Well… estou usando o Vista há meses (Ultimate Edition original que eu comprei)… e gostando…
MAS tem que ter uma máquina parruda, recomendo no mínimo 2 GB de RAM (pq 1 o Vista usa de qualquer jeito).
Um HD rápido ajuda por causa da paginação, no mínimo 7200 rpm…
Minhas configurações (principais) são:
- Intel Core 2 Duo E6700 (2.66 GHz) 64 bit, 4 MB cache (já tem coisa melhor, com FSB 1333)
- 2 GB RAM DDR2 667
- HD SATA 7200 rpm (160 GB)
- Placa mãe ASUS (experimentei uma placa-mãe NVidia antes, não agüentou o tranco, queimou)
- 2 placas de vídeo NVidia GeForce 7600 GT ligadas em SLI
- Fonte de potência real de 750 W (p. as placas de vídeo, HD e gravadores de DVD)
Depois de instalar o SP1 deu uma bela melhorada, um truque que funciona bem é criar uma partição de 3 GB no fim (ou início) do disco e configurar o Windows para utilizar apenas essa partição para paginação (memória virtual).
Outra coisa que facilita é entrar em usuários e desabilitar as confirmações de segurança, porque torra a paciência o Windows ficar confirmando tudo que queremos fazer…
Estando bem tunado funciona bem, MAS o meu principal parâmetro é o desempenho dos jogos, e aí não tem jeito, no XP os jogos rodam + rápido (tenho os dois sistemas em dual boot), o Crysis fica lisinho no XP, no Vista já vira show de slides. Dá pra jogar, mas não é a mesma coisa… principalmente depois do SP3 do XP… e olha que eu uso XP 32 bits, que não utiliza os 64 bits do processador, e assim mesmo os jogos rodam + rápido no XP (até porque a maioria dos jogos não está preparado para usar 64 bit, mas o Half Life 2 usa 64 ou 32 bits e também fica mais rápido no XP)…
Para quem quer tentar um Linux, uma solução de Live CD (também instalável) bem prática e funcional é o brasileiro Kurumin, bem automatizado e completo, e no site tem muitas dicas do desenvolvedor e manuais gigantes de referência para iniciantes!
Só que não tem jeito… a Micro$oft já descontinuou o XP, não vende mais (só as lojas que têm estoque ainda vendem)… vai manter o suporte e as atualizações por um tempo, depois disso já era… baixe o SP3 quem puder e grave em um CD pra poder usar novamente depois…