Aonde acho um material para estudar programação para Windows Phone em português. O sistema é Windows Phone ou Windows 8 mobile ?
Em português?
Provavelmente você terá de iniciar por este site e ligar a tradução automática do browser Chrome:
sou usuario do WP e windows mobile nao existe mais. agora é windows phone 8 mesmo. de programaçao pra ele nao entendo nada, mas vai atras que voce achará kits de desenvolvimento.
creio que use o .Net pra mecher com isso.
Alias em questão de usabilidade e de estabilidade deixa qualquer android longe, tenho meu há mais de 1 ano e não apresenta travamentos e vulnerabilidades que já vi explodirem no android.
o unico ponto negativo é o fato de por nao ser pirateavel tem menos apps e menos mercado por isto. mas tirando isso ele faz com um single core o que android precisa de 4 pra apresentar a mesma qualidade.
Sparcx86 faço de suas, as minhas palavras! Comprei um Windows Phone ano passado, e estou gostando muito.
A única coisa que me arrependo é de ter comprado um Samsung, pois a Samsung não dá o mesmo suporte(em questão de apps) que a Nokia dá ao WP.
Se eu for trocar de celular será só o modelo, android nunca mais! 
Em relação ao desenvolvimento, acredito que seja como no Windows 8 PC, que aceita várias linguagens de programação.
O MSDN tem bastante informação:
Obrigado pelas dicas ! E sobre o mercado ser menor, essa é a ideia, quanto menos desenvolvedores tiverem, mais dinheiro eu posso ganhar, Nokia + Microsoft muito pouco provável que não de certo !