Qual dos dois tipos de arquivos é melhor se usar em uma aplicação web?
Vlw!
Karina
Qual dos dois tipos de arquivos é melhor se usar em uma aplicação web?
Vlw!
Karina
xhtml.
Eu li (infelizmente não me lembro onde) que é mais rápido.
E também te possibilita mais recursos do JSF 2.0
nem sei muito do JSP aprendi o xhtml e não me arrependo
ele é muito bom
o JSP é muito estranho sei lá não gostei de usa-lo
se eu não me engano não vai ter diferença de desempenho nenhum usando .jsp ou .xhtml, o que pode acontecer é que .xhtml não vai aceitar scriptlets no meio dos codigos
me corrijam por favor se eu estiver errado.
JSP é coisa do passado, a moda agora é XHTML. 
eu trabalho com os 2 e pra mim ambos são bons e bem rápidos…
porém acho que o XHTML ganha porque é mais simples de entender o código e mais limpo
Xhtml ajuda com templates.
[quote=karinacomk.lima]Qual dos dois tipos de arquivos é melhor se usar em uma aplicação web?
Vlw!
Karina[/quote]
Depende da aplicação, se você for utilizar JSF por exemplo, a partir da versão 2 deve-se usar xhtml, para versões anteriores se usa JSP.
O xhtml torna o código mais organizado e limpo, mas se você usar JSP com JSTL por exemplo o código também fica limpo e organizado.
Depende muito a aplicação, quais Frameworks vai utilizar, varia muito.
o que torna o processamento mais rápido não é você mudar a extensão do seu arquivo para xhtml, mas sim você adicionar facelets naquela sua aplicação jsf (em comparação com ela sem facelets).
se você não está usando jsf acredito não fazer diferença…
[quote=fabiozanardi]se eu não me engano não vai ter diferença de desempenho nenhum usando .jsp ou .xhtml, o que pode acontecer é que .xhtml não vai aceitar scriptlets no meio dos codigos
me corrijam por favor se eu estiver errado.[/quote]
Está certo!
Uma das grandes vantagens que vejo na utilização do JSP, é poder utilizar códigos java misturado com o html, usava principalmente para controlar o conteúdo que será exibido para o usuário. dependendo do tipo do usuário.
Alguém tem um material que fala sobre userPermission utiziando JSF?
att.
Isso não seria uma desvantagem?
Isso não seria uma desvantagem?[/quote]
Olha, como sou iniciante, estou no meu primeiro emprego. acredito que sim.
de que outra forma poderia controlar a exibição de conteúdo dependendo do usuário? diversas páginas para diversos tipos de usuário?
Vocẽ ja deu uma olhada no modelo MVC? Se não, da uma lida, aproveita que está começando agora e já se acostuma direto com essa forma de trabalhar.
Respondendo a sua pergunta: esse controle deve ser feito nos controllers de sua aplicação. Por isso seria interessante dar uma olhada no conceito de MVC. Espalhar código pelas views irá dar muito trabalho tanto para desenvolver quanto para manter.
Isso não seria uma desvantagem?[/quote]
A idéia é justamente o contrário, código java misturado com a [i]view/i é bem feio. Procure ler sobre o MVC conforme o romulosb falou.
Todos sabemos que uma jsp é uma servlet modificada que, para ser “mostrada” no browser, precisa ser compilada como servlet.
Isso torna o processo mais lento, dependendo do que se tem na bendita.
Mas, e xhtml? Como é renderizada?
Segue um link com uma explicação bem direta e até certo ponto detalhada:
http://xhtml.com/en/xhtml/media-types-how-the-web-works/
Comparando ambas, dá para saber qual é mais rápida… E por que…
Vale ressaltar que a jsp será convertida/compilada/carregada somente a primeira vez que for requisitada(é possível tb configurar pra se seja carregada na distribuição da aplicação). Tentei ler o link sobre como é renderizado o xhtml mas não entendi, hehe.
[quote=ssh]Uma das grandes vantagens que vejo na utilização do JSP, é poder utilizar códigos java misturado com o html, usava principalmente para controlar o conteúdo que será exibido para o usuário. dependendo do tipo do usuário.
att.[/quote]
1o:Isso não seria uma vantagem.
2o:xhtml tbm permite scriptlets na página.