XHTML, por que pouca gente usa o padrão?

Olá,

diante da guerra dos browsers, a compatibilidade é um ponto fundamental para aplicações hoje em dia, pois ninguém quer forçar o cliente a usar um browser específico, então gostaria de saber a opnião de vocês. Existe realmente vantagem em se criar as páginas em xhtml ? Ou usar duas ou mais implementações para os browsers mais populares ?
De fato, acho que não tem muita gente usando xhtml nos sites por aí.

Usando o validator do w3c, vi muitos portais e sites grandes com erros …

XHTML eh suportado por todos os browsers que valem a pena suportar (e uns que nao vale tambem, tipo IE5). A pergunta eh ‘pq nao?’

Exato, algumas pessoas desenvolvem 2 ou 3 arquivos de css, 2 ou 3 arquivos de js, uma replica soh q modificando pra atender as especificidades dos browsers, o que acho uma perda de tempo, sendo que existe o w3c que diz pra seguir uma forma única que atenda a todos. Isso porque as coisas feitas na maneira correta, ficam mais fáceis de serem evoluídas.

Eu voto em se ter políticas mais rígidas diante disso, pq inúmeras vantagens existem quanto a adoção de padrões na WEB, como uniformidade, divisão da estrutura do layout com a apresentação, extensibilidade, etc…

O problema é que mesmo fazendo do jeito correto, os browsers não implementam corretamente, principalmente CSS. Acho impossível fazer um site/sistema que não tenha que fazer hacking de CSS.

Nesse ponto o javascript já é bem mais evoluído, tirando coisas como XMLHttpRequest, dificilmente vc precisa tratar especificidades. Se vc fazer direito, claro.

[]'s

Rodrigo C. A.

[quote=Rodrigo Carvalho Auler]O problema é que mesmo fazendo do jeito correto, os browsers não implementam corretamente, principalmente CSS. [/quote]Mas você tá falando do IE, né? :wink: Nunca vi necessidade de CSS hacking para Firefox, Safari ou Opera… E o javascript é a mesma coisa: os problemas com padrões sempre são do Internet Explorer. Pelo menos nos meus testes, esses browsers (Firefox, Safari, Opera) suportam os padrões do W3C.

Agora eu acho difícil encontrar páginas válidas de acordo com o W3C porque a maioria das pessoas faz páginas pensando apenas no Internet Explorer (não que não tenha que pensar, já que é o browser mais usado) e parece que absorvem por osmose a filosofia da Microsoft de não seguir padrões :lol:. Por exemplo, acho que 90% das pessoas que conhecem html não sabem que tags como , e são deprecated.

Sim, na verdade elas não fazem parte da estrutura da página, essas propriedades devem estar contidas em um css, é isso que o w3c diz.

Eu sempre faço pro firefox, depois saio hackeando pra funcionar no IE, mas tem algumas coisas que eu prefiro o jeito do IE do que do W3C, como por exemplo, o box model. O jeito do IE é muito mais fácil controlar, o do W3C dá a maior dor de cabeça…

http://www.w3.org/TR/REC-CSS2/box.html
http://www.communitymx.com/content/article.cfm?cid=E0989953B6F20B41

Eu torço muito pra acabar HTML, CSS e JS e termos uma coisa mais decente pra fazer interface pra web…

[]'s

Rodrigo C. A.

:shock:

mas… mas… mas… o box model do W3C eh perfeito! :shock:

É verdade, tem algumas facilidades que o IE fornece que acaba tornando mais comodo o uso.

O que eu sempre vi foi uma terceirizacao do design de aplicacoes para agencias de internet, e elas, estao amarradas a uma teoria antiga que diz, “quanto mais rapido melhor”, daih, se perde um tempo fazendo o layout no Fireworks ou Photoshop, dah uns slices aqui e ali, gera o html e voilah! tah feita a merda… algumas poucas estao investindo em Web Standards (eu acompanho o assunto, sou um cara bastante interessado ateh) cobram mais caro e demoram mais para finalizar o produto, por isso, e por nao terem um peso significativo no mercado, elas ainda infelizmente perdem clientes e portais grandes sao desenvolvidos sem padrao.

Eu sou um “web standards evangelist”, no trampo, sempre tem algum pessoal das antigas que soh sabe desenvolver JavaScript e um HTML bem de canto, por isso, sempre que eles vem me perguntar alguma coisa (e eles sempre vem) eu tento educar, mas eh complicado, sou o com menor experiencia em desenvolvimento, mas tenho a maior experiencia com (X)HTML e CSS… hehe

Pergunta: “quando usar <div> e quando usar <span>”? se nao entendeu, ou nao sabe pode ter certeza que simplesmente botar um header XHTML no documento nao vai fazer voce seguir o padrao…

[]'s

Eu acho muito estranho o modo do W3C, por exemplo, se vc colocar um width de 100px num div e um padding de 5px, a largura total vai ser de 110px. Acho que isso atrapalha, no IE a largura fica 100px, os 5px do padding ficam dentro dos 100px do width, é mais fácil de controlar.

[]'s

Rodrigo C. A.