Windows x Linux x MacOS x ChromeOS (beta)

Olá pessoal.
Sei que esse é um dos assuntos mais discutidos no ramo de TI. Os Sistemas Operacionais.
Então gostaria de saber de vocês suas opiniões sobre os sistemas operacionais mais conhecidos do mercado.
Qual gostão mais, porque.
Queria saber também se o pessoal acha que se o Linux tivesse sido cirado na época do Windows, se ele estaria em maior quantidade no mercado atual.
Abrass.
Lucas.

Acredito que o mais usado é o Windows XP, mas, já trabalhei em uma empresa que usava o Fedora.

Não tenho certa preferência entre o Win e Linux, das distribuições do Linux prefiro o Ubuntu, tenho no meu note o Ubuntu e Win 7, cada um tem sua função e mim satisfaz tranquilamente.

Já “mexi” no MacOS, achei bem bonito, mas não fui mais a fundo, então não tenho opinião sobre ele, mesma coisa do ChromeOS.

Pergunta difícil, mas acredito que teria muito mais gente utlizando o linux hoje, seria mais acessivel aos leigos e acho que não teria desculpa de que não sabe mexer, que o win é mais fácil e tal…
Mas, sinceramente, não sei dizer

:roll:

Bem eu tenho no meu pc 3 partições.
Ubuntu, Win7 e WinXP.
Eu uso o Windows XP para trabalhar, e uso o Ubuntu para apreender linux (servidor, rede, aplicações, etc…), e uso o Windows 7 por acha-lo bonito.
Ja trabalhei com MacOS, achei uma baita de um computador, só não continuei nele por falta de interesse e falta de compatibilidade.

Windows (SISTEMA OPERACIONAL) = 1995

Linux = 1992

Depende que qual mercado voce ta falando!

Usuarios residenciais usam windows mesmo, e vao usar por muito tempo nao sei por que (comodidade, falta de conhecimento, etc)

Agora no mundo que eu vivo simplesmente nao existe windows, trabalho com internet, e sinceramente, hehehe tadinho do windows.

Bom, como o topico eh para avaliar os SOs, segue minhas notas de zero a 10 (exceto o chrome que eu nunca usei)

[color=red]Facilidade de uso:[/color]

Windows: 2
Linux: 10
Open Solaris: 7
OS-X: 10

[color=red]Estabilidade:[/color]

Windows: 0
Open Solaris: 10

[color=red]Disponibiidade de programas:[/color]

Windows: *** (nao sei avaliar, pq nao uso windows)
Open Solaris: 3 (vc depende dos repositorios deles, o resto tem que compilar na unha)
OS-X: 5
Linux: 10 (tudo que preciso e precisei encontrei programas gratuitos pra usar)

[color=red]Ferramentas de desenvolvimento:[/color]

Open Solaris: (nao sei avaliar pq so conheco as ferramentas java)
OS-X: 5 (5 por causa do java, pq o resto tudo vc depende da apple)
Windows: 5 (As boas sao pagas e caras, 5 por causa do java)

[size=18][color=blue]Embora eu nao seja a melhor pessoa para avaliar o windows, pois a ultima versao que usei foi 2000, de la pra ca nunca mais mechi com este sistema. Utilizo Linux desde 1997[/color][/size]

Olá

O Windows e o Linux começaram mais ou menos na mesma época. O DOS da Microsoft é que 8 anos mais velho.

Mas nem tudo que é mais velho é melhor ou mais popular. Um exemplo claro é o Google que começou mais tarde e detonou com quase todos os buscadores que existiam antes dele.

O Mac OS X se baseia no FreeBSD que é uma espécie de primo do Linux.

Cada sistema operacional tem sua vantagem. O Mac OS é muito bom porém o Finder é bem menos agradável de usar do que o Windows Explorer. O Linux tem como principal vantagem o fato de não custar nada. Tanto o Mac OS como o Linux estão isentos de vírus e isto é uma ENORME vantagem para aqueles que se descuidam das boas práticas de proteção do seu próprio sistema.

Uso Mac, Linux e Windows. Mac a maior parte do tempo por prazer, Linux para ter mais segurança e não pagar licença e Windows em alguns programas antigos desenvolvidos em Fortran que só funcionam nele.

[]s
Luca

Então gostaria de saber de vocês suas opiniões sobre os sistemas operacionais mais conhecidos do mercado.

R: Depemde da Empresa uma agencia de Propaganda vai usar Mac os, um orgão do Governo vai usar o HP-ux que nem foi citado ( Que modesta a parte dizem que usam linux, mais todo processamento ainda e ele),

Qual gostão mais, porque.

Tamto faz no trampo "XP / unix " em casa ubuntu 9.04

Queria saber também se o pessoal acha que se o Linux tivesse sido cirado na época do Windows, se ele estaria em maior quantidade no mercado atual.

Relativo se naquela epoca o linux tivesse a mesma facilidade que tem hoje o ubuntu com certeza, e é claro pessoas com espirito empreendedor para o negocio decolar.

[quote=kemperacc]Windows (SISTEMA OPERACIONAL) = 1995

Linux = 1992

Usuarios residenciais usam windows mesmo, e vao usar por muito tempo nao sei por que (comodidade, falta de conhecimento, etc)

Agora no mundo que eu vivo simplesmente nao existe windows, trabalho com internet, e sinceramente, hehehe tadinho do windows.

Bom, como o topico eh para avaliar os SOs, segue minhas notas de zero a 10 (exceto o chrome que eu nunca usei)

Open Solaris: 3 (vc depende dos repositorios deles, o resto tem que compilar na unha)

[size=18][color=blue]Embora eu nao seja a melhor pessoa para avaliar o windows, pois a ultima versao que usei foi 2000, de la pra ca nunca mais mechi com este sistema. Utilizo Linux desde 1997[/color][/size]
[/quote]

Só colocando uma correção no texto do kemperacc (se me permite :slight_smile: )

O Linux é de outrubro de 1991 !

flw

Windows e Linux surgiram quase na mesma época como disse o luca, naquela época, que eu saiba, a concorrência era entre unix vs ms-dos, claro que unix ganhava, o linux foi na verdade uma versão mais “customizada” do Unix, já o windows foi uma copia do sistema da apple que estava sendo desenvolvido na época, como o windows era mais user-friendly que o linux e mais barato que o SO da Apple, naturalmente ele foi ganhando mercado.

Eu use windows só para jogar, de resto é tudo ubuntu. Quanto ao Mac OS, a usabilidade é com certeza a melhor dos 3 sistemas, agora na parte de desempenho, não acho justo comparar, visto que Mac OS tem praticamente um hardware dedicado, enquanto windows e linux trabalham em cima de hardware genérico.

[quote=overkill][quote=kemperacc]Windows (SISTEMA OPERACIONAL) = 1995

Linux = 1992

[/quote]

Só colocando uma correção no texto do kemperacc (se me permite :slight_smile: )

O Linux é de outrubro de 1991 !

flw[/quote]

O linux eh de 1992, o que eh de 1991 eh a mensagem do linus na internet convocando as pessoas para desenvolvimento

De uma olhada na coluna first public release

Mas valeu!

Ja que o linux eh uma evolucao do minix. hehehe

Só sei que depois do Mac não quero mais saber de outra coisa xP

Eu prefiro windows para usar…

Linux eu deixo pra servidor essas coisas…

O motivo que eu gosto mais de windows… que todo mundo que defende o linux nao concorda… é que a interface do windows é mais leve… e mais bem desenhada…

No linux as fontes são grossas e nao adianta mecher nas configuracoes e nem importar as fontes do windows…

Exemplo… a largura de uma letra no windows com fonte de tamanho 10px… é 1px
No linux… fica uns 2px ou 3px de largura… parece detalhe idiota… mas o cérebro percebe isso… e é por isso além da interface mais leve… (experimente mover uma janela no windows e no linux) se colocar uma pessoa leiga pra mecher com os dois sistemas lado a lado… costumam preferir windows…

Uma pessoa que nao é do ramo de TI tem dificuldade de sair do windows e ir pro linux… Mas tem facilidade em sair do linux e ir pro windows…

Olá,

Os SO que utilizei com fé foram:
[list]Windows:[/list]
[list]Win98[/list]
[list]WinXP[/list]
[list]Linux:[/list]
[list]Ubuntu[/list]
[list]Fedora[/list]
[list]Slack[/list]
Gostei de todos os linux. Mechi até o TALO no Slack durante a disciplina de servidores. Fui conhecer o fedora como primeiro linux for users, quando conheci o .rpm, e depois cheguei no que considero o ápice do Sistema Operacional que é o Ubuntu!
O que mais gosto no linux é:

• mecher nos arquivos de configuração e alterar o que eu quiser (inclusive o kernel).
  • não pagar por ele
  • não pagar pelos softwares disponíveis nos repositórios free do ubuntu (.deb)
  • entrar nas comunidades e conversar com pessoas que estão dispostas a ajudar
  • entrar nas comunidades e não pagar por isso
  • entrar nas comunidades e conversar com pessoas estudiosas do assunto
  • a idéia de contribuição é divina. se encaixa demais com minha filosofia de vida.
  • escolher entre KDE e GNOME.
  • ter ferramentas poderosas para administração de servidores
  • não pagar por essas ferramentas
    é coisa demais… vou parar por aqui.

As qualidades do windows foram todas sobrepostas depois que conheci linux.
Ficarei triste se o pessoal dos emuladores demorar a desenvolver uma forma de jogar StarCraft2 no linux. Não quero instalar o windows só pra isso.

Linux eu uso só para servidores e recomendo muito. Até para mexer com Java eu prefiro o Windows 7. Apesar de ir contra o que muitos dizem aqui, no Windows 7 ele roda bem mais rápido. Eu ainda não troco o Windows no desktop por nada, não creio que valha a pena. Sobre vírus, já tem uns 6 anos que eu não pego nenhum (nem antivírus eu tenho), minha máquina fica ligada 24 x 7 e nunca travou. Atualmente, eu sinceramente não vejo mais motivos para meter pau no Windows. Falar que é pago é conversa pra boi dormir.
MacOS eu mexi muito pouco, esperava ver algo “excepcional” mas não consegui perceber nada que me levasse a utilizá-lo. Mas isto baseado em pouca experiência com ele. Imagino que ele deva ter mais recursos do que eu consegui perceber.

Inté.

Somos 2 cara…não troco MAC OS por nenhum outro SO…pra mim o windows é bem mediano, uso no trabalho e em um de meus pcs em casa…mas nao vejo mta graça…já o linux mexi pouco, porem nao me agrada em nda…

ja o MAC OS é um puta sistema, ele é mto facil de usar, configurar, e totalmente descomplicado. Em conjunto com o hardware do MAC, torna o computador bem potente…no meu caso uso ele para desenvolvimento 3D e atende mto bem ao que eu preciso…tb tenho ambiente java configurado nele…e roda de boa…tirando o maven q foi um saco configurar no eclipse…rsrsrs

flw

Sobre Linux utilizei Debian, Fedora, Slackware, Kurumin, Mandrake, Conectiva, Mandriva(fusão dos 2 ultimos) e algumas outras menos importantes. E Windows utilizei o 95, 98, NT 4.0 Workstation, 2000, XP, Vista e Seven. Até antes do primeiro beta do Win7, utilizei Ubuntu como único SO por um bom tempo(utilizava ele desde o 5.04, sendo que a partir do 7.10 até o lançamento do Win7 Beta sem nenhum dual boot). Quase nem tinha problemas(quase…). As outras distros sempre utilizava em dual boot com algum Windows. Dava para usar numa boa. Um certo dia baixei o Win7 Beta para testar. Instalei e desde aquele dia nunca mais utilizei Ubuntu. Nem dual boot tenho mais. Tenho uma máquina virtual apenas com o Slack, que utilizo só para estudar Linux mesmo. E nem sinto falta do Linux não. O Linux é um bom sistema operacional. Dá para utilizar em casa sem problemas. Mas eu prefiro o Win7. Se eu não tivesse a licença original do Windows, talvez utilizaria o Ubuntu. Mas o Windows me atende melhor que Linux. E desde que estou utilizando Win7, nunca tive problemas com vírus.

Hoje uso Linux, usando uma distribuição Mandriva.

Tinha minhas restrições com o Windows Vista, mas não teria problema em usar o Windows 7 que, apesar de nunca ter usado, o pessoal diz não haver problemas.

Mac OS, pra mim, é caviar, então não posso julgar.

E o Chrome OS só existe em protótipos e versões alfa, é simplesmente idiotice fazer qualquer comentário sério sobre esse sistema.

Só um adendo, o pessoal está dizendo que o Windows surgiu em 1995. Mas não é verdade, o Windows 1.0 é de 1985! E a primeira versão de sucesso, foi o Windows 3.1 de 1992.

Outra, a ideia de que a Microsoft copiou a Apple é algo que o Steve Jobs joga aos quatros ventos, e que muito macmaníaco repete sem pensar. Ora, o primeiro Macintosh é de 1984 e o primeiro Windows, de 1985. Acha mesmo que a Microsoft tenha feito uma interface gráfica do zero em apenas um ano? A verdade é que as duas empresas copiaram a ideia da Xerox Parc, a Microsoft apenas demorou mais pra lançar o seu (como de costume).

Lá em casa eu tenho apeans linux… utilizo em todas as máquinas o ubuntu… cansei de ficar sempre caçando software pirata e ter dor de cabeça com os delays do windows…
O desenvolvimento com o sistema unix é bem mais rápida com relação à respostas e nunca ocorre o erro de permgem space…

S.O - Windows, Linux, MAC OS, etc…, Tanto faz, cada um usa o que melhor lhe convém!

Olá

Desculpe discordar… se o assunto deste tópico é sistemas operacionais o Windows 1.0 não pode ser citado porque NÃO era um sistema operacional.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Desculpe discordar… se o assunto deste tópico é sistemas operacionais o Windows 1.0 não pode ser citado porque NÃO era um sistema operacional.

[]s
Luca [/quote]

Tem razão, na época era um aplicativo, pois necessitava do DOS para rodar, lembro do Windows 3.x, na época cabia em alguns floppy disks de 1,44MB