Zeus no Java

Boa tarde, sou programado delphi e estou estudando java, em delphi utilizo o componeten Zeos para acessar a base de dados, ele é fantastico e muito facil, estou sentindo uma diferença muito grande quanto a isso no java, porem acheu um componente zeus para o java, instalei mais não sei usar e nem faço ideia de como usar alguem ja usou e poderia me esplicar como é. caso seja parecido com o delphi irei usar ele pois viso muito a produtividade não posso perder muito tempo.

muito grato pela atenção.

[quote=william_sistema]Boa tarde, sou programado delphi e estou estudando java, em delphi utilizo o componeten Zeos para acessar a base de dados, ele é fantastico e muito facil, estou sentindo uma diferença muito grande quanto a isso no java, porem acheu um componente zeus para o java, instalei mais não sei usar e nem faço ideia de como usar alguem ja usou e poderia me esplicar como é. caso seja parecido com o delphi irei usar ele pois viso muito a produtividade não posso perder muito tempo.

muito grato pela atenção.[/quote]

Acho q o Zeus tem os drivers para acesso ao MySql, PostgreSQL e Firebird. Da uma olhada nesse site e vê se te ajuda.
http://developers.sun.com/product/jdbc/drivers

Para os que nunca programaram em Delphi (meu caso), explique o que o Zeos.

É uns compente de DataSource, Query etc para comunicar com o banco, vc usa de forma visual isso ai.

@Topic
Cara no Java funciona de maneira diferente, o Zeos não deve ser igual ao que é no Delphi não cara.

Esplicando o que é Zeus.

Zeus é um componente de conecção com o banco de dados (Visual).

onde coloco ele na tela e configuro o acesso a base de dados tipo MySql;
host=localhos
user=root
password=123456
database=minhadatabase

posso para conectar e ele ja conecta ao banco.

temos os componentes de query que é só passara pesquisa tipo select * from clientes
e dar um active true ele ja armazena automático a pesquisa sem presisar de get ou set.

e ja liga direto a uma grid sem presisar de codigos.

é basicamente isso ele é fantastico…

Pois é, mas isso não existe no Java (ao menos na API padrão). Java não é “drag’n drop language”, portanto você precisará estudar orientação a objetos, conectores de banco de dados, possivelmente o padrão DAO, swing e por aí vai…

Não sei se isso vai passar.

Mais tenho uma dificuldade enorme em entende java X MySql;

acho muito complicado. estou tentando estudar Hibernate mais esta muito mais dificil.

ate da pra fazer coisas pequenas, mais eu tenho um sistema enorme em delphi, que controla uma distribuidora inteira.
porem vamos migrar para java, para podermos usar Linux e McOs, mais esta me dando uma canseira só para entender esta ligação, cara uma telinha simples de teste que fiz tive que ralar com get set criar variavel para cada campo no banco muito complexo, será que estou indo pelo caminho mais dificil ou existe algo mais facil?

[quote=william_sistema]Não sei se isso vai passar.

acho muito complicado. estou tentando estudar Hibernate mais esta muito mais dificil.

ate da pra fazer coisas pequenas, mais eu tenho um sistema enorme em delphi, que controla uma distribuidora inteira.
porem vamos migrar para java, para podermos usar Linux e McOs, mais esta me dando uma canseira só para entender esta ligação, cara uma telinha simples de teste que fiz tive que ralar com get set criar variavel para cada campo no banco muito complexo, será que estou indo pelo caminho mais dificil ou existe algo mais facil?[/quote]
Esse é o caminho mesmo. Usar JavaBeans, um conector para o banco e DAO ou Hibernate. Como dito, Java é uma linguagem na qual é preciso investir tempo, não basta tentar arrastar e soltar pois não vai funcionar. Se precisar de material de estudo, a apostila FJ-21 (apesar de ser mais voltada para a Web) trata justamente sobre isso: acesso ao BD. Link: http://downloads.caelum.com.br/apostila/caelum-java-web-fj21.pdf

[quote=william_sistema]Não sei se isso vai passar.

porem vamos migrar para java, para podermos usar Linux e McOs, mais esta me dando uma canseira só para entender esta ligação, cara uma telinha simples de teste que fiz tive que ralar com get set criar variavel para cada campo no banco muito complexo, será que estou indo pelo caminho mais dificil ou existe algo mais facil?[/quote]

Cara pense assim, o pessoa que faz o java não liga pro banco que vc vai usar. Eles tão pouco se lixando se é Oracle, Postgre ou MySQL, então eles criaram um padrão o pacote java.sql

Se algum banco de dados quiser comunicar usando java eles implementam esse padrão, isso torna muito mais simples a mudaça de banco de dados.

Para usar java vc tem que aprender o que é um Statement, PreparedStatement, Connection e ResultSet.

Depois vc teria que aprender sobre o Hibernate, e esquecer o codigo macarronico do Delphi e pensar em Objetos, dai sim vc vai entender o Hibernate.

Teu sistema tem que ser reescrito, vc não vai poder reaproveitar teus codigos não, pelo menos a maioria deles.

o Delphi é Orientado a Compoenentes, ou seja vc joga e configura os compoenentes ali e pronto, no java não é assim que funciona considere uma leitura sobre Orientação a Objetos

e estamos ai para ajudar.

Muito obrigado pela atenção.

já estou baixando a apostila sugerida.

o negócio e ralar um pouco mesmo.

muito obrigado…

Bem… quase todos os banco de dados tem alguma ferramenta visual.

No casod o MySql é o MySql GUI Tools.

Já vou dar uma lida sobre ele.

vc que ja tem espreriência seria mais facil de usar?

tem alguma apostila ou exemplo que utiliza para poder estudar?

mais uma vez muito obrigado.

me parece que esta MySql GUI Tools é so para acessar ao banco como o dbdesigner por exemplo o que que é acessar o banco de dados de uma maneira mais rapida possivel, atravez do java.

Baixa o MySqlGUITools e abre o MySqlQueryBrowser que voce vai ter um console para colocar as queries e editar o resultado e etc.

Para mecher no banco de dados pelo seu programa caso voce tenha entendi o JDBC poderia começar a usar o Hibernate, ele encapsula toda lógica e voce só precisa trabalhar com objetos.

[quote=Mark_Ameba]Bem… quase todos os banco de dados tem alguma ferramenta visual.

No casod o MySql é o MySql GUI Tools.[/quote]

a questão nao é ter uma ferramenta visual para fazer selects…pelo que eu entendi, ele quer uma ferramenta que ele defina o select, e a própria ferramenta ja gera um componente, com tela para cadastro e tudo já…E isso não tem…

Ou estou errado?