O WindowBuilder Pro é um plugin para desenvolvimento em Swing e SWT para a IDE Eclipse, compatível a versão 3.1.2 e 3.2RC1a.
A nova versão do plugin traz um novo recurso interessante: “Better-than-Matisse” Swing GroupLayout.
Muito bom, finalmente o Java possui um bom conjunto de ferramentas para desenho de janelas.
O NetBeans 6, virá com suporte um excelente suporte a datasource diretamente nos componentes swing. Igual a VB e delphi. Ai fechou todas.
Nem que ninguem use o NetBeans, o matisse serviu pra dar uma mexida no swing, e isso foi muito bom pra todos, independente de usar NetBeans ou Eclipse, e o WindowBuilder é a prova.
Quanto ao WBP, li no site sobre “free mode”. Qual a diferença entre isso e a versão licensiada?
Acha esse lance de databinding bom, Marcelo? Qualquer mané vai arrastar um par de componentes e falar que sabe Java. Aí veremos a quantas ficarão os salários dos programadores hehe
E para mim quem mexeu no Swing foi o JGoodies Forms. Sério, acho cara de pau falar que é difícil fazer layout de telas em Swing na mão. A API que eles criaram é inacreditavelmente boa e simples.
Acho bom sim, primeiro porque vai deixar o java mais abrangente. Existe uma dificuldade em muita gente acostumada com o modelo VB de programar. E o Java quebrando essa restrição vai ficar ainda mais difundido, e isso é uma vantagem. Realmente qualquer mané vai arrastar um parde componentes e falar que sabe Java, e eu acho que quanto mais gente utilizar Java melhor pra todo mundo.
Não aceito essa desculpa do salario.hehe. acho que a gente tem que ganhar bem por mérito próprio, e não porque não tem concorrencia. Na verdade eu até gosto de saber que eu não posso parar porque tem uma galera querendo passar na minha frente… Isso me motiva a não parar nunca, e aprender cada vez mais.
[quote=LIPE]Acha esse lance de databinding bom, Marcelo? Qualquer mané vai arrastar um par de componentes e falar que sabe Java. Aí veremos a quantas ficarão os salários dos programadores hehe
[/quote]
Então programador bom é aquele que faz tudo na unha e demora 3x mais que os que usam esse tipo de recurso?
Do modo como as ferramentas estão avançando, as RAD, MDA da vida… programador logo será um digitador bem remunerado, ainda bem.
Beans2Nbm - Um plugin feito por Tim Boudreau (desenvolvedor do netbeans), que converte um conjunto de beans para a paleta de componentes do netbeans. (PS: no exemplo ele importa o JDNC).
O legal é que se v.c gostar de criar componentes voce pode criar simples classes Java (como para encasular ResultSets, Coonections…etc) e importa-las para a paleta do netBeans.
Tenho quarenta anos e escuto esta história de ferramentas facilitarem o trabalho desde que tinha 18. Desenvolver em Java é muito mais trabalhoso do que em MUMPS, minha primeira linguagem de programação. Hoje programasr é muito mais complexo do que há vinte anos atrás.
Tenho quarenta anos e escuto esta história de ferramentas facilitarem o trabalho desde que tinha 18. Desenvolver em Java é muito mais trabalhoso do que em MUMPS, minha primeira linguagem de programação. Hoje programasr é muito mais complexo do que há vinte anos atrás.
Márcio[/quote]
Eu entendo o que vc quer dizer… só que o maior problema em usar essa ferramentas é cultural, principalmente em empresas de pequeno e médio porte. Mesmo as grandes que usam, é dificil o processo de adoção/migração.
Agora que já existem ferramentas como as da IBM RSA/RSD, o OptimalJ da compuware entre outras, não se pode ignorar isso e muito menos o fato de que quem só sabe digitar código, vai ser cada vez menos “importante” no escopo de um time de desenvolvimento.
Pode demorar, mas as coisas evoluem… ainda bem.