[quote=YvGa][quote=ViniGodoy]Era mesmo uma tendência natural. Os jogos já são comercializados assim no Google Play e na Apple Store, não é de surpreender que a MS tenha seguido a mesma tendência.
Não vejo porque dizer que a plataforma é uma tragedia para jogos. Afinal, a interface Metro tornará o modo exclusivo do DirectX ainda mais exclusivo.
A API do Windows já vem integrada ao Direct2D, que é agora quase tão fácil de desenvolver quanto o XNA (seja em C#, JavaScript ou no bom e velho C++).
O Direct2D será suportado também no Windows para ARM, ou seja, para o dispositivo móvel e para os Tablets (obviamente, há planos para dar esse suporte ao DX no futuro também).
O que está acontecendo, naturalmente, é que fabricantes que tem suas próprias “stores”, como a Steam e a Origin, estão fazendo barulho.
Vão ter que se adaptar.
Eu dificilmente vejo pessoas migrando em massa para o Linux só pela questão dos jogos.
Se for só pelo jogo, é mais fácil comprar um console.
E, com certeza, boa parte das poucas que fizerem isso retornarão ao Windows mais tarde.[/quote]
Eu concordo com o inicio do seu post e discordo do final. Isso esta parecendo mais choradeira das stores online e não acho que va fazer diferenca para os produtores de games normais. Para eles tanto faz vender na Steam ou numa MS Store da vida. Talvez a Blizzard, por exemplo (entre outras), tenha problemas, mas ela tem força suficiente pra pessionar a Microsoft e fazer um bom acordo.
O que eu discordo é quanto a uma eventual migração para Linux dos produtores não fazer com que as pessoas mudem para Linux. Como já foi dito nesse topico, muita gente, inclusive eu, tem como unico motivo pra continuar usando Windows os jogos exclusivos. Se houver um investimento dos fabricantes de jogos em Linux muita gente iria migrar. Isso iria fazer com que mais gente usasse Linux e se acostumasse com ele.
Minha mulher, por exemplo, iria no embalo. Ela usa Windows porque eu uso Windows, se eu mudar para Linux e mostrar pra ela as ferramentas que ela precisa, isso não vai fazer a menor diferença pra ela. Nem vai saber que nao esta mais no Windows. E isso vai acontecer com muita gente, que com isso irão “se acostumar” ao Linux.
O pessoal subestima muito os gamers, mas eu acho que pode ser um erro catastrofico para a Microsoft deixar os games crescerem no Linux.
Ok, o cara pode comprar um console, mas isso não impede de se ter uma mesma ferramenta para trabalhar, mandar emails, conversar com os amigos, postar no forum e ainda jogar um pouco. De tudo isso, só o que o Linux não me permite é jogar um pouco.[/quote]
Portar jogos que já rodam no mac é coisa simples. Mac usa opengl também. Os que rodam em cima do direct3d vão dar trabalho. Directx é uma api de alto nível para c++. Opengl é de baixo nível. Completamente diferente.