Wordpress x PHP ZendFramework

Boa tarde, a algum tempo atrás entrei em um dilema. Atualmente venho desenvolvendo todos os projetos da empresa com PHP ZendFramework, até os sites mais simples (portfólio, notícias…).

Porém, um cliente pediu que o site fosse com Wordpress para facilitar seu manuseio.

Qual opinião de vocês em relação a isso ? Uma empresa séria de desenvolvimento deveria se “render” ao mundo do CMS ? Até que ponto posso desenvolver em Wordpress?

Minha opnião: Se tivermos falando de site (só para conteúdos, noticias,…) podemos desenvolver em Wordpress, porém se falarmos de sistemas online/web (sistema de gerenciamento de notas de uma universidade), não tem jeito tem que ser PHP+Zend ou Java para web(jsf, struts…)

O que vocÊs acham ? A opinião de vocês vai nos ajudar muito.

Respondendo uma por vez.

1 - Acredito que vale mais a análise de necessidade do cliente. Para que reinventar a roda toda, não é mesmo?

2 - Existem muitas empresas sérias que sobrevivem utilizando fortemente essas ferramentas. Afinal elas (ferramentas) foram desenvolvidas para que qualquer usuário conseguisse manusear, o que facilita muito para o cliente final. Sem contar outras facilidades no desenvolvimento.

3 - Acredito que possa fazer tudo que quiser com Wordpress. Claro, algumas tarefas poderão ser mais árduas de serem desenvolvidas, por uma séria de fatores. Projetos não falham pela escolha da tecnologia.

Vamos supor 2 casos a parte:

1 - Um cliente deseja um site onde poderá apresentar sobre sua empresa e postas notícias, vídeos e enquetes diárias. Além de vender espaços de publicidade, colocando banners de terceiros e programando-os no painel para que eles
saiam na hora exata.

2 - Um cliente deseja uma mesclagem de um Site + Sistema Web para um Congresso. Nesse site serão mostrados os palestrantes, cursos, valores e um botão para inscrição, por trás dele haverá um painel para o congressista pagar inscrições, ver suas presenças, imprimir certificado, enviar trabalhos e etc…

Agora, o que usar nesses dois casos ? (Se tratando de Wordpress ou Php puro.)

wordpress é uma lixo, deve usar aquelas funções mysql_* ainda.

[quote=rlanhellas]Vamos supor 2 casos a parte:

1 - Um cliente deseja um site onde poderá apresentar sobre sua empresa e postas notícias, vídeos e enquetes diárias. Além de vender espaços de publicidade, colocando banners de terceiros e programando-os no painel para que eles
saiam na hora exata.

2 - Um cliente deseja uma mesclagem de um Site + Sistema Web para um Congresso. Nesse site serão mostrados os palestrantes, cursos, valores e um botão para inscrição, por trás dele haverá um painel para o congressista pagar inscrições, ver suas presenças, imprimir certificado, enviar trabalhos e etc…

Agora, o que usar nesses dois casos ? (Se tratando de Wordpress ou Php puro.)
[/quote]

Em ambas é possível utilizar Wordpress. Foi como eu disse, depende da necessidade, não somente, mas também da experiência do programador. Eu já encontrei na web sistemas de controle de livros feitos em Wordpress, realmente incríveis, e uma gama muito grande de sistemas. Os plugins são o grande diferencial da ferramenta.

Fica ao critério do desenvolvedor, ou do analista não sei o caso, analisar as possibilidades e implementar a que mais se encaixa em seus conhecimentos e que certamente lhe trará facilidades.

Repito: projetos não dão errado pela escolha da tecnologia.

Faça isso de forma pensada e terá a sua resposta.