Zk ou vaadin - O que escolher? Sua opiniao e nao links da net

Oi pessoal, eu queria vossa opinião sobre qual desse dois frameworks, eu já tenho a minha opinião e queria ouvir a vossa. Agradecia que não me postassem um link com uma tabela comparativa. Eu quero ouvir o que vocês acham por experiência própria ou por opção (para que nunca usou um deles e gostaria de contribuir com alguma informação). Se alguém tiver mais pontos a adicionar, sinta-se a vontade.

1. Tamanho da aplicação

• Uma aplicação pequena (algo que guarda uma pequena quantidade de dados, por exemplo, registo académico);
    • Uma aplicação media (algo tipo controlo de stock de uma empresa de não tão grande porte);
    • Uma aplicação grande (Uma aplicação de uma organização que pode tratar de todos pontos acima mencionados e outros adicionais, exemplo, controlo de stock, pagamento de salários, controlo de horas de trabalho, presenças, dados dos trabalhadores, etc ).
  2. Melhor interface

• Qual deles tem uma interface gráfica mais chamativa para o utilizador final (porque como sabem os utilizadores finais gostam de uma interface bem bonita);
    • Qual deles possui mais temas
  3. Rapidez no desenvolvimento da aplicação e debugging

• Qual deles leva menos tempo na sua implementação.
    • Facilidade de debugging
  4. Qual deles possui mais addons e possibilidade de acrescentar mais

links para os frameworks vaadin e ZK para quem não souber nada sobre eles ainda