YABT - Yet Another Blocked Topic

O assunto levantando no topico http://www.guj.com.br/posts/list/97286.java sobre a prepotência em bloquear tópicos
não foi extinguido. Apenas 7 opiniões em 44,505 foram ouvidas.

O tópico não apresentava nenhuma falta de netiqueta, insulto, troll ou qualquer outro motivo para ser fechado. A menos que se considere que o assunto possa ser considerado uma critica ao serviço do GUJ e isso possa ser considerado um insulto.

Se usar o GUJ é um privilégio e não um direito, a liberdade de expressão e de colocar em causa as ideias dos outros sim é um direito e não um privilégio. O GUJ fornece um serviço e como tal tem responsabilidades legais de o fornecer sem violar nenhum principio moral ou legal. Se usar o GUJ é um privilégio , o GUJ não deixa de ser um serviço e como tal o seu uso não deixa de ser um direito. O conjunto de pessoas responsável pelo GUJ sim formam um corpo passível de ação judicial e como tal usar o GUJ sim é protegido por leis que , quando não cumpridas, podem levar a ação judiciais sobre os seus responsáveis.
Não se iludam os usuários do GUJ achando que o GUJ é apenas um site sem responsabilidades.

O fato de tópico ser bloqueado sem justificação apresenta-se como uma falta de respeito a quem usa o GUJ, e pode ser até encarado como censura. Isto sim viola o direito do usuário do GUJ a utilizar o serviço provido por ele já que nenhuma regra de conduta foi violada.

Se usar o GUJ é um privilegio, moderá-lo é um privilégio ainda maior que deve ser respeitado, como sinal de respeito aos próprios usuários do GUJ. Abusos como este deveriam fazer os outros moderadores se envergonharem e moderarem estes exageros dos seus colegas. O moderador que bloquear um topico apenas por capricho deve ser avisado e a repetição do ato deve implicar na perda do status de moderador.

O usuário do GUJ aceita um termo de serviço que não implica em ter pena de quem disponibiliza o serviço do GUJ. Nem responsabilidade sobre os custos. Embora o usuário seja livre de colaborar ele não é obrigado a fazer isso. E portanto, custos e responsabilidades decorrentes da manutenção do GUJ não podem ser usados como justificativa para a quebra do proprio serviço, e pior, a quebra de direitos dos próprios usuários.

O fato de um tópico cair em desgraça depende unica e exclusivamente da ação de TODOS os usuários do GUJ. A moderação deve passar por aviso privados ANTES de bloquear o tópico. O bloqueio de um tópico deve ser acompanhado de uma justificativa oficial do GUJ e não pela opinião de um moderador. Os usuários que violam os princípios de conduta ditados pelo GUJ devem ser avisados publicamente elucidando a violação como aviso e prerrogativa de evitar futuros problemas.

O GUJ carece de uma desculpa oficial publica por violar o contrato de serviço oferecido por ele mesmo.

Usar o GUJ não é um privilégio a partir do momento em que censurar a opinião os usuários do seu serviço é possível.

Espero que este tópico não seja trancado no melhor interesse dos usuários do GUJ e que tanto os usuários e os moderadores tomem consciência das regras morais e legais em que se enquadram as suas ações. Espero também que aqueles usuários que insultam gratuitamente, jocosamente e infantilmente os outros usuários se consciencializem que foram as suas ações que levaram ao bloqueio incorreto dos tópicos.

O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente.
A corrupção é inaceitável.

Bem, se a desculpa oficial são os custos, onde encontro o número de uma conta bancária para fazer depósito? Vamos colaborar com o GUJ.

Apesar que sinceramente, isso parece mais como uma desculpa esfarrapada. O motivo real é que os moderadores já estão de saco cheio de tópicos deste tipo e não aguentam mais os ver. Até aí entendo. O problema é que está faltando um jeito de lidar com os usuários nestes casos.

Concordo plenamente, faço minhas todas as suas palavras.

O privilégio é recíproco, o GUJ deve se considerar privilegiado por nos ter como usuários.

Quanto aos custos gerados aos mantenedores, sugiro (se isto não está sendo feito ainda) que se use a audiência do forum para lucrar, usando todas as ferramentas disponíveis e de conhecimento geral hoje no mundo da internet, como AdSense, etc.

E, antes de qualquer responsabilidade legal, a responsabilidade moral de qualquer pessoa ou entidade deve ser de manter e promover a democracia, com atitudes como, especialmente neste caso, permitir e estimular a livre expressão.

Compartilho da opiniao que foi um COMPLETO absurdo o bloqueio de tal topico e assim como compartilho da opiniao que se caso seja necessario a cobertura desses custos, que sejam especificados ao inves de so falar que sao caros e que seja feita uma conta publica para deposito. E que seja cobrada assinatura. Pagaria com todo o prazer por liberdade de expressao.

Nao tem um forum que eu ja participei ate hoje que nao teve esse tipo de discussao. E a historia eh sempre a mesma: um ou outro usuario toca o terror ou eh simplesmente sem nocao, outros se sentem censurados quando nao podem mais ser ou alimentar trolls e no final a culpa eh sempre da moderacao.

Desde que entrei aqui eu confiei no bom senso dos moderadores que inegavelmente tentam fazer o que julgam necessario para isso aqui nao virar uma baderna. Se um dia eu nao concordar com algo vou falar diretamente com a pessoa ao inves de praguejar sobre “direitos” ou “censura” ou “medidas legais”.

E mais importante, eu boto fe no bom senso de cada usuario de largar mao de mimimi e fazer algo de util nesse forum ao inves de ficar tomando as dores um dos outros.

[quote=s4nchez]Nao tem um forum que eu ja participei ate hoje que nao teve esse tipo de discussao. E a historia eh sempre a mesma: um ou outro usuario toca o terror ou eh simplesmente sem nocao, outros se sentem censurados quando nao podem mais ser ou alimentar trolls e no final a culpa eh sempre da moderacao.

Desde que entrei aqui eu confiei no bom senso dos moderadores que inegavelmente tentam fazer o que julgam necessario para isso aqui nao virar uma baderna. Se um dia eu nao concordar com algo vou falar diretamente com a pessoa ao inves de praguejar sobre “direitos” ou “censura” ou “medidas legais”.

E mais importante, eu boto fe no bom senso de cada usuario de largar mao de mimimi e fazer algo de util nesse forum ao inves de ficar tomando as dores um dos outros.[/quote]

A questao nao e essa. A questao que esta sendo exposta e que deve-se ter o direito de falar o que quiser e quando os custos forem alegados e a comunidade se sentir mal com isso, ela se poe na postura de pagar pelos custos que gera. E como um colega disse, o GUJ tambem deveria se sentir bem com todos os usuarios.

Se voce ja participou de tantos foruns assim e nao tinha isso, voce nao participou de tantos assim. ja vi quilos de forum sem isso e com uma discussao acirrada e muitos mais moderadores ativos (em media tinha 2 moderadores ativos todas as horas por forum), sempre. Que so cuidavam daqueles foruns especificos.

No underlinux por exemplo , a galera colabora clicando nos banners e tem googleads em todos os topicos. Mesmo qeu fique um pouco feio da pra sustenatr o forum e ainda sobra muito dinheiro. A ultima vez que vi, so com os clicks e a publicidade conseguiram comprar um servidor quadcore pra hospedar o site, e todos os custos sao pagos, e ainda sobra dinheiro em caixa. A galera la e proativa o suficiente para fazer camisas do site e vender. (todo mundo compra). E com o que sobrou em um ano deu pra mandar a galera toda que criou o Under praquele evento no vale do silicio que eu esqueci o nome.

Agora, se voce viu o topico supracitado, ele nao teve motivo ALGUM a ser bloqueado. E quem nao se sente mal com outros alegando tais custos (int) Eu me proponho a contribuir justamente por causa disso. E como se todos fossem “filhos” bastardos do GUJ. E essa e uma visao errada.

Outro exemplo de proatividade era o forum do clubedelphi (que depois virou uma empresa), la a galera fazia as mesmas coisas (camisa, etc) pra conseguir dinheiro. E como sempre, SOBRAVA dinheiro.

E nesse tipo de forum, nao ha falta de moderadores - caso um usuario gere uns 2 topicos que nao falem nada com nada ele e bloqueado e pronto, acabou.

O link a seguir não tem a intenção de ser uma piada , um insulto ou qualquer ter qualquer outra qualidade além de poder servir como ferramenta de auto-conscientelização independentemente da seriedade do teste.

Que tipo de moderador você seria?

meu resultado:

[quote]Neutralist
You hold many of the core neutralist beliefs. You are very much so against a small staff and believe that too much power should not be in the hands of few. You rarely get involved in staff conflicts because you believe it is in your best interest not to. You also believe the rules should be adapted for a situation-by-situation basis, and should not be used as total concrete law. [/quote]

contratado ? =P

Bloqueio de topicos nao tem nada a ver com dinheiro. Quanto mais popular eh este forum, mais opcoes existem para arcar com estes custos.

Infeliz de quem alegou isso, mais infeliz que esta dando corda no assunto.

Creio que o GUJ foi criado para ajudar quem deseja saber algo de java e não para discussões sem nexo, ou até que tenha nexo mas não tem nada a ver com java, tipo essa aqui.

O povo fala que pagaria, que pagaria… Mas queria ver mesmo se isto aqui fosse cobrado, quantos mil sites que pedem ajuda a seus usuários e ficam passando aperto?

Concordo plenamente que esses tópicos inúteis só alimentam os trolls, peço que vejam a quantidade de tópicos que não tem nada a ver, ou que acabam em discussões pessoais.

Com certeza isso é puro lixo na rede, querem debater opiniões e terem liberdade de expressão? Montem uma comunidade no orkut, é facinho!

Nós é que devemos agradecer o privilegio de ter um ótimo site sobre java não é obrigação de ninguém manter isso aqui para os outros virem cobrar e reinvidicar direitos, quem tem direitos tem deveres meus amigos!

Expresso minha opinião…

ATT
RICOLDI

Edit:
Engraçado como sempre são as mesmas pessoas, meu amigo Sergio, estou vendo mesmo muito futuro nesse tópico… se eu estou no achismo e não tenho como provar! me prove o contrario vc então?

[quote=s4nchez]Bloqueio de topicos nao tem nada a ver com dinheiro. Quanto mais popular eh este forum, mais opcoes existem para arcar com estes custos.

Infeliz de quem alegou isso, mais infeliz que esta dando corda no assunto.[/quote]

Esse e um tipico exemplo de opinioes que geram flamewars. Colaborar e que nao vou, so posso dizer que voce esta extremamente desinformado sobre os fatos e opinando.

Ou, de uma forma menos classica e mais visionaria, pagando pau.

[quote=ricoldi]Creio que o GUJ foi criado para ajudar quem deseja saber algo de java e não para discussões sem nexo, ou até que tenha nexo mas não tem nada a ver com java, tipo essa aqui.

O povo fala que pagaria, que pagaria… Mas queria ver mesmo se isto aqui fosse cobrado, quantos mil sites que pedem ajuda a seus usuários e ficam passando aperto?

Concordo plenamente que esses tópicos inúteis só alimentam os trolls, peço que vejam a quantidade de tópicos que não tem nada a ver, ou que acabam em discussões pessoais.

Com certeza isso é puro lixo na rede, querem debater opiniões e terem liberdade de expressão? Montem uma comunidade no orkut, é facinho!

Nós é que devemos agradecer o privilegio de ter um ótimo site sobre java não é obrigação de ninguém manter isso aqui para os outros virem cobrar e reinvidicar direitos, quem tem direitos tem deveres meus amigos!

Expresso minha opinião…

ATT
RICOLDI
[/quote]

Eu acho que voce deveria ler a descricao do topico la na index dos foruns antes de falar algo.

E este topico nao e inutil. Se voce for pensar aqui pode estar surgindo, talvez, uma forma de ajuda monetaria ao GUJ. E ourta coisa meu caro, a sua opiniao sobre “varios sites pedindo ajuda aos usuarios que nao colaboram” nao expressa nada. Nao ha como definir um padrao. Em todos os foruns que eu por exemplo fui participante colaborei monetariamente sim. Assim como varios outros colaborariam. Agora se voce tem alguma estatistica quanto a isso use-a, mas nao use nada inconcreto ou relativo ao achismo ou empirismo em si.

PS: Como eu ja disse antes, com o topico do Marcio Duran que foi bloqueado eu concordo, mas com o topico supracitado e impossivel concordar.

Acho que tópicos non-sense acabam sendo engraçadinhos e tal.

Mas daqui a 2 meses você está com algum problema, e quer fazer uma busca no forum, vai que tenha algo que possa te ajudar. Ai você acaba passando por páginas e mais páginas inúteis, que não teriam motivo para estar ali.

Se todos tivessem um pouco de bom senso e não respondessem tópicos sem sentido não teríamos este problema.

my 2 cents

Sou a favor do Google AdSense aqui no forum…

eu usava ele na época que tinha meu site de jogo em browser…
dá pra ganhar o suficiente pra bancar as despesas, e ainda sobra pra fazer um churrasco no fim do mês…

se todos clicarem 1x por dia no AdSense…
supondo q o GUJ tenha garantido uns 100 usuarios diferentes clicando por dia

vai gerar garantido uns 300 reais por mes…

nao eh suficiente??

[quote=Ssalgado]Acho que tópicos non-sense acabam sendo engraçadinhos e tal.

Mas daqui a 2 meses você está com algum problema, e quer fazer uma busca no forum, vai que tenha algo que possa te ajudar. Ai você acaba passando por páginas e mais páginas inúteis, que não teriam motivo para estar ali.

Se todos tivessem um pouco de bom senso e não respondessem tópicos sem sentido não teríamos este problema.

my 2 cents[/quote]

Concordo em partes. Mas veja so, o google tem teras de informacoes inuteis. Mas se voce souber realmente buscar nele, com as ferramentas que ele oferece voce consegue obter um resultado interessante e desejado de cara. E muito dificil que eu faca uma busca no google que nao me retorne resultado interessante logo no inicio. E normalmente so uso aspas, type, e +.

E o sistema de votacoes de topicos (int) Como anda(int) o GUJ tem isso implementado(int) Ai eu nao sei.

Mas bem, eu acho que escolheram o JForum como forma de apoio e por ser em Java e compatibilidade com o Site em si, mas existem projetos aparentemente mais maduros como o PHPBBForum. Nao estou dizendo que este forum nao deveria ser usado,logicamente. E seu desenvolvimento e constante, mas o PHPBBForum conta com uma maturidade maior. Ao menos essa e a minha visao. E acho que foruns deveriam ser usados de acordo com a maturidade e nao por outras coisas (como linguagem ou apoio).

[quote=alucardeck]Sou a favor do Google AdSense aqui no forum…

eu usava ele na época que tinha meu site de jogo em browser…
dá pra ganhar o suficiente pra bancar as despesas, e ainda sobra pra fazer um churrasco no fim do mês…

se todos clicarem 1x por dia no AdSense…
supondo q o GUJ tenha garantido uns 100 usuarios diferentes clicando por dia

vai gerar garantido uns 300 reais por mes…

nao eh suficiente??[/quote]

100 usuarios(int) HOhoho. Isso e pouco, aposto.

Mas lembre-se, essa nao e uma questao para nos, miseros usuarios. Tem quilos de informacoes que nos desconhecemos ou simplesmente nunca vamos obter uma resposta valida ou coerente.

Lá no panteao, a coisa e diferente. =)

[quote] Edit:
Engraçado como sempre são as mesmas pessoas, meu amigo Sergio, estou vendo mesmo muito futuro nesse tópico… se eu estou no achismo e não tenho como provar! me prove o contrario vc então? [/quote]

Me prove voce entao, que afirmou algo primeiro. =)

[quote=Sergio Figueras][quote] Edit:
Engraçado como sempre são as mesmas pessoas, meu amigo Sergio, estou vendo mesmo muito futuro nesse tópico… se eu estou no achismo e não tenho como provar! me prove o contrario vc então? [/quote]

Me prove voce entao, que afirmou algo primeiro. =)[/quote]

Como vou provar se estou no achismo?
você que pelo visto é o dono da razão.

FIM.
Edit:
é FIM irmão!

Att
Ricoldi

[quote=ricoldi][quote=Sergio Figueras][quote] Edit:
Engraçado como sempre são as mesmas pessoas, meu amigo Sergio, estou vendo mesmo muito futuro nesse tópico… se eu estou no achismo e não tenho como provar! me prove o contrario vc então? [/quote]

Me prove voce entao, que afirmou algo primeiro. =)[/quote]

Como vou provar se estou no achismo?
você que pelo visto é o dono da razão.

FIM.

Att
Ricoldi[/quote]

Resolver isso por MP e mais etico. Entao, vamos la.

Bom eu acho o seguinte, se existe uma area OFF Topic entao é OFF, e nao importa o assunto, qualquer assunto pode ser postado, claro pelo menos que seja ligado a tecnologia.

Mesmo os topicos do Marcio Duran, pois mesmo meio sem sentido, se é OFF entao ele pode postar, responde quem quiser, agora nego entra no post dele só pra postar: “Puta merda outro post do Duran”, a primeira coisa que fazem é meter o pau no cara, ai ja começa a flame, se nao gosta do cara entao pq entrou no topico dele???
Se nao gostam de topicos que nao fala de java entao fechem o OFF TOPIC, pq OFF é OFF

Agora o que anda acontecendo, é que um topico começa falando de algo e logo chega um e desvirtua o assunto, e dai pra uma guerra pessoal é um pulo, ai tem que ser trancado mesmo, virou bagunça tranca!

E é incrivel como são sempre os mesmos que começam a bagunça dos topicos 8)