YABT - Yet Another Blocked Topic

[quote=fausto]Bom, dando minha opinião :smiley:
Nada mais justo que lucrar com o guj, me espanta saber que ele traz prejuízo aos responsáveis. Mas por tudo que há de mais sagrado neste universo (incluindo o unicórnio cor de rosa e o deus espaguete), não deixem o fórum igual ao do underlinux com propaganda por todos os lados, até parece a revista veja :lol:

E podiam deixar o off ser off mesmo, tirando os casos de atitudes ilegais ou desrespeito. Daria menos trabalho ficar cuidando…
[/quote]

Fausto,

Eu nao ache que gere onus aos criadores, claro. Mas acho que gera custos (logicamente) e que devem ser minimizados. Eu nem sei quanto esse site custa. Mas alguns moderadores tem citado algo sobre isso em alguns topicos.

rssrsrs. Underlinux parece a revista veja mesmo. Mas olha la o conteudo que tem la, rsrs. O que voce quiser tem la. Afuncionalidade e que conta! =)

Grato!!!

Sergio, a questão poderia ser melhorar portanto o JForum, certo? E não disse em nenhum momento, “deixa”, se funciona bem, portanto que melhore e não saia trocando por outras, que também tem seus defeitos.

Novamente, justifico a inclusão da sua data de entrada: antes de você, eu e muitos outros entrarem, funcionava bem da forma que é e da forma que é auto-evoluido. Você provavelmente não vai lembrar de como era a busca do fórum no inicio!

[quote=peerless]Sergio, a questão poderia ser melhorar portanto o JForum, certo? E não disse em nenhum momento, “deixa”, se funciona bem, portanto que melhore e não saia trocando por outras, que também tem seus defeitos.

Novamente, justifico a inclusão da sua data de entrada: antes de você, eu e muitos outros entrarem, funcionava bem da forma que é e da forma que é auto-evoluido. Você provavelmente não vai lembrar de como era a busca do fórum no inicio![/quote]

Peerless,

O GUJ e um portal completamente diferente em tamanho e numero de mensagens do que era a muito tempo, portanto, torna-se invalido o argumento de que hoje em dia funciona do mesmo jeito.

So voce dar um olhada no forum de Certificacao e no de java basico (os que mais frequento, ao menos). A diversidade de topicos e pouca, mas as entradas do mesmo assunto sao MUITAS.

[quote]
Como o Mauricio já disse, pq alterar toda uma arquitetura e voltar a usar PHP, num forum de JAVA que conta com um excelente fórum? Certo que não é a questão financeira.[/quote]

Quis dizer que nao era a unica coisa que eu propus, eu tambem propus alguem melhorar a parte de filtro de busca do JForum, so isso.

Grato!!!

Sérgio, pra quem está falando tanto de direitos, deveres, privilégios, tu achas correto se referir as pessoas com esses termos sem antes consultar os envolvidos e expor sua opinião e ouvir as deles também?
[/quote]

É impossibilidade física que duas pessoas conheçam a opinião do outro simultaneamente.
Eu dei a minha opinião. Acho que não cometi nenhuma injustiça já que o tópico é aberto à resposta. Cada uma pode comentar como quiser, discordar ou não.

Nunca classifiquei os moderadores como pessoas e sim suas as ações. E moderadores é plural, ou seja, não estou falando de ninguém em particular ou mesmo tempo que estou, mas não digo quem é, ao mesmo tempo que estou envolvendo os outros moderadores para moderarem seus colegas, ou pelo menos sentirem-se envergonhados com as atitudes dos colegas. Não acho que isso é injusto já que não ataca a imagem de ninguém, apenas a posição, o status, a responsabilidade de ser moderador ( um papel, não uma pessoa), em particular a responsabilidade de ser moderador do GUJ.

Não vejo que tenha havido falta de respeito, insultou, ou qualquer outra qualidade vil na minhas palavras ou nas do criador do tópico trancado nem nas de quem comentou. Como disse, é um apelo à conscientização que houve um abuso de poder. Nunca é meu objetivo atacar as pessoas, em qualquer outro tópico, muito menos neste.

Sergio, muito bom! Parabéns pela colaboração então. Outra coisa, você sabia que o JForum possui uma comunidade ativa e flexível a novas colaborações?!

Bem, o tópico está crescendo rápido. Não deu para ler tudo ainda, mas:

  1. Não vejo nada de errado no JForum e não vejo motivo para mudar para um outro sistema. Entendo que há algumas limitações, mas é para isso que o GUJ 3 está vindo né? E como o Rafael tem o código do JForum sobre seu poder, imagino que seja muito mais fácil ele alterar o código para fazer as mudanças necessárias do que migrar para algum outro tipo de fórum.

  2. No segundo post deste tópico, perguntei qual é a conta onde efetuo depósito. Então, estou aguardando o número da conta. É sério, eu gostaria de doar hoje (ou talvez neste fim de semana) uns R$ 50,00 para o GUJ.

Como eu disse, voce sempre fala isso… ate imagino que nao seja sua intencao, mas que pra todas as pessoas fica parecendo um ataque, fica.

Eu acho que até agora você nao entendeu o ponto, por vir com esse sarcasmo. (Se puder entender como sarcasmo).

No que eu puder ajudar para implementação disso, no caso, o faria obviamente. Por isso que estava sugerindo reunir um pessoal que conhece o JForum aqui do forum pra andar mais rapido com isso. Nao teve nada demais.

E outra coisa, sr. Peerless, seus parabéns não são necessários em momento algum. Agente sempre tenta ajudar de algum jeito, o que nao da e pra ficar parado, na mesma, ne (int) =)

Grato.

[quote=victorwss]Bem, o tópico está crescendo rápido. Não deu para ler tudo ainda, mas:

  1. Não vejo nada de errado no JForum e não vejo motivo para mudar para um outro sistema. Entendo que há algumas limitações, mas é para isso que o GUJ 3 está vindo né? E como o Rafael tem o código do JForum sobre seu poder, imagino que seja muito mais fácil ele alterar o código para fazer as mudanças necessárias do que migrar para algum outro tipo de fórum.

  2. No segundo post deste tópico, perguntei qual é a conta onde efetuo depósito. Então, estou aguardando o número da conta. É sério, eu gostaria de doar hoje (ou talvez neste fim de semana) uns R$ 50,00 para o GUJ.[/quote]

E ai victorwss,

Sobre as limitações do JForum, eu nao sugeri apenas mudar de ferramenta. Eu sugeri ou que essas limitacoes fossem implementadas ou que usassemos um forum mais maduro. Mas como voce disse, talvez o GUJ3 melhore alguns dos aspectos citados. Se alguem aqui souber sobre o desenvolvimento do GUJ3 e o que ele vai solucionar, gostaria que falasse sobre isso. =)

Valeu! =)

Victor, falou a palavra certa “DOAR”. Não precisamos ter lixo de inúmeras prop poluindo o fórum, apenas um botãozinho “donate” e deu. Aí a comunidade, mais do que nunca poderá contribuir para o GUJ se manter sem dependermos da auto-suficiencia do próprio para com seus banners/investidores.

So uma coisa, voce acha o Googleads um sistema eficiente(int) Se nao acha, porque motivo(int)

Acho que se so tivesse o botaozinho donate, queria ver o quanto de donate teria. Muito menos, possivelmente.

ACho que mesmo que prejudique a estetica, e sempre um sistema valido.

Eu acho que até agora você nao entendeu o ponto, por vir com esse sarcasmo. (Se puder entender como sarcasmo).

No que eu puder ajudar para implementação disso, no caso, o faria obviamente. Por isso que estava sugerindo reunir um pessoal que conhece o JForum aqui do forum pra andar mais rapido com isso. Nao teve nada demais.

E outra coisa, sr. Peerless, seus parabéns não são necessários em momento algum. Agente sempre tenta ajudar de algum jeito, o que nao da e pra ficar parado, na mesma, ne (int) =)

Grato.

[/quote]

Sergio, não fui sarcástico, desculpe se entendeu como um.

e negando ‘parabéns’ está se auto-insinuando um ser ignorante.

Muito bonito, mas infelizmente não chega nem perto de ter alguma chance de funcionar. Se o GUJ fosse viver de doações, já teria fechado faz tempo, com certeza. Infelizmente pouca gente se interessa em doações deste tipo, e mesmo assim ainda há muitos que não tem possibilidade de doar nada.

Eu acho que até agora você nao entendeu o ponto, por vir com esse sarcasmo. (Se puder entender como sarcasmo).

No que eu puder ajudar para implementação disso, no caso, o faria obviamente. Por isso que estava sugerindo reunir um pessoal que conhece o JForum aqui do forum pra andar mais rapido com isso. Nao teve nada demais.

E outra coisa, sr. Peerless, seus parabéns não são necessários em momento algum. Agente sempre tenta ajudar de algum jeito, o que nao da e pra ficar parado, na mesma, ne (int) =)

Grato.

[/quote]

Sergio, não fui sarcástico, desculpe se entendeu como um.

e negando ‘parabéns’ está se auto-insinuando um ser ignorante.[/quote]

Ok peerless, desculpe-me por ter entendido como sarcasmo e ter sido um pouco grosso. Desculpe-me.

Negar parabens pode ser várais coisas , até humildade. Nesse caso, e estar alegando que essa e uma tarefa minima de qualquer um que frequenta o GUJ. Tentar melhorar a coisa quando uma oportunidade de expressao de opinioes for lhe dada.

Grato! =)

[quote=Ssalgado]Acho que tópicos non-sense acabam sendo engraçadinhos e tal.

Mas daqui a 2 meses você está com algum problema, e quer fazer uma busca no forum, vai que tenha algo que possa te ajudar. Ai você acaba passando por páginas e mais páginas inúteis, que não teriam motivo para estar ali.

Se todos tivessem um pouco de bom senso e não respondessem tópicos sem sentido não teríamos este problema.

my 2 cents[/quote]

Como é feito o sistema de busca do forum?
Direto no banco? Com Lucene?

Uma solução simples não poderia ser retirar (ou separar) os tópicos OFF-TOPIC da busca?

[quote=Paulo Silveira]Taborda, talvez o dia que voce receber notificacao judicial e ameacas por email por causa de um forum publico que voce criou, voce va entender melhor como é dificil moderar um topico. Quando te ligarem na sua empresa pra te acusarem de quebra de sigilo bancario, por causa de posts sem nocao, voce vai ficar preocupado.
[/quote]

Eu já temia que alguém fizesse esse tipo de comentário. Que alguem sugeri-se de alguma forma que estou ameaçando abrir um processo judicial. Isso , francamente , só posso interpretar como uma de duas coisas: não leram o texto direito ou não o entenderam direito ( o que dá no mesmo) e portanto é apenas uma falha de interpretação sem significado. Nesse caso basta-me sublinhar que não é minha intenção abrir , ou sequer propor que se abra, nenhum tipo de processo judicial.
Por outro lado, posso interpretar que é uma estratégia para diminuir a importância do assunto de abuso de poder, para até justificá-lo de certa forma, e com isso diminuir o problema e justificar a irresponsabilidade ou o excesso dos moderadores.
Não sou mesquinho ao ponto de aceitar que se trate disto e quero crer, em bem, que é apenas uma falha na intepretação das minhas palavras originada por uma - uma talvez infeliz - escolha de palavras da minha parte.

O ponto que queria passar é que o GUJ é uma entidade juridica como qualquer outra e portanto não se pode isentar das suas responsabilidades nem afirmar que a utilização dos seus serviços é um privilégio e não um direito. Ou seja, que os usuários do GUJ não podem exigir nada e insinuar que nada pode ser feito. Isso também é um abuso de poder porque tal afirmação é falso. Foi só isso que quis dizer. Apenas para combater o argumento falacioso a bem de que ele não seja repetido.

Você não vai querer que eu responda a isso aqui. Digo-lhe apenas que esse boato é falso e infundado. Na realidade eu sou usuários de todos os fóruns brasileiros e só mais assíduo no GUJ pela simples razão que aqui é mais movimentado. Tanto que o tempo que tenho não chega para visitar os outros foruns mais regularmente. Espero que esteja dizendo isso apenas por falta de informação ou porque está baseando-se num boato e não porque é alguma forma disfarçada de diminuir os meus argumentos ou tentar um argumento ad homimen.

Não está em causa a dificuldade de administrar um forum. Está em causa que limites foram ultrapassados. Não é preciso ser moderador para ver isso. não está em causa o esforço ou o custo de manter o GUJ funcionando . Vc acha que quem responde a perguntas no GUJ de outros usuários mas não é moderador não se esforça ? Vc acha que não existe uma responsabilidade em responder da forma mais acertada possível , mesmo quando não se é moderador ? Se formos colocar o esforço na balança
vc acha que o esforço dos moderadores somando pode ser considerado mais importante que o esforço dos usuários comuns somados ? Não sejamos cegos ao ponto de não entender que um forum este só existe por causa da simbiose entre os usuários e os moderadores ( que são eles mesmos usuários).

Não está em causa o esforço. Por muito esforço que um moderador faça isso não lhe dá permissão para abusar do poder que tem.

O problema é moral. não vejo como resolvê-lo sem apelar à moral de cada um. A única forma de fazer isso é filosofando.
Vc fala isso como se filosofia não fosse algo sério. Como se pedir que valores mais altos sejam aceites seja uma brincadeira.

se antes não eram um argumento ad hominem agora, com certeza, é.

Quem acha isso confunde arrogância com sarcasmo. O uso de um forum , além de tirar duvidas e se informar, é discutir (discutir é um verbo sem conotação maliciosa). Muitas das discussões sobre paradigmas envolvem uma certa dose de crença religiosa infundada que promove a arrogância. A única forma de combater isso é com ironia e sarcasmo. Quem crê não enxerga esse sarcasmo encarando-o como arrogância recíproca. Essas pessoas estão doentes e o máximo que dá para fazer é tratamento de choque, não para eles que são caso possivelmente perdidos, mas quem se pode transformar em um deles.

Como disse o Luca, e eu concordo, “Um pouco de arrogância, por pior que seja no mundo lá fora, é até aceitável porque afinal isto é quase atávico nos nerds. Só precisamos não exagerar na dose”

Muitos mais moderadores que usuários exageram nas doses. Isso é outra coisa que poderia ser apontada, mas não vinha ao caso. Mas já que vc tentou usar isso contra mim… Se quer discutir mais isso faça-o em PVT.

Por outro lado, o seu texto demonstra exatamente o que eu chamaria de falta de moderação. Vc assume que porque os textos têm valia então é possível deixar passar uma atitude mais agressiva. contudo, se me é vedado usar, justificadamente ou não, essa técnica de argumentação, então que seja vedada a todos sem exceção. Eu não importo. Até apoio que isso seja feito.

O problema é que a arrogância ( outro nome para prepotencia) é tão grande no GUJ que volta e meia sou obrigado a escrever coisas como as deste tópico. Eu faço isso porque quero, porque é contra os meus princípios morais não o fazer e o faria em qualquer outro lugar. Aliás, já o fiz várias vezes( inclusive no forum que mencionou).

Não me importo que 90% dos usuários do fórum me achem arrogante (pese embora o que isso significa no mundo real) se pelo menos a minha atitude ensina alguma coisa aos outros 10%. Ao contrário do que vc possa pensar, eu não sou louco. Se eu não estivesse disposto a sacrificar a colaboração de 90% do forum em prol de algo melhor, eu não o faria.

Cara, dá uma relaxada. Nesta você pareceu ser meio agressivo, mesmo se o texto for lido da forma mais otimista possível. Dá uma acalmada aí.

eu procurei por um Forum “administrativo” antes de posta no off-topic. O link que sugeriu refere-se ao JForum e não o GUJ.
o JForum é um produto que em nada vem ao caso discutir já que não é ele que está em causa.

E sim, é lá que sugestões para melhorar o controle devem ser feitas e não aqui. Não é minha intenção abordar o tema das funcionalidades da ferramenta já que , neste momento, o problema é derivado exclusivamente do comportamento das pessoas.
Achar que um ferramenta resolve esse problema é, a meu ver, ingênuo e portanto ínutil.

Sim, ha melhoramentos no controle do JForum que podem ser feitos, mas isso não vem ao caso aqui e agora. Tlv em outro topico :wink:

[quote=sergiotaborda][quote=Paulo Silveira]Taborda, talvez o dia que voce receber notificacao judicial e ameacas por email por causa de um forum publico que voce criou, voce va entender melhor como é dificil moderar um topico. Quando te ligarem na sua empresa pra te acusarem de quebra de sigilo bancario, por causa de posts sem nocao, voce vai ficar preocupado.
[/quote]

Eu já temia que alguém fizesse esse tipo de comentário. Que alguem sugeri-se de alguma forma que estou ameaçando abrir um processo judicial. Isso , francamente , só posso interpretar como uma de duas coisas: não leram o texto direito ou não o entenderam direito ( o que dá no mesmo) e portanto é apenas uma falha de interpretação sem significado. [/quote]

Acho que o que ele quis dizer foi que no passado o GUJ já sofreu isso.

E não é difícil de imaginar. Um zé ruela posta algum comentário sem noção. Daí um mané se sente ofendido e decide processar os administradores do GUJ. Isso ocorre em quase todos os fóruns públicos e até em blogs.

So uma duvida… que BD o Guj usa??? pelo jeito deve ser MySql ou melhor deve ser Access… para BDs como Oracle por exemplo guardar dados de um forum como este é moleza… acho q ate o MySql suporta a qtdade de posts e mensagens que o forum tem… se o problema é mesmo custos e capacidades (o que acho uma desculpa esfarrapada…) pq não criam um sistema de audiencia de topicos que pega aqueles topicos menos importantes e sem fundamentos depois de alguns meses e deleta eles da base??? algo q se percebe-se: qse tds os topicos com mais de 7 paginas são trancados… se um moderador nao gosta de um topico simplismente fecha sem mais sem menos… agora dizer que não tem censura neste forum é uma piada…

este topico sera mais um na lista dos fechados…