XMLBeans vale a pena?

Caros,

Tudo bem?

Um “arquiteto” daqui criou uns beans (VO) usando a ferramenta XMLBeans da Apache. Ele define o XSD (Schema) e então gera o código.

Criei um serviço que retornar dados nestes tipos de beans gerados.

Até ai ok, pois usa as interfaces geradas e fica normal.

Achei dois pontos ruins:

1. Nos meus DAOs, onde busco os dados, não consigo dar um new nos beans. Tenho que ficar instanciando via factory.

Ex: UmaClasse x = UmaClasse.Factory.newIntance();

1. Este serviço (EJB) será acessado por uma outra aplicação. Criei um delegate para acessar de forma remota, fazendo lookup do EJB. Ai tem uma dependência de colocar todos os JARs do XMLBeans lá na app cliente. E eu não queria isso.

Quem daí usa o XMLBeans e pode dar uma opinião? Vale a pena este esforço? Quando vocês usam XMLBeans?

Eu sinceramente achei um lixo no meu caso, pois minha comunicação é toda Java e usar XMLBeans só se justificaria no caso de trabalhar com XML, que não é o caso atualmente e o arquiteto pensou nisso como algo FUTUUUURO.

Outro ponto é que parece que ele quer gerar os relatórios na tela fazendo transformação XML + XSLT. O que eu acho lerdo e desnecessário tbm.

Aguardo opiniões.

Usar XMLBeans se não for para mastigar XML é burrice, não faz o menor sentido. Manda ele usar Rose e gerar código.