Boa tarde,
Tô fazendo uns testes com XUL aqui conforme a sugestão de um pessoal daqui mesmo e surgiu algumas dúvidas:
Vocês usam XUL com J2EE ou J2SE?
Se for J2EE, primeiro não vejo muito sentido, já que JSP e outros frameworks tem um acesso mais fácil ao controle e modelo. Mas como vocês fazer para manipular os objetos HTTP?XUL tem acesso tabém aos recursos de sessão, contexto, e etc?
Caso for J2SE, como você fazem para ‘comunicar’ o XUL com objetos Java? Como recuperam os dados do controle e manipulam no XUL?
E uma dúvida a parte, como modifico a skin do XUL, somente no css ‘na mão’ mesmo? Ou há skins prontas?
Eu é que não soube me expressar, notei como é o funcionamento dele.
O que queria saber é como ele se comunica com o server mesmo, só através de javascript?
E se eu quiser usar com J2SE, sabe como faço a ‘conversa’ das classes com o XUL?
Valeus.
Editado: Ah, lembrei de algo que ia perguntar. Eu tava fazendo aquele tutorial que você indicou lá do Xulplanet Luca, porém não consigo importar os arquivos externos, tipo .js e .css. Se eu criar uma function dentro do Xul, ela funciona, mas se eu criar num arquivo .js e importar este arquivo dentro do XUL, não ache este método.
Obs: E o pior que o arquivo .js tá no mesmo diretório do arquivo xul
Sérgio,
Apesar de estar apanhando um pouco agora no princípio, achei a proposta dele bem interessante, eu recomendo que dê uma olhada.
Em http://www.xulplanet.com/ tem um tutorial bem didático.(Main Tutorial)
Brother,
Vou te incomodar mais um pouco, que achei bem interessante esse XUL.
Como você faz para ele ler os dados vindo de um servlet?
Por exemplo, no servlet geralmente eu chamo uma página, e jogo os atributos na session, ou então pelo objeto request mesmo eu recupero no JSP. Como você faz isso no XUL?
Por exemplo, no servlet eu consulto o banco e trago os registros, como no XUL você preenche um campo com os dados vindos do servlet? Ou você monta o XUL dentro do servlet mesmo?
[quote]Não se esqueça de colocar isso (com jsp) antes da declaração do xml
$res.setHeader(“Content-Type”, “application/vnd.mozilla.xul+xml”)[/quote]
Pelo que entendi, dentro do arquivo .xul, eu vou colocar esta declaração?
tipo:[code]<%res.setHeader(“Content-Type”, “application/vnd.mozilla.xul+xml”);%>
Mas se é o container quem reconhece o JSP e envia o HTML para o browser, como que o navegador vai reconhecer os ‘comandos’ .jsp dentro do XUL?
E outra, eu hoje crio os .xul e chamo pela linha de comando, enviando por um servlet, eu vou ter que obrigatoriamente abrir ele pelo browser, utilizando a URL?
hehe desculpe, não expliquei direito, e ainda dei o exemplo usando Velocity hehe
Sua página será .jsp, pois o container tem que fazer o serviço dele. Só que você quer que o resutado final seja uma página XUL, e não o padrão html.
Então, lá no topo, antes de tudo, você deve colocar o seguinte:
Não entendi essa frase!?!Aliás, acho que tá faltando ou sobrando palavras nela…hehe
Obs:Já abusando de tua boa vontade, quando eu executo o .xul pela linha de comando, ele some com todas barras do Firefox, sem barra de endereço, ferramentas, navegação, etc. Tem como eu fazer isso via código, deixar somante a barra de título, como acontece quando eu chamo pela linha de comando.