Olá a todos,
Estou trabalhando em um projeto de migração de um sistema legado em VB para Java EE e infelizmente usamos completamente a metodologia tradiconal para desenvolvê-lo (modelo cascata).
Já conhecia os processos ágeis e fiquei ainda mais interessado depois de ter lido o livro de XP do Vinicius Teles. Mas fiquei com uma grande dúvida: será que o XP se aplicaria ao projeto que estou trabalhando? Alguns dos motivos:
:arrow: Não temos um cliente pedindo novas funcionalidades, são as mesmas funcionalidades, só muda mais a linguagem e o visual das telas. No lugar do cliente, tem um gerente que entende do negócio.
:arrow: Ainda as funcionalidades ja estão desenvolvidas, não há muito o que criar, basicamente repetir adaptado para Java. O que não acaba o tornando um sistema muito orientado a objetos
:arrow: Estamos completamente presos a um banco de dados relacional (tudo é consulta SQL, o processamento Java é muito pouco) isso me gera dúvidas quanto aos testes unitários.
De toda forma, o projeto já está bastante atrasado, algumas funcionalidades estão incompletas, o custo já estourou e existe muitos diagramas UML abandonados que ninguém mais atualiza nem confia. Alguns sinais de perigo :lol:
Será que esses pontos são motivos de complicações para implantar o XP? O que vocês acham?