Li esse post e achei interessante. Ilustra de forma bem-humorada algumas coisas que acabamos enfrentando de vez em quando no desenvolvimento “corporativo”. E voce? Ja eh um verdadeiro desenvolvedor Java?
Podia ser pior - teve um tempo em que tinha de usar JDK 1.2 (iPlanet 6.0).
andre_a_s
ADORO
O projeto q estou é jdk 1.3 e websphere 5
louds
Sou Alice no paiz das maravilhas. Tou usando 1.4 mas já temos garantidos que novos projetos vão poder ser todos em 5.0, assim que os stags (de júnior a senior) aprenderem as novidades.
jgbt
precisa se enquadrar em quantas?
eu uso jdk 1.3 e webphere.
acho que eu sou “real java developer” :mrgreen:
[]'s
Rafael_Nunes
Até começo do ano tava no 1.3, mas sem o websphere.
Mas agora 1.4 e 5.0.
Bem divertido ver que não só eu passo por umas zicas dessas…hehe
boaglio
Bingo!
Z
ZehOliveira
:mrgreen:
Thiagosc
boaglio:
You try not to think that every single other programming language around these days opens, reads, and closes a file handle in three lines of code.
Bingo!
Sim, porque a maoiria dos desenvolvdores tem apenas um dedo na mão e fica difícil teclar, que dirá usar Ctrl-space.
Quando essa cambada Java vai parar de pensar como digitador?
echo Hello World
O “Ksh on Unix” ganha de todo mundo, hahahaha.
Além do mais, porque tudo tem que estar na API? Alguém já pensou em desenvolver um método que faça tudo isso numa API para o próprio uso?
Deus do céu, wishful thiking 100 x 0 racionalidade .
F
fabio.patricio
+1.
Atualmente 2 projetos com java 1.4 e 2 com 5.0
]['s
_fs
Me orgulho de não ser um desenvolvedor Java há 3 anos \o/
E concordo com o Thiago. Reclamar que Java não tem suporte ideal para modelar projetos OO, ok. Mas reclamar de verbosidade o tempo todo é encheção, como se programadores passassem muito tempo digitando.
Thiagosc
Desenvolva o tópico por favor.
_fs
Já tentou fazer um CRUD sem getters e setters públicos e sem misturar código de interface nos seus Domain Objects, Thiago? Não dá
Thiagosc
Não estava discordando nem concordando, apenas achei estranho. OO é um conceito e é possível “programar” com ele até em C, que não fornece nenhuma ajuda para isso.
Mas não entendi qual a sua dificuldade, “código de interface nos seus Domain Objects” (?). Qual interface você está se referindo e o que tem a ver com os objetos com a lógica do negócio em si? E como isso seria ruim? O que CRUD tem a ver com OO?
_fs
Ah, não tive tom de “ha, então tentaí, mané” hehe
Sim, concordo com você quando diz “é possível”, mas a linguagem não tem os recursos que outras linguagens como Eiffel e Ruby possuem para este fim. Estes recursos são úteis quando definindo APIs públicas.
Sobre CRUD apenas citei um exemplo do que a maioria do pessoa que programa que conheço gasta o tempo fazendo.
marcelomartins
[megacomidadetrool]
O Thiagosc discorda de tudo e de todos, ai o LIPE concordou com ele e deu deadlock. Por isso ele nem concordou nem discurdou do LIPE! [/megacomidadetrool]
:twisted:
Z
ZehOliveira
huhaUahuhuhUAHAUhaUhauhuaHUau
plentz
Websphere? Desenvolvedor macho(e masoquista) usa BES.
Mas ah, ele podia ter pego mais pesado nos requisitos…sei lá…ter uma aplicação com EJB 1.x(!), por exemplo.
Z
Zampieri
Bem…ele não colocou algo como “aplicações web que usam somente jsp e jdbc”, mas, temos uma aplicação aqui que parece ASP, mas é em JSP. Acho que houve uma licitação para uma aplicação Java e alguém converteu na marra de ASP para JSP - um pra um.
Às vezes eu acordo à noite, suado, gritando, imaginando que todas as aplicações Java do mundo sofreram um ataque extraterrestre e agora só contêm JSP com SQL misturado na página.
Thiagosc
Você está se referindo ao C, né. É não é muito inteligente fazer OO com ele, mas tem gente que faz.
Mas quanto ao Java eu discordo, ele suporta OO decentemente. Se os getters ou setters são mal utilizados é problema do desenvolvedor. Talvez porque hoje em dia seja tão fácil criá-los automaticamente acho que tem gente que nem pensa antes de fazê-lo. Você teria algum exemplo de API “problemática” que mostre que o OO do Java não seja bom?
Não confunda “bom” com “perfeito”, pois vários autores dizem diferentes coisas sobre OO, mas no geral acredito que Java se encaixe bem no que é tido como OO pois foi produzido justamente com esse intuito.
Z
ZehOliveira
Acho a java.math e as APIs de data uma porcaria, mas aí é mais questão de projeto ruim de API do que falta de recurso OO na linguagem. :?
Thiagosc
Já que houve silêncio quanto as possíveis “falhas” da implementação OO do Java só posso concluir que isso não passa de wishful thinking.
cv1
Já que houve silêncio quanto as possíveis “falhas” da implementação OO do Java só posso concluir que isso não passa de wishful thinking.
Houve silencio pq ninguem gosta de ficar alimentando trolls