O que eu sempre vi foi uma terceirizacao do design de aplicacoes para agencias de internet, e elas, estao amarradas a uma teoria antiga que diz, “quanto mais rapido melhor”, daih, se perde um tempo fazendo o layout no Fireworks ou Photoshop, dah uns slices aqui e ali, gera o html e voilah! tah feita a merda… algumas poucas estao investindo em Web Standards (eu acompanho o assunto, sou um cara bastante interessado ateh) cobram mais caro e demoram mais para finalizar o produto, por isso, e por nao terem um peso significativo no mercado, elas ainda infelizmente perdem clientes e portais grandes sao desenvolvidos sem padrao.
Eu sou um “web standards evangelist”, no trampo, sempre tem algum pessoal das antigas que soh sabe desenvolver JavaScript e um HTML bem de canto, por isso, sempre que eles vem me perguntar alguma coisa (e eles sempre vem) eu tento educar, mas eh complicado, sou o com menor experiencia em desenvolvimento, mas tenho a maior experiencia com (X)HTML e CSS… hehe
Pergunta: “quando usar <div> e quando usar <span>”? se nao entendeu, ou nao sabe pode ter certeza que simplesmente botar um header XHTML no documento nao vai fazer voce seguir o padrao…
[]'s