Windows 8 - Desenvolver usando html/css/javascript! Mas... qual a vantagem?

15 respostas
J

Recebi hoje um e-mail da Microsoft Empresas com o seguinte link:
http://www.pensandogrande.com.br/e-book-gratis-microsoft-e-possivel-programar-apps-para-windows-8-com-html-css-e-javascript/
Destacado no e-mail a frase: É POSSÍVEL PROGRAMAR APPS PARA WINDOWS 8 COM HTML, CSS E JAVASCRIPT.

Como se isso fosse uma grande vantagem…

Então pergunto… WTF? Qual a vantagem? Se for para fazer app “desktop” em forma de app web… pq não fazer um app web como se faz hoje e rodar dentro do navegador (no cliente) de uma vez ???
Seria modismo??? Criado por causa dos apps de celulares que também fazem isso, muitas vezes sendo meros navegadores de um site só ???
Ou seria a vantagem poder usar as APIS do SO juntamente (nem sei se isso é possivel, não entrei a fundo no detalhe) ??? Estariamos voltando para o tempo onde desenvolver para Web significava desenvolver para Windows+IE e esquecer de todo o resto ???

Ainda não tive o prazer de conhecer o Windows 8 de perto… e confesso que não sinto nenhuma vontade… ontem dei um pacman -Syu no meu Arch Linux e estou mais do que satisfeito com ele… Na empresa ainda usamos Windows XP (urgh!!!).

Sei que conhecer o windows 8 e conviver com ele será inevitável, mas será que essa é uma tentativa da Microsoft “barrar” a tendência de aplicativos Web que tornam cada vez mais os sistemas operacionais da forma que conhecemos hoje desnecessários, tornando-se esses meros executadores de browsers (aka chrome OS) ?
Ou a Microsoft é uma empresa boazinha e esta ajudando isso se tornar realidade ???

Abro a discussão…

15 Respostas

W

Acho que essa eh uma tendencia, se vc prestar atencao na nova GUI do Windows 8 (metro), eh a mesma usada no windows phone e tablets. Pra mim a ideia eh, estar online sem parecer estar online. O usuario tem a possibilidade de usar um aplicativo sem ter que abrir um browser e etc.
Tudo concentrado em um lugar soh, iria ser muito incoveniente para usuarios se eles tivessem que ir em determinados sites para usar os aplicativos.

Mesma coisa com o Chrome web store. Todas as apps estao disponiveis numa area do browser, facil de usar e gerenciar.

rogeriopaguilar

Acho que uma das vantagens é o fato de ser possível criar as interfaces com css e html ao invés de por exemplo c++ com as apis gráficas do windows, se é que isso será possível…

J

Então… mas nesse caso não seria melhor fazer logo um app web como se faz hoje ???

Acredito que uma das vantagens seja poder misturar APIs do SO e desta forma aproveitar o conhecimento web para fazer as telas e sem necessidade de um servidor para a parte de programação… mas isso seria meio que voltar ao tempo do desktop! Ou da web que só funcionava no IE! sem dizer que o APP vai funcionar só no Windows…

victorcosta

A vantagem é reaproveitar o conhecimento web para desenvolver pra Windows. Hoje em dia tem bem mais gente que conhece html/css/javascript do que C++ ou C#. Sem falar que essas tecnologias web são muito produtivas e flexíveis para interfaces, ainda mais quando você só vai rodar em 1 plataforma

J

E qual a vantagem de desenvolver algo só para windows hoje em dia ?? Se tem praticamente o custo de desenvolver web…

victorcosta

E qual a vantagem de desenvolver algo só para windows hoje em dia ?? Se tem praticamente o custo de desenvolver web…

Que custo? Eu programo interfaces bem mais rápido do que com as APIs desktop. O mundo tá cheio de gente como eu que ganhou experiência com as tecnologias web. A Microsoft quis facilitar a vida dessas pessoas. E tenho a ligeira impressão que tem muito mais desenvolvedores web do que das APIs recentes da Microsoft como WPF/Silverlight

Ruttmann

Acredito que a principal questão advém da Windows Store, que logicamente só dispõe de aplicativos para o Windows…

Logo, disponibilizam a possibilidade de desenvolver nessas linguagens web, pra ter um desenvolvimento mais rápido dos aplicativos pra serem vendidos na Store…

É jogada pra proporcionar mais aplicativos em menos tempo nessa loja.

Acho interessante, é bom para o desenvolvedor que deseja vender seus apps e pra Microsoft, que ganha uma graninha em cima disso…

E realmente, a Microsoft nada contra a corrente dos sistemas e apps multiplataforma…

:roll:

J

Que custo? Eu programo interfaces bem mais rápido do que com as APIs desktop. O mundo tá cheio de gente como eu que ganhou experiência com as tecnologias web. A Microsoft quis facilitar a vida dessas pessoas. E tenho a ligeira impressão que tem muito mais desenvolvedores web do que das APIs recentes da Microsoft como WPF/Silverlight

Concordo 100% com você… mas me refiro ao custo de fazer um site e um app usando html/css/javascript e não comparando com tecnologias desktops atuais.

Só vejo vantagens se for para usar as APIs do SO… caso contrário… melhor fazer logo web de uma vez que roda em qualquer lugar… se quer algo windows faz um appzinho que tem um browser dentro que roda a APP web (igual acontece com um monte de APP para iphone/android/etc)… São poucos os cenários hoje que justificam criar algo client/server… se for para fazer a interface e falar com Webservices, não dispensando servidor intermediário, seria a mesma coisa que fazer Web e fazer um app com um browser dentro…

Agora fazer algo que use as APIS do SO, o APP ficaria totalmente preso ao SO… isso seria uma vantagem na necessidade destes aplicativos especificos (poucos casos), mas vai totalmente contra a corrente que se tem de tudo rodar o menos possivel dependente do SO!

J

Acredito que a principal questão advém da Windows Store, que logicamente só dispõe de aplicativos para o Windows…

Logo, disponibilizam a possibilidade de desenvolver nessas linguagens web, pra ter um desenvolvimento mais rápido dos aplicativos pra serem vendidos na Store…

É jogada pra proporcionar mais aplicativos em menos tempo nessa loja.

Acho interessante, é bom para o desenvolvedor que deseja vender seus apps e pra Microsoft, que ganha uma graninha em cima disso…

E realmente, a Microsoft nada contra a corrente dos sistemas e apps multiplataforma…

:roll:

Então você compartilha da opnião que a Microsoft tenta fazer qualquer coisa para que o usuário continue dependendo do Windows… por que é o produto principal dela… oque não é errado, afinal… ela é uma empresa e não uma ONG!

Esse lance de “lojinha” também é meio que uma “moda” de centralizar as coisas… e que pegou com o Iphone e Android! Esse lance de centralizar as coisas é muito antigo, mas acho que o lance “comercial” que fez a coisa pegar forte!

doravan

Aos que têm aversão ao Windows, cuidado.
Segundo a veja, em um mês já foram vendidas mais de 40 milhões de cópias do Windows 8.
Considerando que de outubro a dezembro de 2009 foram vendidas 60 milhões de cópias do Windows 7.

É muito usuário utilizando Windows para ignorarmos o desenvolvimento para a plataforma.

A realidade é que ainda existe aquela idéia de que Linux é corporativo, Mac é para fan-boys e Windows é para mais de 90% dos usuários.

O Windows pode ser bom, ruim ou péssimo, mas ainda assim é o sistema mais utilizado no mundo inteiro. Não somos nós desenvolvedores que devemos nadar contra essa maré, muito pelo contrário, devemos seguir o rumo, afinal, camarão que dorme a onda leva.

Desenvolver não é fácil, e fazer isso pra diversas plataformas é um pouco mais complicado.

A Microsoft ainda foi “boazinha” em permitir multilinguagens para programação na interface Windows 8, assim podemos reaproveitar conhecimentos para corrermos no mesmo barco.

kicolobo

Há algumas vantagens:

• Facilidade em criar interfaces MUITO ricas de forma MUITO mais fácil que com as ferramentas tradicionais e, ainda melhor, aproveitando o seu web designer que já possuí experiência bruta nisto. É muito mais tranquilo trabalhar com HTML + CSS do que com os componentes normais por exemplo. Basta comparar a qualidade gráfica de uma página com uma janela tradicional.
  • Uso de Javascript: esta é uma grande vantagem também: nos fornece uma linguagem padrão razoávelmente fácil de entender e conhecida por todos.
  • Simplificação da plataforma: se no futuro houver apenas um browser, o implementador do sistema operacional gasta menos tempo com coisas como GDI, OpenGL, etc e, focando em apenas uma tecnologia de renderização, você tem com o passar do tempo uma plataforma bem mais madura, testada, performática e com baixo consumo de recursos.

A plataforma que mais inovou neste aspecto foi o finado WebOS (eu sei que foi aberto o código, mas ninguém usa). Nele você podia criar pacotes com recursos Javascript, HTML, CSS que eram reaproveitáveis entre aplicações. Era muito interessante.

Alguém poderia dizer: “pô, mas nativo é muito mais rápido!”.
Sim, é verdade: hoje, mas com a pesquisa bruta que tá rolando no perfil HTML/CSS/Javascript, isto é muito, muito temporário.

J

doravan:
Aos que têm aversão ao Windows, cuidado.
Segundo a veja, em um mês já foram vendidas mais de 40 milhões de cópias do Windows 8.
Considerando que de outubro a dezembro de 2009 foram vendidas 60 milhões de cópias do Windows 7.

É muito usuário utilizando Windows para ignorarmos o desenvolvimento para a plataforma.

A realidade é que ainda existe aquela idéia de que Linux é corporativo, Mac é para fan-boys e Windows é para mais de 90% dos usuários.

O Windows pode ser bom, ruim ou péssimo, mas ainda assim é o sistema mais utilizado no mundo inteiro. Não somos nós desenvolvedores que devemos nadar contra essa maré, muito pelo contrário, devemos seguir o rumo, afinal, camarão que dorme a onda leva.

Desenvolver não é fácil, e fazer isso pra diversas plataformas é um pouco mais complicado.

A Microsoft ainda foi “boazinha” em permitir multilinguagens para programação na interface Windows 8, assim podemos reaproveitar conhecimentos para corrermos no mesmo barco.

Ah sim… é inevitavel conhecer o windows 8 e não se pode ignorá-lo. Entretanto ter a opção de utilizá-lo e até mesmo não ficar dependente dele é outra questão!
Não estou falando de esquecer o windows, mas desenvolver sistemas Web hoje em dia já é uma realidade… exceto nos casos que se precisa interagir com o sistema operacional que como falei… acho que não são tantos casos assim… a não ser que seja possivel construir um Modelador 3D em Javascript… o que acho que para este tipo de requisito precisaremos continuar com C e/ou C++.
Sendo assim, vejo poucos cenários de construir algo desktop usando linguagem web, pois poderia facilmente escrever um aplicativo web para isso, com esforços muito parecidos…

J

kicolobo:
Há algumas vantagens:

• Facilidade em criar interfaces MUITO ricas de forma MUITO mais fácil que com as ferramentas tradicionais e, ainda melhor, aproveitando o seu web designer que já possuí experiência bruta nisto. É muito mais tranquilo trabalhar com HTML + CSS do que com os componentes normais por exemplo. Basta comparar a qualidade gráfica de uma página com uma janela tradicional.
  • Uso de Javascript: esta é uma grande vantagem também: nos fornece uma linguagem padrão razoávelmente fácil de entender e conhecida por todos.
  • Simplificação da plataforma: se no futuro houver apenas um browser, o implementador do sistema operacional gasta menos tempo com coisas como GDI, OpenGL, etc e, focando em apenas uma tecnologia de renderização, você tem com o passar do tempo uma plataforma bem mais madura, testada, performática e com baixo consumo de recursos.

A plataforma que mais inovou neste aspecto foi o finado WebOS (eu sei que foi aberto o código, mas ninguém usa). Nele você podia criar pacotes com recursos Javascript, HTML, CSS que eram reaproveitáveis entre aplicações. Era muito interessante.

Sim, é verdade: hoje, mas com a pesquisa bruta que tá rolando no perfil HTML/CSS/Javascript, isto é muito, muito temporário.

Estas vantagens que você citou, ocorrem também quando se constrói um app web. Se não for para fazer nada que precise efetivamente conversar com o Sistema Operacional e justifique ser desktop, não seria melhor construir um app web, que já é uma realidade ?
Agora se a integração com o Windows tende a aumentar, que é o caso de APPs para telefones por exemplo, que tem de ter uma grande integração com o SO… a história é outra…

kicolobo

jmmenezes:
kicolobo:
Há algumas vantagens:

Estas vantagens que você citou, ocorrem também quando se constrói um app web. Se não for para fazer nada que precise efetivamente conversar com o Sistema Operacional e justifique ser desktop, não seria melhor construir um app web, que já é uma realidade ?
Agora se a integração com o Windows tende a aumentar, que é o caso de APPs para telefones por exemplo, que tem de ter uma grande integração com o SO… a história é outra…

Opa, sim, é verdade. Mas ai que tá jmenezes, além de ter todas estas vantagens você ainda interage diretamente com o sistema operacional.
Então você tem o melhor de dois mundos agora.

gomesrod

A idéia de usar HTML para fazer a interface de um aplicativo desktop não é tão velha assim.
No VB6 havia um componente que era um “mini-IE”, poderia ser adicionado a janela e usado para construir a interface. Ele executava Javascript, permitia colocar eventos do VB no OnClick e de dentro do código VB dava para acessar os elementos da página.
Dei manutenção em um aplicativo cuja interface gráfica era inteiramente feita desse jeito, e algums softwares comerciais também eram assim (seguindo a mesma idéia mas provavelmente sem usar VB…).

A novidade agora é que não vai precisar dessa ponte com o código nativo para executar as funções do sistema, o Javascript faz tudo. Achei uma boa idéia.

Criado 28 de novembro de 2012
Ultima resposta 28 de nov. de 2012
Respostas 15
Participantes 8