XNA com VB.NET

[@http://blogs.msdn.com/b/lisa/archive/2011/03/28/xna-is-coming-to-visual-basic.aspx]

fiquei em dúvida entre rir ou chorar, sinceramente
é certo fazer uma tecnologia abrangente, mas a Microsoft tá levando isso pra lá do exagero .-.

queria saber se alguém tem algum comentário sobre isso ‘-’

Normal, já era de esperar.

[quote=Mephy][quote]
Tonight at DevConnections, Senior Director Dave Mendlen announced that XNA support will be coming to Visual Basic. This is part of Microsoft?s co-evolution strategy, whereby we are providing equal access to Microsoft technologies for both C# and Visual Basic developers. XNA has been a top Visual Basic customer request for the past several years, so we are excited to bring this support to the product.

Stay tuned for the next couple of months when we will provide additional details on these plans.
[/quote]
[@http://blogs.msdn.com/b/lisa/archive/2011/03/28/xna-is-coming-to-visual-basic.aspx]

é certo fazer uma tecnologia abrangente, mas a Microsoft tá levando isso pra lá do exagero .-.

queria saber se alguém tem algum comentário sobre isso ‘-’[/quote]

Oi,

Ué… qual é o problema… :roll:

Isso que está ainda encima já era para ter acontecido a muuuito tempo…

[quote=Anime]
Ué… qual é o problema… :roll: [/quote]

O simples fato da inutilidade da Microsoft, que já chegou ao ponto da irritação '-'
A Microsoft é uma empresa que basicamente quer controlar todos os mercados da informática… não bastasse a grande hegemonia do Windows, vemos agora todas as tentativas pra levar todo mundo a usar a tecnologia de desenvolvimento deles…
Começou com o C#, foi pro J++/J#, lançaram até plataformas de integração com tudo isso (WCF/Azure) e tudo mais…
E pior que não sai um trabalho bem feito, tome como exemplo o compilador do Visual C++… é a plataforma mais medíocre de C++ que já vi, até a antigona da Borland supera, GCC então…

É um boom incansável de novas e novas tecnologias, que não trazem resultado positivo algum
Eu programo somente em VB.NET (odeio a orientação a objetos do .NET, mas a sintaxe mais lógica e menos codificada me atrai), e não me sinto feliz sabendo que não vou ter a tentação de usar uma tecnologia falha como o XNA (que por sinal, só trabalha com Windows e XBox)

Até quando a Microsoft vai tentar dominar o mundo? Me irrita muito isso, queria saber se mais alguém pensava assim da MS .-.

[quote=Mephy][quote=Anime]
Ué… qual é o problema… :roll: [/quote]

O simples fato da inutilidade da Microsoft, que já chegou ao ponto da irritação '-'
A Microsoft é uma empresa que basicamente quer controlar todos os mercados da informática… não bastasse a grande hegemonia do Windows, vemos agora todas as tentativas pra levar todo mundo a usar a tecnologia de desenvolvimento deles…
Começou com o C#, foi pro J++/J#, lançaram até plataformas de integração com tudo isso (WCF/Azure) e tudo mais…
E pior que não sai um trabalho bem feito, tome como exemplo o compilador do Visual C++… é a plataforma mais medíocre de C++ que já vi, até a antigona da Borland supera, GCC então…

É um boom incansável de novas e novas tecnologias, que não trazem resultado positivo algum
Eu programo somente em VB.NET (odeio a orientação a objetos do .NET, mas a sintaxe mais lógica e menos codificada me atrai), e não me sinto feliz sabendo que não vou ter a tentação de usar uma tecnologia falha como o XNA (que por sinal, só trabalha com Windows e XBox)

Até quando a Microsoft vai tentar dominar o mundo? Me irrita muito isso, queria saber se mais alguém pensava assim da MS .-.[/quote]

Nossa, calma… :wink:

Vc tb é de RP rsrs…

Não entendi sua revolta…

[quote=Mephy]
A Microsoft é uma empresa que basicamente quer controlar todos os mercados da informática… não bastasse a grande hegemonia do Windows, vemos agora todas as tentativas pra levar todo mundo a usar a tecnologia de desenvolvimento deles…[/quote]

Qualquer empresa vai crescer o máximo que puder… não teria por que ser diferente com eles…

Não programo em C++… mas já vi gente “de confiança” aqui do fórum elogiá-lo como uma ótima ferramenta.

[quote=Mephy]
É um boom incansável de novas e novas tecnologias, que não trazem resultado positivo algum[/quote]

Que resultados positivos esperava?

Se você programa apenas em VB.NET deveria ficar feliz por ter a possibilidade de fazer jogos agora.

E acho engraçado você achar pouco que “só” rode em Windows e XBox…
Muitos ótimos jogos de PC só rodam em Windows… e o xbox é um senhor console…
Desenvolver jogos pra um console de verdade com tanta facilidade pra mim é uma coisa ótima…

Está no lugar certo, muita gente aqui pensa isso da MS, da Oracle e de qualquer empresa muito grande.
Citando uma música, é facil reconhecer: “um cara com a barba por fazer, a camiseta com a cara do Chê e um buraquinho nela onde havia a estrelinha do PT”

Só expressei o que penso do assunto Abel (não me revoltei), não querendo discutir muito esse meu ponto de vista, tanto que não é o assunto principal aqui
O que eu realmente queria saber é a opinião dos outros, sobre a integração do XNA com o VB e a política da Microsoft

Porque programo VB e não gostei da notícia: uma mente está em constante expansão, e me tirou toda a vontade de aprender C# (já tava começando a tentar transformar uns códigos meus entre as duas linguagens). Agora vou ter de ir atrás de aprender outra linguagem u.u Não que eu deixe de usar o XNA no VB, vou usar sim, só acho que a MS devia pensar antes de fazer um aglomerado tão grande de ferramentas… (espero que um dia não consigam mais dar manutenção em todas, como fizeram com o VB6, gerando discórdia geral entre os adoradores de orientação a eventos)

E discordo sobre a Oracle… eles têm um excelente banco de dados, e agora adquiriram uma linguagem de ponta, e não consigo imaginar a Oracle dando grande destaque ao Solaris (só fazendo ferramentas pra ele), fechando código do Java, cobrando US$ 1.400,00 no NetBeans; ou sequer expandindo seu império pro reino da fabricação de jogos e consoles, ou pra todos os campos imagináveis da TI, como a MS faz

Mas o que eu realmente queria com esse tópico é o que expressei no primeiro parágrafo, que cada um dê sua contribuição, opinando sobre a nova ferramenta, e gerando uma discussão positiva do assunto, dando proveito a abrir a mente mais do que estrito pensamento próprio, e não questionando o ponto de vista alheio, afinal, cada um tira o que quer do mundo ao seu redor n.n

[quote=Mephy][quote]
Tonight at DevConnections, Senior Director Dave Mendlen announced that XNA support will be coming to Visual Basic. This is part of Microsoft?s co-evolution strategy, whereby we are providing equal access to Microsoft technologies for both C# and Visual Basic developers. XNA has been a top Visual Basic customer request for the past several years, so we are excited to bring this support to the product.

Stay tuned for the next couple of months when we will provide additional details on these plans.
[/quote]

queria saber se alguém tem algum comentário sobre isso ‘-’[/quote]

Eu nao acho estranho, e nao vejo problema nenhum.
Tem alguma coisa de errado a empresa usar as suas proprias tecnologias pra desenvolver jogos ??
Uma vez que C# e VB.NET compartilham o mesmo framework, nao vejo o problema.

Todo mundo critica a microsoft por isso, mas empresas como a Apple fazem a mesma coisa e ninguem reclama.

//Daniel

Pelo menos a Apple tem pelo menos um produto que presta, e é bem o sistema operacional, o mais importante…

O XNA para VB.Net é um dos grandes pedidos dos usuários para a MS. Em praticamente todas as reuniões sobre XNA que já vi, tem sempre um grupinho perguntando como se pode fazer para usa-lo em VB.Net.

Eu, particularmente, acho ótimo a MS ter tomado essa decisão, pois vai aumentar a comunidade de usuários do X-Box e, provavelmente, vai melhorar muito o feedback que terão com o XNA.

[quote=Mephy]Começou com o C#, foi pro J++/J#, lançaram até plataformas de integração com tudo isso (WCF/Azure) e tudo mais…
E pior que não sai um trabalho bem feito, tome como exemplo o compilador do Visual C++… é a plataforma mais medíocre de C++ que já vi, até a antigona da Borland supera, GCC então…[/quote]

O Visual C++ é uma das melhores IDEs para C++ que existem. Infelizmente o Visual C++ 6 é realmente mal programado, mas as versões depois dele são excelentes. A 2010, por exemplo, já tem um suporte bastante completo ao C++0x, e é bem standard. Abandonaram a idéia de forçar a MFC goela abaixo e estão mais afinados com a STL. Sem falar que tem as melhores ferramentas de debugging do mercado.

Quanto ao C#, é uma linguagem excelente. Em se falando só da linguagem e das bibliotecas básicas, considero-o melhor que o Java. Claro, o Java tem mais pontos positivos pois tem uma comunidade mais madura, mas não se pode tirar o mérito da MS nesse caso. Basta lembrar que o criador do C++ Builder, citado por você, é uma das cabeças por trás do projeto.

Vale lembrar que a MS também é uma das principais empresas por trás do comitée que aprova as mudanças para o C++, e é uma das maiores contribuidoras que a linguagem tem.

Como assim não trazem resultado? Existem muitas empresas ganhando muito dinheiro com tecnologia MS. Eu mesmo trabalho numa. E a própria MS continua como uma das empresas mais lucrativas do mundo. O que é resultado para você?

Pense melhor. O XNA é a única plataforma que hoje tem suporte para consoles. A MS, por ser dona do XBox, foi pioneira na abertura para programadores comuns, do PC e, inclusive, foi criticada pela Nintendo e Sony por isso. Não estou falando só de desenvolver (você pode desenvolver para vários consoles com a Unity), mas também de distribuir o que você desenvolveu. Você pode fazer isso pela Live, com um preço incrivelmente baixo, apenas U$99,00 por ano. Você não pode comprar simplesmente um devkit para PlayStation ou Wii, ou mesmo usar uma API com suporte.

A MS também está abrindo tecnologias do console para o PC, como fará com o Kinect na próximas versões do XNA.

Sem falar que o XNA é uma biblioteca excelente. Ela é de baixo nível, não como a Ogre ou a Unity, mas acelerada por hardware, com ótimo suporte à jogos 2D e 3D. Além disso, o XNA é também suportado em Windows Phone 7 (a taxa do apphub, que citei acima, também inclui 100 submissões de jogos gratuitas para Windows Phone).

Se você acha a linguagem do VB.Net estranha, mude para o C#. Mas não culpe a plataforma como um todo por causa da linguagem.

bem, isso aqui era pra ser um tópico pra cada um expressar sua opinião em relação ao tema, não em relação à minha opinião…

[quote=Mephy][quote=windsofhell]
Eu nao acho estranho, e nao vejo problema nenhum.
Tem alguma coisa de errado a empresa usar as suas proprias tecnologias pra desenvolver jogos ??
Uma vez que C# e VB.NET compartilham o mesmo framework, nao vejo o problema.

Todo mundo critica a microsoft por isso, mas empresas como a Apple fazem a mesma coisa e ninguem reclama.

//Daniel
[/quote]

Pelo menos a Apple tem pelo menos um produto que presta, e é bem o sistema operacional, o mais importante…[/quote]

Ok… Sem querer entrar numa guerra pra discutir se a microsoft eh uma merda ou nao, mas porque vc acha que ela nao tem nenhum produto que presta??
Vc citou sistema operacional, bem o windows 7 apesar de alguns problemas, esta bem estavel, 1000 vezes melhor que o seu antecessor. Eu uso windows 7 no trabalho e nunca tive problemas.
A parte de desenvolvimento dispensa qualquer tipo de comentario, .NET Framework, o visual studio, TFS, c# e ate mesmo o VB.NET sao otimas ferramentas, se vc comparar com o que tem no mercado, nao existe nada que possa competir e mais e mais gente muda pro desenvolvimento .NET, a comunidade .NET cresce a cada ano, veja o numero grande de comunidades, blogs e eventos de .NET pelo mundo.
Em muitos paises a oferta de empregos .NET eh maior que Java por exemplo, principalmente aqui na Europa.

Soh por isso, vc tem uma dica que nao sao produtos tao lixo como “todo mundo” (alguns opensource-wannabe-fanboys-que-instalam-ubuntu-em-casa-e-se-acham-hackers) falam.

A parte de games a microsoft ta indo bem tb, o XNA eh um otimo framework e agora que vc pode usar com C# e VB.NET vao aumentar muito mais o numero de desenvolvedores de jogos.
Eu tenho minhas duvidas a respeito do xbox, ja tive muito problema com ele, mas eh um bom console, com otimos jogos exclusivos e o kinect eh impressionante eu estou quase comprando um xbox novamente soh por causa do kinect.

Novamente, nao vejo problema nenhum a Microsoft ter adicionado XNA para o VB.NET. Como o Vini disse eu acho otimo, soh vai aumentar o numero de pessoas desenvolvendo jogos pro Xbox, o XNA vai ficar cada vez melhor e muitos jogos independentes bons pra xbox vao pipocar por ai.

Todo o mes aqui na empresa nos temos um dia inteiro pra desenvolver qualquer projeto que a gente queira, e no dia seguinte a gente faz uma apresentacao dos projetos, um carinha aqui fez um jogo Breakout usando C# e XNA, em um dia e o jogos ficou bem legal, claro que estava bem simples claro, mas bem legal.

//Daniel