Boa tarde!
Qual é a melhor forma de armazenar um arquivo XML?
Na verdade, eu quero descobrir qual é a melhor forma para armazenar as informações contidas em um arquivo XML que o mesmo vai ser enviado para a SEFAZ, em um projeto nosso do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).
Queria saber se é viável armazenar o XML em um banco de dados como o ORACLE, ou se tem outra forma de armazenagem?
Se alguém puder ajudar eu agradeço!
Eu nao vejo tantas maneiras de fazer isto, ou vc guarda o xml em um servidor de arquivos ou entao dentro do Oracle, e se for este ultimo usa um campo do tipo BLOB.
Existe um tipo de dados XML no Oracle, mas ele é interessante só se você precisar efetuar queries em campos dentro desse XML.
Se o XML para você for algo “opaco” (ou seja, você só o guarda sem precisar do que há dentro dele) então use um CLOB mesmo.
A vantagem do tipo de dados XML no Oracle, se não me engano, é que ele ocupa menos espaço que o próprio XML que lhe deu origem. O problema é que se você precisar guardar o XML sem absolutamente nenhuma alteração, se não me engano, você pode ter problemas, porque talvez esse tipo de armazenamento mude alguma coisa (por exemplo, <xyz></xyz> --> <xyz/> - são XMLs equivalentes mas a representação é diferente).