Olá pessoal!
Toda vez que tive que fazer uma aplicação java para o windows tinha que fazer -lo de 2 formas:
-> crio um arquivo bat que chama o comando
java Aplicacao
-> compacto tudo em um jar. Daí é só clicar.
Até ai nenhuma novidade, mas … e no linux? Como faço para um aplicativo rodar no linux. Eu sei que digitando
java Aplicacao
no linux funciona, mas eu queria um ícone que é só clicar que funciona tbm, sem precisar digitar o comando. Tentei usando um arquivo sem extensão contendo:
#!/bin/bash
java Aplicacao
salvei, dei permissão de executável (chmod +x) e roda, mas só quando uso linha
de comando (./arquivo)
Heim? Você não está conseguindo rodar o script em ambiente gráfico?
keller
Voce quer que quando o .jar seja clicado ele execute um “java -jar” ?
Va ao Centro de Controle KDE,
-> Componentes do KDE
-> Associacoes de arquivos
-> application
-> x-jar
edite ou crie um com o comando…
/opt/java/jdk1.5.0/bin/java -jar
deu pra sacar pra onde ir?
*claro levando em conta que voce esta usando o KDE
Rodrigo_Vieira_Pinto
Valeu gui, funciona direitinho!!!
Agora se eu quiser criar um arquivo para que chame esse jar em ambiente gráfico, como faço? Eu sei que só clicando no jar resolve (tanto que já resolveu) mas e se eu quiser chamar o comando em um script? Tipo, só clicando no script e o programa funcionar??
Valeu!!
keller
Simples basta:
chmod+xscript.sh
que no konqueror ele já identifica como um executavel…
Valeu? até mais…
Rodrigo_Vieira_Pinto
valeu gui!!
antoniopopete
Não seria equivalent ao .bat do windows o .sh do linux não?
maquiavelbona
Ahn… não. O linux não possui sua estrutura baseada nas extensões e sim nos headers dos arquivos. Se você quiser, podes criar um executável.jpg no linux e rodar. Pode ser .sh, .pl, .minhamaemandou ou não ter extensão, o que manda é a permissão e as características internas dos arquivos.
Até!
T
thingol
E mais uma coisa curiosa no Linux. Um arquivo .JAR é “quase” um arquivo .ZIP, mas o utilitário “jar” do Java põe alguns bytes especiais nesse arquivo.
A explicação completa (e bastante complicada) para que em determinadas instalações do Linux você possa executar diretamente um arquivo .JAR, desde que o arquivo tenha sido marcado como executável (chmod +x) está aqui: