YABT - Yet Another Blocked Topic

[quote=fredferrao]Bom eu acho o seguinte, se existe uma area OFF Topic entao é OFF, e nao importa o assunto, qualquer assunto pode ser postado, claro pelo menos que seja ligado a tecnologia.

Mesmo os topicos do Marcio Duran, pois mesmo meio sem sentido, se é OFF entao ele pode postar, responde quem quiser, agora nego entra no post dele só pra postar: “Puta merda outro post do Duran”, a primeira coisa que fazem é meter o pau no cara, ai ja começa a flame, se nao gosta do cara entao pq entrou no topico dele???
Se nao gostam de topicos que nao fala de java entao fechem o OFF TOPIC, pq OFF é OFF

Agora o que anda acontecendo, é que um topico começa falando de algo e logo chega um e desvirtua o assunto, e dai pra uma guerra pessoal é um pulo, ai tem que ser trancado mesmo, virou bagunça tranca!

E é incrivel como são sempre os mesmos que começam a bagunça dos topicos 8) [/quote]

Concordo. E acho que eu sim vacilei naquele topico do Duran, eu entrava so pra falar isso. Mas em, estava meio de saco cheio daquilo e acabeierrando. Vou mandar uma MP pra ele depois sobre aquela postura.

Sobre isso de desvirtuar eu concordo em varios topicos e discordo em outros tambem. Tem gente que desvirtua de proposito, ja tem outros que fazem uma opiniao ou geram uma opiniao sobre algo relativo aquele assunto tipo - o topico e sobre o BD paradox em rede, ai alguem chega falnado que ta com problemas na rede, eu nao acho que tenha tanto problema assim.

Mas desvirtuar completamente como varios ai fazem, eu acho errado sim.

[quote=Sergio Figueras][quote=fredferrao]Bom eu acho o seguinte, se existe uma area OFF Topic entao é OFF, e nao importa o assunto, qualquer assunto pode ser postado, claro pelo menos que seja ligado a tecnologia.

Mesmo os topicos do Marcio Duran, pois mesmo meio sem sentido, se é OFF entao ele pode postar, responde quem quiser, agora nego entra no post dele só pra postar: “Puta merda outro post do Duran”, a primeira coisa que fazem é meter o pau no cara, ai ja começa a flame, se nao gosta do cara entao pq entrou no topico dele???
Se nao gostam de topicos que nao fala de java entao fechem o OFF TOPIC, pq OFF é OFF

Agora o que anda acontecendo, é que um topico começa falando de algo e logo chega um e desvirtua o assunto, e dai pra uma guerra pessoal é um pulo, ai tem que ser trancado mesmo, virou bagunça tranca!

E é incrivel como são sempre os mesmos que começam a bagunça dos topicos 8) [/quote]

Concordo. E acho que eu sim vacilei naquele topico do Duran, eu entrava so pra falar isso. Mas em, estava meio de saco cheio daquilo e acabeierrando. Vou mandar uma MP pra ele depois sobre aquela postura.

Sobre isso de desvirtuar eu concordo em varios topicos e discordo em outros tambem. Tem gente que desvirtua de proposito, ja tem outros que fazem uma opiniao ou geram uma opiniao sobre algo relativo aquele assunto tipo - o topico e sobre o BD paradox em rede, ai alguem chega falnado que ta com problemas na rede, eu nao acho que tenha tanto problema assim.

Mas desvirtuar completamente como varios ai fazem, eu acho errado sim.[/quote]

Sim claro, as vezes o assunto vai mudando, mas num mesmo contexto, agora quer um exemplo? Aquele topico sobre fome no trabalho, aff acabaram discutindo todos os problema do Brasil nele.

Este tópico não visa encontrar uma forma de ajuda monetária ao GUJ. Embora isso seja uma causa justa, esse tipo de tópicos cabe aos administradores do GUJ iniciar se sentirem a necessidade.

Este tópico visa mostrar a displicência, prepotência e descaso que os moderadores tiveram em bloquear um tópico que não ofende em nada as regras de conduta do forum. (podemos encontrar outros exemplos de topico nestas condições, mas apenas um é suficiente)

Este tópico visa conscientizar moderadores e usuários da importância da responsabilidade das suas próprias ações.

Para atingir esta finalidade os argumentos utilizados pelos moderadores para justificarem o fato de trancarem topicos ad-doc foram colocados em causa. O principal deles é que utilizar o GUJ é um privilégio e não um direito. Este argumento é falacioso porque o GUJ é um serviço e como tal os seus usuários são consumidores desse serviço. O fato do serviço ser gratuito não implica em que a relação provedor-consumidor não existe. Ela existe. E com ela, existem regras e direitos para os usuários da mesma forma que existem paras os moderadores.
Mesmo supondo que podemos ignorar a lei , e/ou, que o GUJ não é um serviço e não ha uma relação de provedor-consumidor, podemos ainda argumentar que se usar o GUJ é um privilégio e por isso os usuários devem cuidas das suas participações, então os moderadores têm um privilégio ainda maior - já que possui poder que os usuários não têm , como seja bloquear topicos - e portanto a sua participação deve ser ainda mais cuidadosa. Ou seja, para que o poder não seja abusado.

As regras do forum dizem :

" Você concorda que quem faz e mantém estas páginas, administradores e moderadores deste fórum tem o direito de remover, editar, mover ou encerrar qualquer tópico em qualquer altura que eles assim o entendam. "

Encerrar o tópico não significa bloquear a participação dos usuários, até mesmo por causa da parte em negrito.
Bloquear é um ato administrativo que não se encaixa com a regra supracitada - já que quem criou a página nada pode fazer - e como tal está sujeito a regras éticas, morais e legais fornecidas pela consciência de quem pode executar esse poder e em ultima instância sujeito a regras das relações provedor-consumidor, que, foram muito bem colocadas como "Se usar o GUJ é um previlégio,
o GUJ deve-se considerar privilegiado por nos ter como usuários. ". Caso contrário o numero de 44 505 registros de usuários, e o numero de 517,281 mensagens não pode ser encarado como um sucesso.

Se o ato de bloquear um tópico sem justificação e sem razão aparente ou violação de regras de conduta não pode ser considerado censura ( acho que as pessoas têm medo desta palavra … não sei por quê … ) então o que poderia ser censura ? reescrever os textos dos usuários ? Apagá-los ? Era só o que faltava… isso seria ainda um desrespeito maior.

Olá

[quote=Ssalgado]Acho que tópicos non-sense acabam sendo engraçadinhos e tal.

Mas daqui a 2 meses você está com algum problema, e quer fazer uma busca no forum, vai que tenha algo que possa te ajudar. Ai você acaba passando por páginas e mais páginas inúteis, que não teriam motivo para estar ali.

Se todos tivessem um pouco de bom senso e não respondessem tópicos sem sentido não teríamos este problema.

my 2 cents[/quote]

Seus 2 cents valeram muito. Concordo plenamente e exatamente por este motivo que alguns tópicos foram fechados (infelizmente alguns foram de forma precipitada mas errar é humano).

Na minha opinião e até mesmo na opinião de alguns outros moderadores que fecharam tópicos, o fechamento foi exagerado. Nós aqui no GUJ sempre nos orgulhamos de raramente fechar tópicos.

Mas aí apareceu um problema que ainda não sabemos exatamente como lidar. É a tal questão dos tópicos non sense que parecem ter sido criados por um gerador de blá-blá-blá. Somos muitos moderadores e cada um tem a sua opinião. Há gente que acha que o GUJ está se notabilizando por estes tópicos non sense e que isto precisa acabar. Outros acham que se a gente não fizer muita espuma a repercussão será menor.

Não sou contra que se discutam coisas como a deste tópico. Na verdade até penso que se alguém se dispõe a gastar seu tempo assim é porque está colaborando para melhorar o GUJ. Sempre repeti aqui que o GUJ é de todos nós e fico contente quando percebo que outros também pensam assim.

Cada pergunta, por mais idiota que pareça, tem seu valor. Responder perguntas no GUJ ainda é um dos melhores meios de aprendizado. Mas a gente deve evitar respostas puramente provocativas com grandes chances de virar barraco. Um pouco de arrogância, por pior que seja no mundo lá fora, é até aceitável porque afinal isto é quase atávico nos nerds. Só precisamos não exagerar na dose.

Como moderador mas sem falar no nome dos outros moderadores ou mesmo em nome do GUJ, peço desculpas por alguma atitude totalitária mesmo que tenha sido sem intenção.

Quanto à escolha do JForum ao invés do PHPbb que usávamos antigamente a explicação é bem clara: o PHPBB era uma peneira lotada de vulnerabilidades que qualquer garoto de 15 anos conseguia explorar. Depois de substituir pelo JForum todos os problemas deste tipo acabaram.

[]s
Luca

[quote=fredferrao]Mesmo os topicos do Marcio Duran, pois mesmo meio sem sentido, se é OFF entao ele pode postar, responde quem quiser, agora nego entra no post dele só pra postar: “Puta merda outro post do Duran”, a primeira coisa que fazem é meter o pau no cara, ai ja começa a flame, se nao gosta do cara entao pq entrou no topico dele???
Se nao gostam de topicos que nao fala de java entao fechem o OFF TOPIC, pq OFF é OFF

Agora o que anda acontecendo, é que um topico começa falando de algo e logo chega um e desvirtua o assunto, e dai pra uma guerra pessoal é um pulo, ai tem que ser trancado mesmo, virou bagunça tranca!

E é incrivel como são sempre os mesmos que começam a bagunça dos topicos 8) [/quote]

Na real esse lance de OFF-TOPIC ser totalmente off-topic é a única coisa que no GUJ deixa um pouco a deseja.

Acho a administração legal, acho que os meninos mandam bem, o Luiz, o Luca, Rafael e afins. Mas o off-topic, pelo menos dos fórums que participei, não importando se era de banda de música, jogos, n3rdz e afins, off-topic tinha de tudo. Desde programação até vídeos-gore hahaha :stuck_out_tongue:

mas acho que essa trollagem aqui no fórum tá enxendo o saco. bloquear tópico acaba sendo a melhor saída

Sérgio, pra quem está falando tanto de direitos, deveres, privilégios, tu achas correto se referir as pessoas com esses termos sem antes consultar os envolvidos e expor sua opinião e ouvir as deles também?

Lembre-se, todo usuário aqui representa uma pessoal real, trata todos como vc quer ser tratado também, vc esta fazem vários julgamentos, tente conversar com as pessoas antes de sair ofendendo de maneira generalizada todo mundo.

Essa é MINHA opinião, não precisa abrir processo contra o GUJ não, ok?!

Taborda, talvez o dia que voce receber notificacao judicial e ameacas por email por causa de um forum publico que voce criou, voce va entender melhor como é dificil moderar um topico. Quando te ligarem na sua empresa pra te acusarem de quebra de sigilo bancario, por causa de posts sem nocao, voce vai ficar preocupado. Alias, falam que voce saiu do portaljava por causa da moderacao, e aqui no GUJ voce esta reclamando do mesmo, fica a questao: somos todos foruns geridos por tiranos ou voce muito liberal?

Taborda, NAO é facil administrar isso aqui, em especial os animos exaltados. Sei que voce concorda com isso, mas é mais dificil do que voce imagina.

Sem duvida poder corrompe, nao vamos filosofar, ok? Vamos resolver o problema e deixar as palavras bonitas para o java.

Vamos errar varias vezes? Certeza que sim! Vamos tentar diminuir os erros. No mais, podemos ajudar em algo? Ficou faltando uma sugestao, ficaram so os quase-insultos, que, na MINHA opiniao, voce faz com certa frequencia. Ninguem bloqueia seus topicos pela boa qualidade tecnica, mas pode ter certeza que nao sou só eu que fico ofendido com as suas mensagens, nem so os moderadores, por mais que voce fale “nao estou ofedendo, mas…”.

Sanches, perfeito comentario.

Pessoal, alem das criticas e excesso de lirismo, sugestoes para resolver o problema sao bem vindas!

Luca,

Inicialmente gostaria de agradecer pela resposta no caso.

Mas, qual a sua opiniao sobre o OffTopic virar quase um “Botequim do Debug”(int)

E uma coisa, de forma humilde pergunto: nao seria mais facil fazer correcoes em cima do PHPBB(int) Ele tem recursos bem interessantes apesar dos bugs. Sem contar que deve haver varios patches pra ele disponiveis. Eu ja vi alguns.

Grato.

É meio feio ter um fórum de Java rodando em PHP né :slight_smile:

Outro fato também é que o JForum também foi uma forma do próprio Rafael aperfeiçoar os conhecimentos de Java dele.

[quote=Paulo Silveira]Taborda, talvez o dia que voce receber notificacao judicial e ameacas por email por causa de um forum publico que voce criou, voce va entender melhor como é dificil moderar um topico. Quando te ligarem na sua empresa pra te acusarem de quebra de sigilo bancario, por causa de posts sem nocao, voce vai ficar preocupado. Alias, falam que voce saiu do portaljava por causa da moderacao, e aqui no GUJ voce esta reclamando do mesmo, fica a questao: somos todos foruns geridos por tiranos ou voce muito liberal?

Taborda, NAO é facil administrar isso aqui, em especial os animos exaltados. Sei que voce concorda com isso, mas é mais dificil do que voce imagina.

Sem duvida poder corrompe, nao vamos filosofar, ok? Vamos resolver o problema e deixar as palavras bonitas para o java.

Vamos errar varias vezes? Certeza que sim! Vamos tentar diminuir os erros. No mais, podemos ajudar em algo? Ficou faltando uma sugestao, ficaram so os quase-insultos, que, na MINHA opiniao, voce faz com certa frequencia. Ninguem bloqueia seus topicos pela boa qualidade tecnica, mas pode ter certeza que nao sou só eu que fico ofendido com as suas mensagens, nem so os moderadores, por mais que voce fale “nao estou ofedendo, mas…”.

Sanches, perfeito comentario.

Pessoal, alem das criticas e excesso de lirismo, sugestoes para resolver o problema sao bem vindas![/quote]

Ola paulo,

Como vc abriu espaço para ideias, bem que se o negocio fosse organizado, poderiamos entrar em consenso sobre melhorias no forum e passar pra comunidade desenvolver as tais melhorias.

E outra coisa, o que vc acha sobre a ideia de tirar uma graninha extra no forum (int) Ate pra poder melhorar ele e algumas outras coisas, vender camisas e uma coisa besta, barata e traz retorno . Acho que os adms deveriam se preocupar com isso.

Quanto o que voce falou sobre respostas que ofendem, eu acho que isso existe muito por aqui. Um cara chama o outro de idiota, o outro se sente no direito de responder e rola muito disso (eu sofro e faço isso tambem. mas ja parei).

E entao, porque n criamos topicos com petiçoes e ideias sobre inovacao no GUJ ou melhorias (int) Eu acho que isso seria BEM Interessante. Poderiamos custear muita coisa com isso.

Grato.

É meio feio ter um fórum de Java rodando em PHP né :slight_smile:

Outro fato também é que o JForum também foi uma forma do próprio Rafael aperfeiçoar os conhecimentos de Java dele.[/quote]

Ola mauricio, mas e justamente o que estou falando.

Claro que podemos usar uma ferramenta PHP mesmo sendo um site de Java. A questão e maturidade de uso e de ferramentas. A nao ser que melhorassemos o JForum de uam forma organizada, com a galera compartilhando conhecimetno sobre ele, etc, ai seria interessante. Ate mais interessante, claro.

Grato.

Olá

Não, quem já usou o PHPBB sabe como era difícil ficar atento a todas as vulnerabilidades e a toda hora precisar fazer atualização. Pode ser que hoje o PHPBB tenha melhorado mas na época do GUJ era um lixo. Pelo menos esta foi minha experiência quando usei o PHPBB.

[]s
Luca

Uma coisa boa apontada é as camisas, eu mesmo gostaria muito que as camisas do guj voltassem as vendas! De quem é atitude? Unica e exclusivamente dos administradores e colaboradores do guj, que são os que promovem a marca do mesmo. Do que seria o guj sem a sua comunidade? Eu me sinto um nada quando alguém diz que “usar o guj é um privilégio e não um direito”, isso lembra mais os canais de IRC onde aquele bando de operadores se achavam o topo da cadeia alimentar.

Não acho que deveria ser escolhido coisas pela comunidade, mas apenas um pouco mais de coerência dos moderadores. Se a opinião de um não é a opinião do outro, deve-se haver um entendimento entre todos antes de chegar e bloquear um tópico sem direito de defesa a quem o fez.

E se os troll atrapalham tanto, puna a eles e não aos usuários do GUJ, em quase dois anos de fórum é a primeira vez que vejo um simples problema prejudicar a comunidade como um todo.

[quote=Luca]Olá

Não, quem já usou o PHPBB sabe como era difícil ficar atento a todas as vulnerabilidades e a toda hora precisar fazer atualização. Pode ser que hoje o PHPBB tenha melhorado mas na época do GUJ era um lixo. Pelo menos esta foi minha experiência quando usei o PHPBB.

[]s
Luca[/quote]

Ola luca,

ACho que vale a pena dar um olhada pra ver o quanto melhorou. E tambem tem outros como o vBulletin, que eu sempre achei muito bom.

Bem, mas acho que poderiamos tentar mudar um pouco essa cara static que o guj tem. E ai, como que vai ser(int) Vamos dar sugestoes e o pessoal votar(int) Como que vai ser(int)

Grato.

[quote=Sergio Figueras][quote=Luca]Olá

Não, quem já usou o PHPBB sabe como era difícil ficar atento a todas as vulnerabilidades e a toda hora precisar fazer atualização. Pode ser que hoje o PHPBB tenha melhorado mas na época do GUJ era um lixo. Pelo menos esta foi minha experiência quando usei o PHPBB.

[]s
Luca[/quote]

Ola luca,

ACho que vale a pena dar um olhada pra ver o quanto melhorou. E tambem tem outros como o vBulletin, que eu sempre achei muito bom.

Bem, mas acho que poderiamos tentar mudar um pouco essa cara static que o guj tem. E ai, como que vai ser(int) Vamos dar sugestoes e o pessoal votar(int) Como que vai ser(int)

Grato.[/quote]

Sergio, Joined: 30/03/2008

Como o Mauricio já disse, pq alterar toda uma arquitetura e voltar a usar PHP, num forum de JAVA que conta com um excelente fórum? Certo que não é a questão financeira.

[quote=peerless]Sergio, Joined: 30/03/2008

Como o Mauricio já disse, pq alterar toda uma arquitetura e voltar a usar PHP, num forum de JAVA que conta com um excelente fórum? Certo que não é a questão financeira.[/quote]

E o GUJ 3 está a caminho, tenham um pouquinho de paciência :slight_smile:

[quote=peerless][quote=Sergio Figueras][quote=Luca]Olá

Não, quem já usou o PHPBB sabe como era difícil ficar atento a todas as vulnerabilidades e a toda hora precisar fazer atualização. Pode ser que hoje o PHPBB tenha melhorado mas na época do GUJ era um lixo. Pelo menos esta foi minha experiência quando usei o PHPBB.

[]s
Luca[/quote]

Ola luca,

ACho que vale a pena dar um olhada pra ver o quanto melhorou. E tambem tem outros como o vBulletin, que eu sempre achei muito bom.

Bem, mas acho que poderiamos tentar mudar um pouco essa cara static que o guj tem. E ai, como que vai ser(int) Vamos dar sugestoes e o pessoal votar(int) Como que vai ser(int)

Grato.[/quote]

Sergio, Joined: 30/03/2008

Como o Mauricio já disse, pq alterar toda uma arquitetura e voltar a usar PHP, num forum de JAVA que conta com um excelente fórum? Certo que não é a questão financeira.[/quote]

peerless,

Com todo o respeito, acho que isso de julgar o funcionario pelo tempo de servico é coisa de orgao publico, rsrsrs. =)

E outra coisa, isso de nao usar coisa X porque voce usa tecnologia Y eu acho errado, pois isso limita a visao. SEMPRE uma tecnologia e melhor que a outra em algum caso.

Se voce for ler os fatos acima, vai ver o porque eu sugeri o uso de outro forum ou a melhoria do atual JForum por uma equipe que o pessoal do forum topasse.

Ate mesmo para a questao de busca, os topicos mais relevantes primeiro, votacao de topicos, denuncia de topicos, e mais uma serie de coisas.

E quanto a questao financeira, quem nao quer que o GUJ gere uma receita que nao gere um onus a ninguem e sim que sobreviva sozinho(int) e quem nao quer que ocorram melhorias e promocoes (int) Isso é o dinheiro que move. E utopia achar que todas as melhorias de um site e sua qualidade pode ser alcançada so pelas linhas de código.

Promocoes de livros, e etc. Isso e sim uma coisa bem interessante pra gente. Cobertura de eventos, etc.

Eu so to tentando dar alguma ideia pra ajudar. =)

Grato!

Mas Sergio, eu não te julguei pela data de entrada, apenas por você estar sugerindo coisas que não precisam, sugira então coisas que precisam de fato ter, e que gere benefícios a toda comunidade. Antes de você, eu e muitos outros entrarem o GUJ sempre funcionou e muito bem com o JForum, então pra que aventuras?

Bom, dando minha opinião :smiley:
Nada mais justo que lucrar com o guj, me espanta saber que ele traz prejuízo aos responsáveis. Mas por tudo que há de mais sagrado neste universo (incluindo o unicórnio cor de rosa e o deus espaguete), não deixem o fórum igual ao do underlinux com propaganda por todos os lados, até parece a revista veja :lol:

E podiam deixar o off ser off mesmo, tirando os casos de atitudes ilegais ou desrespeito. Daria menos trabalho ficar cuidando…

peerless,

Entao nao entendi o porque citou a data. Desculpe-me. =)

Mas uma coisa, porque voce nao acha que de fato e necessario melhorar a busca do forum e ter um marcador sobre mensagens mais relevantes(int) Foi o que algum usuario falou em outro forum, uma ideia que funciona mais do que a atual e a autoregulagem do forum, maior numero de moderadores ativos.
POrque voce acha que isso nao daria certo na filtragem de certos topicos (int) Eu nao sei, mas na minha visao parece que funcionaria. E eu nao sugeri so a mudança do JForum pra outra ferramenta, mas sugeri tambem que agente pudesse melhorar, ainda mais o forum. Com uma equipe organizada.

Desculpe-me, mas acho uma coisa meio arcaica e sem proatividade isso de “Se ta funcionando bem, deixa!”. Pois é assim que ainda temos legados antigos. E nao estou sugerindo nada demais, so estou sugerindo que o pessoal ganhe uma grana boa com o GUJ e faça o site se auto-sustentar, assim como com essa grana exrta o site teria possibilidade de fazer varias coisas pra melhorar a interacao entre os membros, e aumentar o numero de membros tambem.

Grato!