[ws] Erro ao executar arquivo .JWS - Falta de tools.jar

Bom dia, estou tentando fazer um arquivo de testes de Webservices, seguindo um tutorial que baixei aqui mesmo.
Criei um arquivo .jws e coloquei dentro da pasta %tomcat%\webapps\axis\ . Quando vou abrí-lo no browser, com o tomcat, dá o seguinte erro:

[i]AXIS error

Sorry, something seems to have gone wrong… here are the details:

Fault - ; nested exception is:
java.lang.RuntimeException: No compiler found in your classpath! (you may need to add ‘tools.jar’)

AxisFault
faultCode: {http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/}Server.userException
faultSubcode:
faultString: java.lang.RuntimeException: No compiler found in your classpath! (you may need to add ‘tools.jar’)
faultActor:
faultNode:
faultDetail:
{http://xml.apache.org/axis/}hostname:cpd-rafael

[/i]

Configurei as varáveis de ambiente do axis:

AXIS_HOME = C:\axis
AXIS_LIB = %AXIS_HOME%\lib
AXISCLASSPATH =%AXIS_LIB%\axis.jar;%AXIS_LIB%\commons-discovery.jar;%AXIS_LIB%\commons-logging.jar;%AXIS_LIB%\jaxrpc.jar;%AXIS_LIB%\saaj.jar;%AXIS_LIB%\log4j-1.2.8.jar;%AXIS_LIB%\xml-apis.jar;%AXIS_LIB%\xercesImpl.jar

vi num tópico por ae que teria que adicionar a tools.jar na classpath… mas nao deu…
o que eu teria que ter configurado em minha CLASSPATH? algum jar específico?

não sei o que pode estar havendo…

alguma sugestão???

Thanks

para simplificar as coisas, tente copiar o tools.jar para a pasta lib do TomCat…

flw…

já foi feito…
nada!
:frowning:

Some Help???

o q vc tem no seu classpath…

eu estava com o mesmo problema quando fui fazer o tutorial com axis, aih eu copiei o tools para a lib do tom cat e rodou…

mas me diga uma coisa, vc tah começando agora com web services (assim como eu)?
.jws (java web start) é apenas para usar comando básicos do java… como operações com numeros e strings…
para acesso a bancos ou qualquer outra aplicação q use jars… vc deverá gerar o wsdl…

depois de algum tempinho lendo na net sobre o assunto…
eu estou usando o JAX-WS que achei uma ferramenta bem mais simples que o axis… ela já vem disponível no jdk 6…

tb é simples fazer webservices usando restful pelo net beans, vc pode fazer tudo por wizards.

teh mais!

Luiz, bom dia! valeu pela dica…

estou começando agora também. Esta questão é sobre um tutorial que achei aqui no GUJ mesmo. Encontrei um sobre o JAX-WS também, mas ainda nao entendi como utilizar.

me da uma força: voce o utiliza por algum ide? eu utilizo o eclipse wtp 3.3 aqui, mas nao entendi onde eu criaria, editaria os arquivos, etc.;…

da uma força ae?

abraços!!!

eu achei o jax-ws o mais simples no pouco tempo q eu estou estudando ws…

eu fiz usando o jax-ws no eclipse e no netbeans… só q eu achei mais simples de fazer no netbeans… devido a algumas facilidades da propria ide para ws e pq ele já exporta os jar… e no eclipse ele importava direto do jdk…

faz primeiro este tutorial… dá para fazer no eclipse…
http://blog.caelum.com.br/2007/07/11/webservices-sem-servidor-de-aplicacao-no-java-6/

posta aí suas dúvidas…

ok guy…

estou dando uma olhada aqui…
realmente parece mais simples do que as outras soluções qu eu estava olhando (axis, soap, etc)

valeu pela dica, dnovo…
se surgir duvida, eu posto aqui…

obrigado!!!

abraços

intaum…
nesse exemplo aí nao usa nem servidor de aplicação…
mas tem como usar…

se vc tiver dificuldade nos comandinhos, eu posso t enviar os bat que usei…

cara, realmente ainda nao entendi como fazer esse inicio…

no tuto do WS sem servidor de aplicação, criei a classe OiMundo.java aqui, num pacote br.com.human.ws , dentro do projeto WebServices no Eclipse.
Para eu executar o primeiro comando ($apt br/com/human/ws/OiMundo.java) eu preciso acessar o diretório bin do meu JDK via DOS?

isso que nao to entendendo!

espero que me entenda e possa ajudar!

abraço

blz, intaum vamos por passos…

vc já tem a classe digitada certo…

eu criei um arquivo bat para o comando apt::

[code]cd
cd C:\docume~1\luis.tavares\workspace\WebServices\src
apt br\com\human\ws\OiMundo.java

pause[/code]

primeiro vamos fazer dar certo este comandinho do apt… não precisa estar na jdk não… roda este bat…
(vc sabe criar um bat?)

depois que rodar este eu t passo o do wsimport ok? me fala se deu certo…

depois de rodar o bat, vc dá um reflesh no diretorio do eclipse…

FOI MAL CARA, EQUIVOQUEI AQUI

nao reconheceu o comando apt nao… mesmo dentro da pasta src do meu projeto, no workspace.

(cara, se quiser add o msn, ve no perfil ae… )

Olá, só formalizando a 1ª resolução, caso alguem precise:

configuração das variaveis de ambiente:

JAVA_HOME:C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_05
CLASSPATH: %SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%JAVA_HOME%;%JAVA_HOME%\bin;
PATH: %SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%JAVA_HOME%\bin

agora vamos ao passo 2… rs

Thanks!

Vou reviver esse tópico, que por sinal é muito antigo ( 2008 ), apenas para deixar registrado caso alguém venha a ter esse mesmo problema, assim como eu.

Ao tentar executar um arquivo .jws pelo browser também recebi uma mensagem onde constava a linha:
java.lang.RuntimeException: No compiler found in your classpath! (you may need to add ‘tools.jar’)

Para resolver o problema, copiei o arquivo “tools.jar” da pasta “C:\Program Files (x86)\Java\jdk1.6.0_22\lib” (Windows 7) e copiei na pasta “C:\Apache\Tomcat 7.0\webapps\axis\WEB-INF\lib”.

Para funcionar precisei parar o serviço do tomcat e depois iniciá-lo novamente. Após isso a mensagem de erro parou de ocorrer e apareceram as informações corretas do .jws.

Espero que isso seja útil para alguém!

Abraço!

Opa…

obrigado cara…

também estava com esse mesmo problema.

Pessoal uma pergunta.

O que seria o REST?

abraço…