XP também serve para projetos de migração de sistema legado?

5 respostas
Metallica

Olá a todos,

Estou trabalhando em um projeto de migração de um sistema legado em VB para Java EE e infelizmente usamos completamente a metodologia tradiconal para desenvolvê-lo (modelo cascata).

Já conhecia os processos ágeis e fiquei ainda mais interessado depois de ter lido o livro de XP do Vinicius Teles. Mas fiquei com uma grande dúvida: será que o XP se aplicaria ao projeto que estou trabalhando? Alguns dos motivos:

:arrow: Não temos um cliente pedindo novas funcionalidades, são as mesmas funcionalidades, só muda mais a linguagem e o visual das telas. No lugar do cliente, tem um gerente que entende do negócio.
:arrow: Ainda as funcionalidades ja estão desenvolvidas, não há muito o que criar, basicamente repetir adaptado para Java. O que não acaba o tornando um sistema muito orientado a objetos
:arrow: Estamos completamente presos a um banco de dados relacional (tudo é consulta SQL, o processamento Java é muito pouco) isso me gera dúvidas quanto aos testes unitários.

De toda forma, o projeto já está bastante atrasado, algumas funcionalidades estão incompletas, o custo já estourou e existe muitos diagramas UML abandonados que ninguém mais atualiza nem confia. Alguns sinais de perigo :lol:

Será que esses pontos são motivos de complicações para implantar o XP? O que vocês acham?

5 Respostas

s4nchez

Eu acho que infelizmente nao vai ser XP que vai salvar esse projeto.

Metallica

Hahahaha também acho.Poderia comentar mais a respeito?

icarocd

Na medida em que a adoção de uma metodologia ágil, como o Scrum, pode te ajudar a reduzir riscos e estabelecer prioridades aliadas a entregas de valor de negócio real, eu te digo que sim, pode te ajudar bastante.
Porém a metodologia por si só pode não ser suficiente.
Sugiro estabelecerem e priorizarem aquilo que ainda faltam fazer, e assegurar as funcionalidades ditas já feitas com um bom pacote de testes de regressão. O fato de haver supostamente muita lógica em SQL (que foi o que você comentou) não os isenta de fazer testes!

Metallica

Outra coisa que eu lembrei: o projeto também é direcionado para vários clientes, é como se fosse um software de prateleira, não tem um cliente só dizendo o que ele quer. O software tem várias funcionalidades pra vários clientes. Acho que isso é bem complicado de adaptar no XP, não?

Y

Nao por isso, por mais que as solicitacoes nao venham de um cliente so, alguem vai ter que priorizar, depois de priorizado entra no fluxo normal do XP.

Criado 1 de novembro de 2011
Ultima resposta 10 de nov. de 2011
Respostas 5
Participantes 4