/WICKET/ajax.html.
[]s
[quote=Luiz Aguiar][quote=fantomas]O que me chama muita atenção no JSF são os componentes visuais disponíveis ex: richfaces. No wicket como está esta questão vcs podem dizer?
[/quote]
Aproveitando o gancho, o que vcs estão usando na interface dos projetos com Wicket? jquery? alguma lib JS como YUI?
[]'s[/quote]
[quote=Luiz Aguiar][quote=fantomas]O que me chama muita atenção no JSF são os componentes visuais disponíveis ex: richfaces. No wicket como está esta questão vcs podem dizer?
[/quote]
[]'s[/quote]
Para criar interface usamos apenas html e css. No que tenho desenvolvido até aqui ainda não precisei de nenhuma lib para javascript. De fato tenho resolvido tudo no próprio código java. Em alguns casos usamos ajax - para isso o wicket contém suporte nativo (precisa-se apenas tomar cuidado para expor devidamente os id’s do bloco html para que o wicket possa fazer update da área). Veja um exemplo bacana aqui: http://wicket.apache.org/exampleajaxcounter.html
Se precisar de componentes mais especificos usando JQuery, Prototype ou coisa similar você pode encapsular o uso destes em componentes wicket. No Wicket Stuff provavelmente deve conter alguns projetos com integração com estas bibliotecas javascript.
Blz galera, show de bola é um assunto bem legal esse do wicket, estou montando um tutorial para lancar aqui nos proximos dias sobre o assunto, falou ate…
Ae diogo kd o tuto rs … estou começando com maven e wicket … to gostando ehehehe bom que melhoro meu ingles tb lendo os livros heheh
abçs
Cara estou em um projeto com struts e iniciando outro com jsf, mais logo pego o wicket, hehehe
ta uma loucura aqui no trampo, quase não sobra tempo para brincar, hehehe
Os slides da apresentação “Produtividade (e diversão) na Web com Apache Wicket” está disponível no meu blog.
Visitem…
Sem mais.
Cara eu realmente não gosto muito do JSF. Achei que o wicket parece ser bem melhor.
Agora em relação a ele e o Zk, eu ainda fico com o ZK.