[quote=william_sistema]Não sei se isso vai passar.
Mais tenho uma dificuldade enorme em entende java X MySql;
acho muito complicado. estou tentando estudar Hibernate mais esta muito mais dificil.
ate da pra fazer coisas pequenas, mais eu tenho um sistema enorme em delphi, que controla uma distribuidora inteira.
porem vamos migrar para java, para podermos usar Linux e McOs, mais esta me dando uma canseira só para entender esta ligação, cara uma telinha simples de teste que fiz tive que ralar com get set criar variavel para cada campo no banco muito complexo, será que estou indo pelo caminho mais dificil ou existe algo mais facil?[/quote]
Cara pense assim, o pessoa que faz o java não liga pro banco que vc vai usar. Eles tão pouco se lixando se é Oracle, Postgre ou MySQL, então eles criaram um padrão o pacote java.sql
Se algum banco de dados quiser comunicar usando java eles implementam esse padrão, isso torna muito mais simples a mudaça de banco de dados.
Para usar java vc tem que aprender o que é um Statement, PreparedStatement, Connection e ResultSet.
Depois vc teria que aprender sobre o Hibernate, e esquecer o codigo macarronico do Delphi e pensar em Objetos, dai sim vc vai entender o Hibernate.
Teu sistema tem que ser reescrito, vc não vai poder reaproveitar teus codigos não, pelo menos a maioria deles.
o Delphi é Orientado a Compoenentes, ou seja vc joga e configura os compoenentes ali e pronto, no java não é assim que funciona considere uma leitura sobre Orientação a Objetos
e estamos ai para ajudar.