Windows Vista - Inicia usando 60% da minha memória física

Well… estou usando o Vista há meses (Ultimate Edition original que eu comprei)… e gostando…

MAS tem que ter uma máquina parruda, recomendo no mínimo 2 GB de RAM (pq 1 o Vista usa de qualquer jeito).

Um HD rápido ajuda por causa da paginação, no mínimo 7200 rpm…

Minhas configurações (principais) são:

• Intel Core 2 Duo E6700 (2.66 GHz) 64 bit, 4 MB cache (já tem coisa melhor, com FSB 1333)
  • 2 GB RAM DDR2 667
  • HD SATA 7200 rpm (160 GB)
  • Placa mãe ASUS (experimentei uma placa-mãe NVidia antes, não agüentou o tranco, queimou)
  • 2 placas de vídeo NVidia GeForce 7600 GT ligadas em SLI
  • Fonte de potência real de 750 W (p. as placas de vídeo, HD e gravadores de DVD)

Depois de instalar o SP1 deu uma bela melhorada, um truque que funciona bem é criar uma partição de 3 GB no fim (ou início) do disco e configurar o Windows para utilizar apenas essa partição para paginação (memória virtual).

Outra coisa que facilita é entrar em usuários e desabilitar as confirmações de segurança, porque torra a paciência o Windows ficar confirmando tudo que queremos fazer…

Estando bem tunado funciona bem, MAS o meu principal parâmetro é o desempenho dos jogos, e aí não tem jeito, no XP os jogos rodam + rápido (tenho os dois sistemas em dual boot), o Crysis fica lisinho no XP, no Vista já vira show de slides. Dá pra jogar, mas não é a mesma coisa… principalmente depois do SP3 do XP… e olha que eu uso XP 32 bits, que não utiliza os 64 bits do processador, e assim mesmo os jogos rodam + rápido no XP (até porque a maioria dos jogos não está preparado para usar 64 bit, mas o Half Life 2 usa 64 ou 32 bits e também fica mais rápido no XP)…

Para quem quer tentar um Linux, uma solução de Live CD (também instalável) bem prática e funcional é o brasileiro Kurumin, bem automatizado e completo, e no site tem muitas dicas do desenvolvedor e manuais gigantes de referência para iniciantes!

Só que não tem jeito… a Micro$oft já descontinuou o XP, não vende mais (só as lojas que têm estoque ainda vendem)… vai manter o suporte e as atualizações por um tempo, depois disso já era… baixe o SP3 quem puder e grave em um CD pra poder usar novamente depois…

caraca tu ta podendo heim…

pelo jeito o porquinho deve vir gordo no começo do mes…

Hehehe… quando eu montei essa máquina chutei o pau da barraca…

Eu mesmo montei, máquina minha não cai em mão de técnico!

MAS já está desatualizada, hoje fico babando na série 10000+ das GeForce… só que não dá pra torrar desse jeito, eu já chutei o pau da barraca pra que a máquina dure pelo menos algum tempo antes do próximo upgrade…

qual as placas de video mais potentes hj em dia?

[quote=Shelson]faz um bom tempo q programo em java e afins, mas sempre usei windows como desktop.

kero migrar pra linux …

alguma ajuda (tem q ser bem p/ dummies mesmo, pois eu nano manjo uma linha) :?: :?: :?: [/quote]

A melhor distro que achei pra iniciantes foi o Ubuntu. Mas Mandriva, OpenSuse e Fedora também tem muitos adeptos. Só recomendo correr das distribuições pouco conhecidas ou muito novas, porque às vezes é difícil achar quem resolva algum problema que ela deve apresentar.
A maioria das distribuições estão ficando muito parecidas entre si, não tem muito problema mais em escolher. Depois que inventaram os live-cds então, dá pra experimentar tranquilo a distribuição antes de instalar realmente.

Creio que seja essa aqui:

http://www.nvidia.com/object/geforce_9800gtx.html

Embora já haja uma placa com numeração maior (GeForce 9800 GX2), e 1 GB de memória, os 512 MB de memória da 9800 GTX são DDR3, que é mais rápido do que 1 GB de memória DDR2…

Muita atenção nisso, procure os modelos com GT no nome!

Cuidado que a série 8000 suporta DirectX 10, mas é emulado! A série 9000 suporta DirectX 10 nativo, sem perda de performance com relação ao suporte emulado!

MAS a série 10000 vem vindo aí, e a NVidia tem procurado melhorar o custo/benefício…

Eu sempre preferi a NVidia à ATX.

O hardware da ATX é muito bom, mas o driver é desenvolvido pelos mesmos engenheiros de hardware que desenvolveram a placa, apresentam falhas, não utilizam a capacidade máxima da placa e é muito difícil instalar em Linux, já que não há driver para isso!

O hardware da NVidia também é muito bom, mas quem desenvolve o driver é uma equipe de engenharia de software (cientistas da computação), diferente da equipe de engenharia de hardware que fez a placa (engenheiros de computação), então o driver consegue utilizar a capacidade máxima da placa, sofre constantes atualizações quando falhas são encontradas e estão disponíveis para VÁRIAS plataformas, inclusive os drivers para Linux vêm com código-fonte e script de instalação, quando os módulos do kernel requeridos não existem ou não são encontrados o próprio driver compila os módulos necessários conseguindo se instalar em qualquer distro, mesmo as não-convencionais!

Traduzindo: NVidia na veia! MAS pra placa de vídeo, placa-mãe é ASUS (sempre)!

Ops… espere!

A melhor é essa aqui:

http://www.nvidia.com/object/geforce_gtx_280.html

1 GB de memória DDR 3 (olhem as specifications)…

Mas deve custar uma fortuna, e provavelmente não tem no Brasil!

Imagina 4 dessas em SLI com um Quadricore da AMD ou um Core 2 Extreme da Intel? Hein? Hein? Hein?

:wink:

[quote=Rubem Azenha]Se quer migrar para linux, use o senso comum é instale o ubuntu. É provavelmente a distro que tem mais usuários domésticos*\desktop. O wiki e o irc dele são bem legais, já resolvi vários problemas utilizando essas duas ferramentas.
[/quote]

A diferença para o Fedora… é q não se perde tempo para resolver “problemas”! Ubuntu é provavelmente o rei dos problemas entre os Linux!

A quantidade de usuários se deve a publicidade e não a qualidade, a febre q foi no início, mas longe de ter qualidade.

Ainda uso Ubuntu e também o Fedora e sei o q estou falando…

Baixem a ISO do CD do SP3 para Windows XP (Português do Brasil) aqui:

Windows XP Service Pack 3 - arquivo de imagem de CD ISO-9660

[quote=Fox McCloud]Ops… espere!

A melhor é essa aqui:

http://www.nvidia.com/object/geforce_gtx_280.html

1 GB de memória DDR 3 (olhem as specifications)…

Mas deve custar uma fortuna, e provavelmente não tem no Brasil!

Imagina 4 dessas em SLI com um Quadricore da AMD ou um Core 2 Extreme da Intel? Hein? Hein? Hein?

:wink:[/quote]

Oo. hsauusiahiu

213783127890371928738127837826173827763128767312 de FPS!

APELAÇÃO!

[quote=shoko]Oo. hsauusiahiu

213783127890371928738127837826173827763128767312 de FPS!

APELAÇÃO![/quote]
Hahuahuahua, e ela TEM suporte para SLI múltiplo…

Veja em anexo…

A um tempo atraz eu utilizei o openSUSE, achei muito bom e easy.

E voces usam Gnome ou KDE? eu instalei uma vez com gnome e nao gostei, prefiro o KDE.

[quote=fredferrao]A um tempo atraz eu utilizei o openSUSE, achei muito bom e easy.

E voces usam Gnome ou KDE? eu instalei uma vez com gnome e nao gostei, prefiro o KDE.[/quote]
Eu gosto mais do KDE…

Prefiro gnome. Pra mim, KDE ainda é um velho lerdo e de bengalas, como sempre foi desde o slackware 5 - nosso primeiro contato.

Quanto a placas de video, uma dessas só é bom mesmo pra renderização de imagens. Igual nego que compra dual core e nao tem nenhuma aplicação multithreading no pc.

Mas quanto será que tá uma dessas? Bem que eu tava afim…

Gnome sempre sem dúvidas! Limpo, rápido e prático :stuck_out_tongue:

KDE x Gnome == Eclipse x Netbeans.

Bom o que nao gostei, é que eu nao sabia nada de linux, tava começando, em uma instalação fiz com o KDE, ai tudo bonitinho e pronto pra usar, ai uma vez fui formatar e resolvi olhar o gnome, pronto mal conseguia abrir um arquivo, a opções do botao direito do mouse, como vc disse tava “LIMPO” até demais haha, cara fiquei perdido e reinstalei com KDE, e como eu era newbie no linux, o que achei na epoca era que tinha que ir configurando o que queria tudo na mao, tipo programas e atalhos, seria isso mesmo?

[quote=fredferrao]KDE x Gnome == Eclipse x Netbeans.

Bom o que nao gostei, é que eu nao sabia nada de linux, tava começando, em uma instalação fiz com o KDE, ai tudo bonitinho e pronto pra usar, ai uma vez fui formatar e resolvi olhar o gnome, pronto mal conseguia abrir um arquivo, a opções do botao direito do mouse, como vc disse tava “LIMPO” até demais haha, cara fiquei perdido e reinstalei com KDE, e como eu era newbie no linux, o que achei na epoca era que tinha que ir configurando o que queria tudo na mao, tipo programas e atalhos, seria isso mesmo?[/quote]

Meu amigo, se voce tem problemas até pra abrir um arquivo e nao sabe nem usar um “pico” da vida, aí é outra coisa. Mas não é culpa do Gnome MESMO. =). Ai eu te recomendaria até a usar um Kurumin, porque porra…

vai la no shell e digita “man pico”.

Agora cara, saber mexer em Linux não é igual a windows não. Se voce nao está pronto pra no minimo dar uma editada das boas no kernel, é dificil falar que “sabe” linux, hein.

=)

E outra coisa, fluxbox na verdade é o mais leve, personalizavel e leve de todos. Dêem um olhada.

[quote=Sergio Figueras][quote=fredferrao]KDE x Gnome == Eclipse x Netbeans.

Bom o que nao gostei, é que eu nao sabia nada de linux, tava começando, em uma instalação fiz com o KDE, ai tudo bonitinho e pronto pra usar, ai uma vez fui formatar e resolvi olhar o gnome, pronto mal conseguia abrir um arquivo, a opções do botao direito do mouse, como vc disse tava “LIMPO” até demais haha, cara fiquei perdido e reinstalei com KDE, e como eu era newbie no linux, o que achei na epoca era que tinha que ir configurando o que queria tudo na mao, tipo programas e atalhos, seria isso mesmo?[/quote]

Meu amigo, se voce tem problemas até pra abrir um arquivo e nao sabe nem usar um “pico” da vida, aí é outra coisa. Mas não é culpa do Gnome MESMO. =). Ai eu te recomendaria até a usar um Kurumin, porque porra…

vai la no shell e digita “man pico”.

Agora cara, saber mexer em Linux não é igual a windows não. Se voce nao está pronto pra no minimo dar uma editada das boas no kernel, é dificil falar que “sabe” linux, hein.

=)

E outra coisa, fluxbox na verdade é o mais leve, personalizavel e leve de todos. Dêem um olhada.[/quote]

Foi só um exemplo, e eu saberia abrir pelo shell sim, mas estamos falando de GNOME(VISUAAAAALLLL) e nao de SHELL!!

Entao segundo vc o cara tem que ser “expert” em linux pra começar a usa-lo?? entao os iniciantes nunca começarao!

Editar kernel?? nem tanto, nem tanto. Isso sim é coisa dos “viciados” em linux.

Eu faço, justamente por q muita gente não se toca e se acustuma a usar sempre a mesma coisa e não testa outras, quem não testar o Fedora perde e perde muito! Ou melhor deixa de ganhar, por exemplo mais tempo livre…

Ubuntu, vc não deve puxar muito por ele, se vc nunca precisou compilar um driver no Ubuntu então não conta, que o suporte a hardware do Ubuntu por exemplo é um dos piores, tente configurar raid por hardware, ou tente configurar uma placa wiriless ou bluetooth q não tenha os chips mais comuns, suporte as placas 3D, ATI e NVidia a maioria das distros tem, até o opensolaris, isto nem conta como ponto positivo a um bom tempo.

Ubuntu é linux meia boca…

Pra quem não quer perder tempo e ficar de saco cheio, é Mandriva, RedHat e Suse, o resto é conversa, são os q tem os melhores suporte a hardware, sendo q o Mandriva se destaca nisto, mas o Mandriva e os Suse considero sistemas pesados, basta ver a carga q é o boot, a RedHat se destaca ai agora, muito leve e mais rapido q Suse e Mandriva, além de ter uma boa gestão de updates/bugs/reports. E isto na versão gratuita o Fedora, q dentro todos os linux gratuitos o Fedora me surpreendeu e muito…

Use o Fedora e depois conversamos, só para lembrar um detalhe, no Ubuntu ainda tava o kernel 24 e no Fedora ja tinha o 25 muito antes, a diferença é q a RedHat tem engenheiros ali trabalhando constantemente em cima, e no Ubuntu não, é a comunidade e isto acaba por ter muitos bugs e amadorismo na minha opinião…