Estou num momento “hiato” aqui no trabalho e resolvi preencher funçando o pc. Me surpreendi ao encontrar o Windows PowerShell que nem ao menos conhecia. Alguém poderia me informar porque ele não é tão difundido quanto o Shell do Linux, qual seu relacionamento com o .NET e como ele está sendo usado no mercado?
Também me pergunto por que ele não é mais difundido. Na verdade parece mais uma funcionalidade oculta do Windows, tipo aqueles segredos de videogame (espera a tela de apresentação, aperta para baixo, cima, direita, A, B, start)
Pelo pouco que vi é uma ferramenta poderosa. Um shell orientado a objetos me parece uma idéia com bastante potencial.
se não me engano, a instalação do SQL Server é opcional. Acho que o Windows 7 já vem com ele default. A relação com o .net é que você pode executar código .net dentro dele.
Imagine algo similar com Java, em que você pudesse chamar métodos das suas classes pelo shell. Ele te trás possibilidades de automação impressionantes.
[quote=drsmachado]O Windows power shell, dentre outros usos menos comuns, é obrigatório para instalar qualquer versão do SQL Server >= 2005.
Até hoje não vi nenhuma outra aplicação para ele, mas estas devem existir.[/quote]
Obrigado pela informação.
Havia feito a pergunta porque aqui na empresa quando se quer automatizar algo colocasse no servidor UNIX um ShellScript e tals, que considero bem simples, prático e funcional, porém devido a minha falta de conhecimento fiquei curioso para saber as vantagens e desvantagens do PowerShell para o ShellScript e como são vistos no mercado, já vi vagas pedindo ShellScript mas nunca PowerShell.
EDIT:
[quote=kicolobo]Oi,
se não me engano, a instalação do SQL Server é opcional. Acho que o Windows 7 já vem com ele default. A relação com o .net é que você pode executar código .net dentro dele.
Imagine algo similar com Java, em que você pudesse chamar métodos das suas classes pelo shell. Ele te trás possibilidades de automação impressionantes. [/quote]
Obrigado, se souber de alguma fonte de estudo para que eu possa me familiarizar um pouco eu agradeço.
[/quote]
Você entendeu errado, só é possível instalar o SQL Server se o Windows PowerShell estiver instalado.
No W7 não é default (ao menos nas versões até a professional, a ultimate não cheguei a analisar).