Xhtml + primefaces não roda dentro de iframe

Ola, estou fazendo um trabalho de interfaces na faculdade e achei esse Primefaces uma mão na roda na hora de montar a pagina, principalmente porque só preciso da “aparência”, não tem necessidade de fazer nada funcionar de fato o que envolveria muito código e banco de dados.

Primeiramente eu fiz uma pagina de teste com elementos do primefaces usando o Netbeans, depois de brincar um pouco com os componentes criei uma pagina so com html e quero dentro dessa pagina puxar todas as outras que estou criando com componentes do primefaces, criei um iframe na pagina principal e ja deixei pronto pra linkar com a pagina “home.xhtml”, mandei rodar e ele linka o arquivo “home” no iframe mas os componentes do primefaces somem todos, fica so o que é html.

Alguém sabe me explicar o porque? porque sem o iframe teria que carregar a pagina principal toda hora o que ficaria pesado ja que ta cheia de imagens.

Bem… você sabe JSF?
PrimeFaces é uma biblioteca de componentes para JSF, não é só jogar as coisas assim.
Você deve chamar o .jsf ou o mapeamento que você definiu no seu FacesServlet, e não o .xhtml.

[quote=fernando.camargo]Bem… você sabe JSF?
PrimeFaces é uma biblioteca de componentes para JSF, não é só jogar as coisas assim.
Você deve chamar o .jsf ou o mapeamento que você definiu no seu FacesServlet, e não o .xhtml.[/quote]

Não sei nada de JSF, poderia me indicar um site/link onde eu possa aprender o básico ?

Tinha certeza que meu problema era devido a falta de conhecimento com JSF mas não achei em local nenhum uma explicação rapida de como ele funciona e como eu devo utiliza-lo junto ao html para não ter esse tipo de problema que tive com o iframe.

Devido a minha falta de conhecimento não entendi o que você quis dizer, estou usando um raciocínio html, o codigo eu coloquei em no arquivo home.xhtml portanto achei que bastava chamar esse arquivo que ele viria com os componentes, mas pelo que você esta dizendo não funciona dessa forma, poderia me explicar o que você quis dizer com “chamar o .jsf ou mapeamento”? é criado um arquivo .jsf quando salvo o home.xhtml e eu tenho que puxar esse arquivo para os componentes aparecerem no iframe?

Bem… para entender o básico de JSF você também deve saber sobre JSP e Servlets.
Caso você também não os saiba, é melhor você fazer essa interface com JQuery UI e coisas do tipo do que se aprofundar apenas para fazer a interface.
Se souber… basicamente, toda requisição, em JSF, deve passar pelo Servlet do JSF. Ele trata todos os detalhes e o arquivo .xhtml (que, por acaso, é facelets) apenas organiza o conteúdo. Para passar pelo servlet, geralmente você o mapeia para terminações *.jsf. Ele automaticamente, durante seu processamento, procura por uma *.xhtml ou *.jsp para pegar a estrutura da página.

[quote=fernando.camargo]Bem… para entender o básico de JSF você também deve saber sobre JSP e Servlets.
Caso você também não os saiba, é melhor você fazer essa interface com JQuery UI e coisas do tipo do que se aprofundar apenas para fazer a interface.
Se souber… basicamente, toda requisição, em JSF, deve passar pelo Servlet do JSF. Ele trata todos os detalhes e o arquivo .xhtml (que, por acaso, é facelets) apenas organiza o conteúdo. Para passar pelo servlet, geralmente você o mapeia para terminações *.jsf. Ele automaticamente, durante seu processamento, procura por uma *.xhtml ou *.jsp para pegar a estrutura da página.[/quote]

Não sei JSP nem Servlets(nem facelets hehe), so sei html e um pouco de php, mas vou dar uma pesquisada, pela sua explicação ja deu pra endender como funciona so tenho que pesquisar como “fazer na pratica”.

Obrigado pela ajuda e mais uma vez se tiver uns links de sites legais que ensinem sobre isso agradeço, mas ja vou ir pesquisando de qualquer modo.

Não acho viável largar o Primefaces porque posso montar o trabalho com ele sem muita dificuldade apenas copiando e colocando o exemplos do site e customizando, se fosse ter que colocar o site pra funcionar era outra historia mas so preciso da parte gráfica e linkar uma parte do site na outra, é ai que estou com problemas, so preciso aprender o bastante pra poder linkar as diversas partes do site, acho que só aprender isso não deve demorar muito, certo?

Consegui, bem mais fácil do que imaginei.

Obrigado fernando

[quote=MarcosVP]Consegui, bem mais fácil do que imaginei.

Obrigado fernando[/quote]

Poderia dizer como conseguiu ??? vlwww