Estou realiznado um pŕojeto em JSF + RICHFACES + JQUERY + POSTGRESQL + DEBIAN + NETBEANS + JSP, verifiquei que as páginas em jsp ficam pesadas… um amigo me aconselhou usar XHTML, gostaria de saber se o XHTML e melhor, e se é, em que sentido ? já tenho 9 formuários em jsp, valeria a pena modificar todos eles para usar XHTML ?
JSP roda no servidor. De uma forma grossa, é java dentro das suas páginas HTML ou XHTML.
XHTML é uma linguagem de marcação que estrutura suas págias WEB, a diferença com HTML é que ele é um XML, com regras de marcações na linguagem um pouco mais rigorosa, recomendada pela W3C.
Nada impede de você inserir Java num XHTML, o que tornaria uma JSP. Portanto nao tem como comparar as duas coisas, são duas coisas diferentes.
Aliás… as páginas ficam SEMPRE pesadas ou só na primeira vez? Lembrando que, da primeira vez que você acessa a página, ela tem o processo de compilação. E outra… tem certeza mesmo de que a lentidão é por causa da página, e não por causa do servidor?
Po cara as paginas pesadas geralmente são so na primeira vez msm. Provavelmente isso é por outro motivo msm!!!
Agora quanto ao xhtml eu acho uma maneira mais clara de se trabalhar com jsf, pricipalmente quando vc estiver trabalhando com um webdesing por exemplo. Como vc pode ter notado o html fica bem mais legivel e se você tiver algum esperiência com webwork ou struts fica bem facil de aprender.