[quote=fenrir][quote=Shelson]faz um bom tempo q programo em java e afins, mas sempre usei windows como desktop.
kero migrar pra linux …
alguma ajuda (tem q ser bem p/ dummies mesmo, pois eu nano manjo uma linha) :?: :?: :?: [/quote]
Não existe solução mágica para isso. Pode olhar as respostas e perceber…tem gente que adora o Ubuntu e diz que é o melhor, tem gente que venera o Fedora e diz que é insuperável, tem gente que idolatra o Slackware e por aí vai!!
Se você quer mudar para linux, aconselho a baixar e instalar diversas distribuições e ver com qual você mais se adapta. Eu por exemplo uso o Mandriva. Mas até usá-lo agora, totalmente estável, já tive problemas. A versão anterior dele costumava dar alguns problemas no X, fazendo com que fosse fechado do nada (e obviamente, eu perdia tudo que estava fazendo naquele momento).
Cansei e tentei outras alternativas…fui pro openSuse. Só que nele, o controle de brilho do meu notebook simplesmente não funcionava. Eu tinha que ficar com uma tela absurdamente escura. Sem chance. Aí vi que lançaram uma nova versão do Mandriva e tentei de novo. Estou com ela aqui, há alguns meses, muito estável.
O que é bom para uns, pode ser péssimo para outros. Tente, experimente, e se não se adaptar, fique no Windows mesmo! O importante é o usuário conseguir utilizar o sistema, e não ser escravo dele.[/quote]
Eu usei Ubuntus, Mandrivas, OpenSuses, Debian, etc…
Relutei sempre ao Fedora, não gostava do estilo da RedHat…
Até q… por ficar de sako cheio das outras distros, e a umas semanas estava atrás da distro perfeita, esta revoltado como é possível nos dias de hoje não ter uma distro realmente boa! Tudo por q apostei no Ubuntu 8 por tanta publicidade e depois foi uma decepção, fiquei só com mais nojo do Ubuntu, e fiquei mesmo de sako cheio, ubuntu nunca mais, eita perda de tempo, são tantos bugs…
Ai por não encontrar outra alternativa, resolvi esperimentar o Fedora 9, como já a anos q não testava um sistema da RedHat, q surpresa! Acho q melhor impossível, uma gestão de bugs brutal, geração de relatórios de bugs, quase todo dia atualização e melhorias de bugs e talz, e não esconde bugs, bugs q eu nem vejo, até do kernel, ele da o alerta q vai enviar o relatorio, e eu digo q sim e depois de poucos dias já tem a correção! Acho q não existe suporte melhor.
Fora o hardware, q nenhuma distro tinha trabalhado com a minha placa wireless só no ubuntu depois de muito sofrimento, no Fedora 9 foi perfeito, suporte total!
Não gosto dos Mandrivas por ser exageradamente pesados assim como os Suses, o Fedora tinha a mesma idéia, mas constatei q não, este Fedora 9 esta realmente enxuto! Muito rapido e leve. Quem não quer perder tempo procurando um linux ideal… siga o meu conselho, Fedora 9!
Eu já andei muitooo a procura, e sempre tinha alguma coisa q decepcionava… no Fedora 9, encontrei tudo q procurava, sem exageros!
Para servidor eu já estava usando o CentOS, foi o melhor linux q já usei para servidor, e foi isto q também me convenceu a testar o Fedora 9, por ambos serem baseados/feitos pela RedHat.