Windows X Linux

78 respostas
J

Galera, qual dos sistemas operacionais
é melhor para se usar atualmente,…
eu não manjo muito, mais o Linux tem
todas as funcionalidades do Windows?

Windows X Linux?

.
 .

78 Respostas

Marcio_Nogueira

Bom. depende muito do que você está demendando. 8)

Marlon_Meneses

aff…
tópicos que nunca acabarão:
:arrow: Windows x Linux
:arrow: Eclipse x Netbeans

resposta que serve para ambos: só depende de gosto e demanda de cada um. E ambos tem suas desvantagens e vantagem como tudo nesse universo!!

Link_pg

Vou fazer uma outra pergunta que resume a sua: De quem você gosta mais, do seu pai ou da sua mãe?

B

Por que não baixa um LiveCD ou compra uma revista de Linux numa banca de jornal para testar?

Veja você mesmo as diferenças. Melhor que acabar ouvindo a opinião de quem testou por meia hora uma distro há 2 anos atrás. 6 meses já é uma diferença gritante neste ramo.

Felagund

5 minutos no forum ou no google você achara todo o tipo de informação, até morte de pessoas por defenderem suas ferramentas favoritas, e no final das contas, tudo gira entorno de um DEPENDE.

Cada situação é única, não se deve generalizar.

[]'s

josenaldo

Menino… Não faz isso… Esse tip de pergunta acaba com uma família!!!

rssrsr

Bem… Eu uso os dois. E posso te dar MEU TESTEMUNHO. O que eu vejo de ponto forte em cada um:

Linux

• Mais rápido
  • Mais estável
  • Mais seguro
  • Atende bem MINHAS necessidades. Quanto às suas, analise bem.
  • O meu, eu acho mais bonito que Windows. Mas é questão de gosto(ou falta dele)
  • Shell

Windows

• Melhor usabilidade para usuário leigo (já me acostumei tanto no ubuntu que sinto dificuldade no Windows)
  • Maior número de programas (Mesmo sem pirataria, a quantidade de programas ainda é maior)
  • Office
  • Macromedia Studio

Normalmente eu uso Linux. Ele satisfaz bem minhas necessidades. Quando preciso, uso windows xp na máquina virtual. Então, porque nao usa os dois? Se java é multiplataforma, pq vc nao pode ser?

nathanpc

Esta pergunta principalmente para mim é muito difícil de responder, pois mesmo tendo dois computadores, um PC e um notebook, de vez em quando eu to formatando algum para mudar, pois tem vezes que odeio o Windows por algo então vou e instalo o Ubuntu, ai um dia fico puto com o Ubuntu e mudo pro Windows, minha vida é assim.rs

marcelomartins

Sabe usar o MOUSE? Pronto já tem tudo que precisa pra ter um Linux como SO principal.

Linux está pronto para o Desktop? NÃO, eu sou um ALIEN!

deniswsrosa

Outra discussao dessa nao! tranquem por favor!

Marcio_Nogueira

Rodo o OpenSuse 11 em minha máquina aqui em casa, nunca tive problemas em usar o linux para desenvolvimento Java.

josenaldo

Pessoal, já que a conversa começou nesse tom, vamos manter assim. Cada um que postar, “dá seu testemunho”. E deixa que ele decide.

E o pessoal que gosta mias do windows? Aparece aí po… Não é pra brigar, mas pra dizer porque VOCÊ gosta do windows. POrque usa ele. Pra falar bem do Windows e não mal do Linux. E vice-versa.

Assim mantemos um certo nível do tópico. E se alguém usa o 7, aproveita pra falar amis dele.

java_es_a_lei

cara eu uso linux porque testei e gostei o que vc pode fazer é instala uma maquina virtual e testa ele se vc ja usa windows instala a maquina virtual e testa o linux se usa o linux instala uma maquina virtual e testa o windows é bem facil de testar hoje em dia

Felagund

Já que e pra falar um testemunho vamos lá

Eu sempre usei windows, vc começa como leigo e acaba usando.
Um certo dia ouvi falar nesse tal de linux na aula, e passo algum (um bom tempo) ouvi falar num tal de ubuntu tbm. Minha curisidade foi grande quando vi a comparação do Windows Vista Aero X Ubuntu com Beryl (hoje Compiz), o Vista ainda não tinha saido, estava somente em beta, então resolvi esperimentar esse tal de ubuntu, que parecia ser bem mais leve, e gostei mais dos efeitos (putarias).

Depois da instalação foi amor a primeira vista, mechia, fuçava, pesquisava no google como fazer isso e aquilo, e logo o windows se tornou um estranho, lento e bugado.
Todos os meus problemas de lentidão e memory leak se foram, tive alguns problemas com instalar pacotes rpm, mas isso no começo.

Logo que hoje, tenho windows (XP) para alguns casos (Alguns Games e o Office). O Restante é só o ubuntu.

E olhe que hoje os efeitos do ubuntu são detalhe, não mecho mais neles não :slight_smile:

[] 's

javax.skol

Tenho tudo que preciso no Ubuntu, que por sinal, está de parabéns…
a muito tempo não via uma versão(jaunty) tao estável.
Como o josenaldo, uso o win numa VM.
Em casa tenho o Fedora 11 e o Win 7 no meu notebook… Satisfeito com ambos SO.
Se der perferência ao Windows, teste a versão 7, está bem legal, rápido, etc…

lina

Oi,

Minha opinião: No fundo, + bem no fundo… todo mundo (algum dia) irá precisar do Windows.

Tchauzin!

Felagund

lina:
Oi,

Minha opinião: No fundo, + bem no fundo… todo mundo (algum dia) irá precisar do Windows.

Tchauzin!

Realmente, não pude editar meu TCC no OpenOffice.

auhauhuahuh

J

Uso o kubuntu jaunty na minha casa, e nunca tive problemas. Uso ferramentas como pikdev, e ktechlab, que é uma espécie de proteus opensource, para programar e simular circuitos.

Para desenvolver desktop, o netbeans e qt(este que desenvolve o próprio kde). Então estou no nirvana, já que não preciso piratear nada.

Para jogo, todos os que eu gosto rodam no wine sem problemas.

E o melhor, com um simples apt-get install tenho total suporte a atualizações de software.

J

lina:
Oi,

Tchauzin!

Muito relativo.

Link_pg

Bom mesmo é o windows 95

aleck

Eu prefiro Windows por alguns motivos:

Jogos
Agilidade no gereciamento e configuração
Usabilidade
Estou acostumado

Claro que saber linux é muito legal e “geek”, porém minha curiosidade cabe em uma máquina virtual.

J

Já que estamos evoluindo nesse tópico, acho
que cabe mais uma pergunta…

Já ouvi muitos comentarios de que o LINUX não
pega virus, issa informação procede?

Felagund

Virús no estilo do windows, Cavalo de Troia, Trojan, procede, não existem.

Agora scripts maliciosos, podem ser feitos por qualquer um, mas mesmo assim no linux é um pouco mais dificil se fazer um grande estrago.

Marcio_Nogueira

Procede, pelo fato de que grande parte dos vírus são focados em windows. Para que um vírus faça algum estrago no Linux, é necessário ter acesso a conta do root(administrador) do sistema.
Mas, manter seu sistema atualizado, com ferramentas ids, firewall entre outros é importante.

josenaldo

Procede sim. A verdade é que já tentaram, e muito, criar vírus no Linux. problema é que, com o modelo de segurança do Linux (e do Unix, do MacOS, Do Solaris…) os vírus não conseguem se reproduzir automaticamente nesses sistemas. Sem falar que eles não conseguem mesmo se auto executar.

Pra falar a verdade, o único sistema operacional que conheço que é suscetível a vírus é Windows. Foi essa a razão de eu ter largado o Windows. Peguei um vírus uma vez (mesmo usando antivirus) que ferrou meus arquivos.

Outra coisa é Linux pra jogos. Já existem jogos muito legais pra Linux. Claro que não tenm nenhum God of War, mas tem muita coisa legal, principalmente em jogo de tiro. E o que é melhor: de graça. Questão de acostumarmos.

Quanto ao office, apesar de ser fã de carteirinha do 2007, estou migrando pra o OpenOffice por um motivo: formato aberto de documento.

A microsoft alardeou tando que o Office 2007 tinha um formato aberto (cuja especificação é incompleta mesmo tendo 6000 páginas), porém agora foi proibida de vender Word nos estados unidos por infração de patentes. Sem falar que já não dão suporte pra abrir documentos antigos. E meus documentos, daqui há 10 anos, como vou abrir? Por isso estou indo por OO. E pra falar a verdade, até que o bichinho tá dando pro gasto… Como não sou power user do office, pra mim tá tranquilo.

J

Somente se for densenhado para sistemas unix, e mesmo assim, se não rodar no root, ele não terá permissão para alterar nada no sistema.

rubensdemelo

O Linux recentemente atingiu a fatia de 1% no mercado.

J

bem, acredito que que mais de 70% do mercado do win seja pirata.

O bom de sistemas opensource é não precisar usar um sistema hackeado.

rubensdemelo

bem, acredito que que mais de 70% do mercado do win seja pirata.

Em países de 3º mundo, infelizmente a realidade é esta.

Felagund

Se entendi bem pode parecer que você esta dizendo que usa windows pq a maioria usa?

Não vejo problema em fazer parte do 1% de pessoas que usa Linux no PC, acho até bacana que tenha pouca gente, nunca te perguntaram em uma entrevista:
Você meche com linux?

Ninguem nunca vai te pedir se você meche com windows ahuahuuhah

[]'s

rubensdemelo

Se entendi bem pode parecer que você esta dizendo que usa windows pq a maioria usa?

Não vejo problema em fazer parte do 1% de pessoas que usa Linux no PC, acho até bacana que tenha pouca gente, nunca te perguntaram em uma entrevista:
Você meche com linux?

Ninguem nunca vai te pedir se você meche com windows ahuahuuhah

[]'s

Se a maioria usar windows, tem algum motivo bem claro, e todos nós sabemos disso.

Eu uso o linux sim, e uso o windows por ser bem intuitivo o simples de usar. Mas por questão de curiosidade eu instalei o linux no meu notebook e tirei o Vista.

O Linux assim como o windows tem os seus pontos fortes e fracos.

ps. No emprego que estou hoje, o meu “diferencial” na entrevista, foi ter experiência como usuário no linux, visto que alguns sistemas estão sendo migrados de um servidor com WinServer 2003 para máquinas com Linux.

Aposto que se o linux não tivesse a frescurada de permissão, acesso e não fosse tão mascarado, com certeza teria mais usuários.

Felagund

E cairiamos no mesmo problema do windows, vírus. É justamente por isso que o linux não tem vírus :slight_smile:

Eu acredito que pro linux se popularizar existem duas coisas necessárias, Games e One-Click Installer
Tendo isso tamo em casa hauhuahuaua

[]'s

rubensdemelo

Não acho que apenas “On Click Installer” popularizaria o linux. Apesar de discordar um pouco da sua opinião, eu respeito-a.

wagnerfrancisco

Quando eu comecei a usar Linux (e nem faz tanto tempo assim, uns 5 anos mais ou menos) o meu computador era uma droga. Apanhava até pra rodar Windows 98. Comecei a usar Slackware 10, sem muita frescuragem, com gerenciadores de janela do tipo fluxbox, blackbox, etc. Acho que foi uma boa base pra começar, tanto que hoje só uso Linux em todas as máquinas que tenho (duas!). To usando Ubuntu, realmente eu acho que ele evoluiu muito. Mas ainda assim, não dá pra dizer que é só largar pra qualquer usuário. A minha experiência é de que quando você simplesmente dá o CD pra um cara noob ele vai fazer as coisas mais bizarras que vc viu. Sempre quebram os repositórios, mudam permissões de arquivos de sistema, tentam instalar uns programas que ninguém nunca viu na vida, etc. Demora um pouco pra pessoa se adaptar ao sistema, mas quando isso acontece as coisas ficam mais tranquilas… ainda assim, um conhecimento básico de shell, da estrutura de diretórios, de ferramentas em modo texto é muito bem vindo. Há quem use Ubuntu e não saiba isso, mas tá sempre recorrendo pra quem sabe. =D

A minha encrenca com o Windows, até hoje, é o fato de ter que formatar em períodos curtos de tempo. Mesmo usando programas pra manter o registro limpo (e que eu admito, mal sei o que fazem), é preciso formatar em, no máximo, 6 meses após a instalação.

E pra desenvolvedores, pelo menos conhecer os dois sistemas eu acho fundamental.

Falou.

rubensdemelo

2

T

O Windows é “zero-click installer” porque é tão difícil de instalar quanto o Ubuntu (ou até mais, já que muitas vezes é preciso baixar service packs, drivers e outras tranqueiras que as versões mais novas do Ubuntu já têm), mas as máquinas normalmente já vêm instaladas com ele (ou você pede isso para seu pirateiro profissional, he he he). Então isso não ajudaria muito.

Isso é semelhante à guerra VHS x Betamax (dos antigos videocassetes, espero que não esteja me referindo a tecnologia tão antiga que vocês não estejam entendendo :slight_smile: ). O Beta poderia até ser uma tecnologia superior, mas acabou perdendo a guerra, mas hoje em dia isso nem importa mais, porque o videocassete também já morreu.

A guerra HD-DVD X Blu-Ray durou um certo tempo, até que a Toshiba desistiu de brigar com a Sony e parou com o HD-DVD. Só que isso também vai ficar irrelevante, porque provavelmente iremos pular diretamente do DVD para o modelo de assistir filmes diretamente da Internet (quem baixa os filmes via BitTorrent sabe bem do que estou falando), sem passar pela popularização dos filmes em Blu-Ray.

Não sei quem vai ganhar a guerra Windows X Linux, mas isso talvez fique irrelevante com o tempo.

Marcio_Nogueira

Usar o argumento de que o windows é mais intuitivo está furado, pergunte a quem já tentou usar o vista, qual foi a primeira impressão desta pessoa? Hoje em dia os ambientes Gnome e KDE eveluiram a um ponto tal que a usabilidade de ambos é até melhor que no windows. Não estou falando isso para atear fogo na fogueira, pois durante muito tempo fui usuário de windows, assim como alguns membros do forum. Em 2002 decidi fazer um curso de linux, a partir daí decidi que este seria meu sistema, pois percebi que o linux me permite um aprendizado enorme com relação a sistemas operacionais. :wink:

Felagund

Lembro-me de um video que saiu antes das imagens do Windows 7, os cara com o KDE (nova versão), dizendo ser o Windows 7 e todo mundo maravilhado hehhehe.
Mas no final das contas, o que o Thingol disse tem certa razão, quem sabe com o tempo toda essa discução se torne irrelevante, pois quem vai ganhar a guerra é o Chrome OS (ahuuhauhauhauha, brincadeirinha).

J

Galera to querendo testar o Linux, já arrumei o cd de instalação do Ubuntu, mais eu gostaria de instalar ele
em uma maquina virtual, qual voces recomendam?

Já tentei na VirtualBox e da um erro quando está no 58%, diz que a maquina virtual esta corrompida…

valeu!!!

neofito

Nossa, foi exatamente a mesma coisa que aconteceu comigo. E o mais engraçado é que hoje eu não consigo mais usar o windows. E mais uma coisa: cuidado pra quem quer começar a usar linux, é um caminho sem volta… :smiley:

J

Java_Terminator:
Galera to querendo testar o Linux, já arrumei o cd de instalação do Ubuntu, mais eu gostaria de instalar ele
em uma maquina virtual, qual voces recomendam?

Já tentei na VirtualBox e da um erro quando está no 58%, diz que a maquina virtual esta corrompida…

valeu!!!

Pode ser o processador que está emulando. O virtualbox emula somente processadores de 32 bits.

T

Se você der uma olhada, parece que o VirtualBox está com alguns problemas com “guests” Ubuntu
(“host” é o sistema operacional onde você instalou o VirtualBox. “guest” é o sistema operacional que será virtualizado pelo VirtualBox - no seu caso o Ubuntu).

Juk

Atualmente nem Windows nem Linux, pra mim o Mac OS X ta um passo a frente.

nathanpc

Viva o Linux, Firefox, GNU…!

J

Colega… por enquanto posso concordar com voce,
viva o FireFox, ainda não usei o Linux…

t+

rubensdemelo

[OFF]

Qual a diferença entre uma partição do tipo Ext3 e uma ReiserFS?

ps. As respostas que encontrei no google são antigas, de 2005.

[/OFF]

W

De novo???

Vira o disco pelo amor de deus!
Assunto melhor pra discussao : Juliana Paes x Loira e Morena do Tchan!

//Daniel

J

rubensdemelo:
[OFF]

Qual a diferença entre uma partição do tipo Ext3 e uma ReiserFS?

ps. As respostas que encontrei no google são antigas, de 2005.

[/OFF]

T

O problema do ReiserFS é que basicamente dependia do seu criador - Hans Reiser, que foi preso por assassinato de sua esposa. Há tentativas de incluir a próxima versão do ReiserFS - Reiser4 - em alguma futura versão do kernel do Linux.

A Oracle escreveu o Btrfs, que está na versão 2.6.29 do kernel do Linux, mas ainda não foi liberado para uso em produção. Como agora ela será dona da Sun, que tem o ZFS - um filesystem semelhante ao Btrfs - não há motivo para ela investir também no Btrfs.

M

"

J

Galera na opiniaõ de voces qual o melhor linux para
usar???.. eu quero baixar …

valeu

Felagund

Eu acredito que pra quem ta começando o Ubuntu é o mais simples de se usar, muita coisa ele tem interface gráfica, o que torna menos dolorosa a adaptação.

Aconselho a usar uma Mauqina Virtual, e testar antes de forçar em um pc real, algumas pessoas não se adaptam ao pinguim.

[]'s

T

O Ubuntu (e algumas outras distribuições Linux) permite que, se você tiver suficiente espaço (uns 10GB) no seu Windows XP, você possa instalar o Linux sem precisar reformatar a máquina, e sem precisar usar uma máquina virtual (que vai deixar o Linux meio lento, já que as otimizações de vídeo e disco não estarão disponíveis) . (Eu tive de fazer isso para ver se eu estava com algum problema com a VPN da empresa - acabei descobrindo que era meu roteador o culpado).

Como ele põe uma entrada no Adicionar/Remover Programas, você pode desinstalar o Ubuntu a qualquer hora.

Marcio_Nogueira

Uma boa distribuição Gnu/Linux é o Open Suse, utilizo esta distro desde a versão 8.2 é posso dizer que é uma das melhores. O Open Suse também possui Live CD com as opções de Gnome ou KDE. :wink:

J

Falando em gnome, tá funcionando espantosamente. Ele está rodando em cima de uma vm mono e ainda mais rápido que o kde, que é nativo. Fiquei impressionado.

Tchello

Felagund:
rubensdemelo:

Se a maioria usar windows, tem algum motivo bem claro, e todos nós sabemos disso.

Eu uso o linux sim, e uso o windows por ser bem intuitivo o simples de usar. Mas por questão de curiosidade eu instalei o linux no meu notebook e tirei o Vista.

O Linux assim como o windows tem os seus pontos fortes e fracos.

ps. No emprego que estou hoje, o meu “diferencial” na entrevista, foi ter experiência como usuário no linux, visto que alguns sistemas estão sendo migrados de um servidor com WinServer 2003 para máquinas com Linux.

Aposto que se o linux não tivesse a frescurada de permissão, acesso e não fosse tão mascarado, com certeza teria mais usuários.

E cairiamos no mesmo problema do windows, vírus. É justamente por isso que o linux não tem vírus :slight_smile:

Eu acredito que pro linux se popularizar existem duas coisas necessárias, Games e One-Click Installer
Tendo isso tamo em casa hauhuahuaua

[]'s

Eu já acredito que há zilhões de vírus para windows e quase nada pra linux por outro motivo: fatia de mercado.
Faz muito, mas MUITO mais sentido você focar sua produção de vírus e códigos maliciosos numa plataforma onde você possa numa única tacada atingir mais de 90% das máquinas de usuários do mundo do que ficar procurando brechas em 12983710938719283 distros pra atingir 1% dessa fatia.
Lógico que não rodar o sistema como root e todo aquele monte de mascaras são fundamentais, mas pensem no que digo a respeito.
Hoje trabalho em linux e posso dizer que 98% do meu tempo no computador é em linux.
Gostei de muita coisa e tenho até uma certa “dificuldade” em usar windows hoje em dia, mas tem coisas que sinto falta (o firefox, por exemplo, é muito zuadinho, o flex builder não funciona nessa bagaça direito, etc).
Sobre o firefox, li uma materia em que foram feitos vários teste que constataram que o firefox pra windows emulado no Wine tem mais desempenho que o firefox compilado direto pra linux, estranho não?
Leitura interessante: http://www.meiobit.com/meio-bit/linux/seja-lento-use-linux

ps: não, isso não foi um discurso anti-linux pró império do mal (a.k.a. ms), não troco meu ubuntu por nada.

edipokbelo

eu comecei a trabalhar numa empresa que esta migrando todos os computadores para Linux, entrei aqui sem saber quase nada e minha opinião era “Linux é uma droga!”, mas conforme eu fui utilizando o sistema no dia a dia percebi que ele é um ótimo sistema. Em casa eu utilizo o Windows ainda porque alguns jogos não consigo emular no wine e também porque vou trocar de pc até o fim do ano, então vou seguir a linha DUAL BOOT.
Para quem não sabe mexer mto bem pode usar o Ubuntu que é fácil de usar e como o thingol disse, você pode instalar ele no seu Windows como se fosse um programa.
e eu também a opinião da Lina que disse que todos precisamos nem que seja 1% do windows, não todas as pessoas, pois nem todos usam as mesmas ferramentas e tem as mesmas necessidades.
Conheço pessoas que usam o Linux 100% e não usam mais Windows e não tem problemas. Mas acho que daqui a alguns anos o Linux terá tantas ferramentas boas quanto tem o Windows e ai sim, ele sera um sistema “completo” para usuario final.

antonioni.rocha

Conheci o Ubuntu a uns dois anos, e agora não largo mais… desenvolvo nele e qualquer teste no Windows uso o VirtualBox. Perfeito…

Marcio_Nogueira

Em breve será lançada a versão 9.10 do Ubuntu, vavos aguardar por novidades. :wink:

Tchello

A 9.04 já fez o maior barulho! (no bom sentido).
To ansioso pra 9.10!
Que venha!

rubensdemelo

Já existem as promessas para a versão 9.10?

M

"

Tchello

marcosalex:
thingol:
O Ubuntu (e algumas outras distribuições Linux) permite que, se você tiver suficiente espaço (uns 10GB) no seu Windows XP, você possa instalar o Linux sem precisar reformatar a máquina, e sem precisar usar uma máquina virtual (que vai deixar o Linux meio lento, já que as otimizações de vídeo e disco não estarão disponíveis) .
Como ele põe uma entrada no Adicionar/Remover Programas, você pode desinstalar o Ubuntu a qualquer hora.

Você já fez esse teste? Funcionou perfeito? E a desinstalação, ele volta o espaço livre pra partição?
Sempre preferi reinstalar, nunca tive coragem de testar um negócio desses…

Eu já acredito que há zilhões de vírus para windows e quase nada pra linux por outro motivo: fatia de mercado.
Faz muito, mas MUITO mais sentido você focar sua produção de vírus e códigos maliciosos numa plataforma onde você possa numa única tacada atingir mais de 90% das máquinas de usuários do mundo do que ficar procurando brechas em 12983710938719283 distros pra atingir 1% dessa fatia.

Esse é um dos motivos sem dúvida, mas não acredito ser o principal. O Mac OS tem a mesma filosofia e organização do Linux, mas tem 10% de mercado e mesmo assim são poucos vírus. O fato de os principais arquivos ficarem em diretórios separados com acesso restrito é uma segurança muito grande pra usuários. O Windows até hoje cria usuários com perfil padrão de administrador, podendo editar a pasta windows, system32 e Arquivos de programas. Isso facilita muito o trabalho de softwares maliciosos. No caso de Linux e Mac OS, mesmo que a pessoa pegue um vírus, o “estrago” só será feito na pasta de usuário, limitando os efeitos. Desvantagem: instalar programas sempre vai ser mais complicado.

Legal você ter tocado no Mac OS.
Justamente agora que o Mac OS papou uma fatia maior do mercado que surgiram alguns vírus maliciosos e o primeiro Trojan pra esse SO.
Ainda defendo a idéia de que a popularidade é o maior motivador pra que haja vírus e outras coisas maliciosas pra esses OSs.

Marcio_Nogueira

Instalar programas no Gnu/Linux é simples, para esta tarefa as distros atuais disponibilizam ferramentas próprias tanto para instalar :wink: como para desinstalar. Tomemos como exemplo o Ubuntu, este possui a opção instalar e remover programas. No Open Suse temos o Yast que tem a mesma funcionalidade, sendo mais completo e sofisticado que no Ubuntu.

M

"

O

Linux nunca vai dar certo no mainstream enquanto continuar forçando a barra com a linha de comando.

Tem q ser como no windows ou mac, onde a linha de comando pode ser totalmente deixada de lado. Mas linux não, tem q usar a linha de comando pq é coisa de macho e blablabla.

Tem q haver IGrafica pra tudo, TUDO.

Ha, e se todos os programas q uso no windows funcionassem no linux eu já estaria usando há muito tempo. Esse é o problema real, programas excluisivos de windows.

M

"

Jairo_Junior1

onolox:
Linux nunca vai dar certo no mainstream enquanto continuar forçando a barra com a linha de comando.

Tem q ser como no windows ou mac, onde a linha de comando pode ser totalmente deixada de lado. Mas linux não, tem q usar a linha de comando pq é coisa de macho e blablabla.

Tem q haver IGrafica pra tudo, TUDO.

Ha, e se todos os programas q uso no windows funcionassem no linux eu já estaria usando há muito tempo. Esse é o problema real, programas excluisivos de windows.

No Windows a linha de comando é tão deixada de lado que é praticamente inútil, já tentei bravamente usar o “cmd” ou mesmo o “Power Shell” (kkkk) pra compilar programas Java ou mesmo usar um interpretador de lisp por exemplo, mas não DÁ, é como se você voltasse ao tempo do DOS.

J

O que limita linux hoje é, que a equipe de desenvolvimento(nós no caso, ou quem participa de projetos opensource). Fazer engenharia reversa com editor de hexadecimal, para desenvolver drivers não é tarefa fácil. Mesmo assim, o pessoal consegue fazer milagre. Olha o wine ae. Imagina o trabalho de ter que rodar um software, num debbuger, depurando assembly, para poder implementar uma api compatível com a do windows.

Isso acaba por complicar algumas coisas nos sistemas opensource.

Marcio_Nogueira

Não é forçar a barra com linha de comando, mas sim executar tarefas administrativas que não são executadas via interface gráfica! Tem tarefas que são feitas de forma mais produtiva usando-se o console do que meramente a interface gráfica. Quem pensa que isso é forçar a barra com linha de comando não ocnhece nada de linux e está totalmente enganado! Aproveite o tempo vago para estudar linux!

T

marcosalex:
thingol:
O Ubuntu (e algumas outras distribuições Linux) permite que, se você tiver suficiente espaço (uns 10GB) no seu Windows XP, você possa instalar o Linux sem precisar reformatar a máquina, e sem precisar usar uma máquina virtual (que vai deixar o Linux meio lento, já que as otimizações de vídeo e disco não estarão disponíveis) .

Você já fez esse teste? Funcionou perfeito? E a desinstalação, ele volta o espaço livre pra partição?
Sempre preferi reinstalar, nunca tive coragem de testar um negócio desses…

Ele usa o próprio NTFS para gravar os arquivos dentro de um diretório do XP, portanto o desempenho dele não é muito bom comparando-se com o uso de um filesystem nativo do Linux (ext3, xfs, ReiserFS etc.), mas é adequado para você poder comparar com o Windows.
A única coisa que ele não desinstalou direito é que ele deixou uma linha em C:\boot.ini dizendo que o Ubuntu ainda estava disponível para boot depois da desinstalação, o que não é verdade.

O

Esse é o exemplo q eu etava comentando.

M

"

rubensdemelo

Instalei a versão 9.04 no notebook, e apenas quando uso ele sem estar conectado na tomada, ele trava :cry:

Marcio_Nogueira

Seu notebook está com problema, possívelmente a fonte.
É por isso que não compro um notebook, é um problema atrás do outro.

rubensdemelo

Marcio_Nogueira:
Seu notebook está com problema, possívelmente a fonte.
É por isso que não compro um notebook, é um problema atrás do outro.

Talvez, mas com o Suse nunca travou, nem com o Vista e nem com o XP.

T

Pode ser que o seu notebook não esteja sendo corretamente suportado pelo Ubuntu quanto ao controle de energia (e é por isso que ele não funciona direito quando ele está usando baterias).

Reporte esse problema ao pessoal que mantém o Ubuntu, talvez tenha algum problema de suporte para o chipset usado pelo seu notebook.

(Por exemplo, em casa tenho um computador “movido a lenha” que tem uma placa nVidia TNT2. O suporte a TNT2 existia até o Ubuntu 8.alguma coisa e não existe mais para o 9.04; tentei pôr os drivers antigos e não tive muito sucesso. )

rubensdemelo

É, a solução vai ser esta. Será que pode ser pq o processador é um core2duo, e eu tô usando a versão de 32 bits?

rubensdemelo

Pesquisando no google, vi que o problema do travamento é até “comum”, principalmente em relação aos drivers. Encontrei algumas informações no período de 2007/2008 que o Ubuntu “encurtava” a vida do HD de notebook, por causa de um sério problema no gerenciamento da ACPI. Encontrei também um blog explicando como solucionar o problema. Vou tentar corrigir e depois posto os resultados.

ps. Pesquisando sobre outras distros, encontrei este artigo muito interessante, que compara 4 distros.

Criado 14 de agosto de 2009
Ultima resposta 19 de ago. de 2009
Respostas 78
Participantes 27