Recebi hoje um e-mail da Microsoft Empresas com o seguinte link:
http://www.pensandogrande.com.br/e-book-gratis-microsoft-e-possivel-programar-apps-para-windows-8-com-html-css-e-javascript/
Destacado no e-mail a frase: É POSSÍVEL PROGRAMAR APPS PARA WINDOWS 8 COM HTML, CSS E JAVASCRIPT.
Como se isso fosse uma grande vantagem…
Então pergunto… WTF? Qual a vantagem? Se for para fazer app “desktop” em forma de app web… pq não fazer um app web como se faz hoje e rodar dentro do navegador (no cliente) de uma vez ???
Seria modismo??? Criado por causa dos apps de celulares que também fazem isso, muitas vezes sendo meros navegadores de um site só ???
Ou seria a vantagem poder usar as APIS do SO juntamente (nem sei se isso é possivel, não entrei a fundo no detalhe) ??? Estariamos voltando para o tempo onde desenvolver para Web significava desenvolver para Windows+IE e esquecer de todo o resto ???
Ainda não tive o prazer de conhecer o Windows 8 de perto… e confesso que não sinto nenhuma vontade… ontem dei um pacman -Syu no meu Arch Linux e estou mais do que satisfeito com ele… Na empresa ainda usamos Windows XP (urgh!!!).
Sei que conhecer o windows 8 e conviver com ele será inevitável, mas será que essa é uma tentativa da Microsoft “barrar” a tendência de aplicativos Web que tornam cada vez mais os sistemas operacionais da forma que conhecemos hoje desnecessários, tornando-se esses meros executadores de browsers (aka chrome OS) ?
Ou a Microsoft é uma empresa boazinha e esta ajudando isso se tornar realidade ???
Abro a discussão…