Zoom diretamente no JPanel [Resolvido]

Oi pessoal.
Faz uma semana que estou tentando aplicar um método de zoom diretamente à um JPanel e não obtive muito sucesso.
Seguindo tutoriais e dicas de fóruns, consegui implementar um esquema de zoom em objetos do tipo Graphics2d, Rectangle e outros, mas esse não é meu objetivo.
O que estou querendo fazer é aplicar zoom diretamente em um JPanel, evitando redesenhar as figuras na tela, até porque essas figuras são JTextFields, que acredito não serem suportados pelo método draw(). O JPanel em sí pode estar contendo JTextFields ou outros JPanels. Ao aplicar o zoom no JPanel mais externo, gostaria que houvesse tanto o redimensionamento quanto a translação da área da figura atualmente visível, baseada no cursor do mouse.
Se alguém puder dar uma força, agradeço desde já.

Eu fiz uns forms uma vez no swing que redimensionavam todos os componentes baseados na resolução do usuario.

A ideia era basicamente percorrer toda arvore de componentes aninhados na JPanel e modificar seus bounds.
Mas isso não da muito certo com LayoutsManager.
Após modificar os bounds seria interessante da um redraw em seu painel.

Obrigado pela resposta vtr002!
Consegui entender sua idéia: percorrer todos os componentes do JPanel e ir alterando os tamanhos.
Tinha pensado nisso já mas, como a aplicação possui um volume de dados variável, isso poderia pesar muito na RAM pra entradas muito grandes, já que a quantidade de JPanels ou JTextFields é proporcional à esse valor.
Mas mesmo assim, se eu fizer do jeito que vc disse, para transladar a área visual para o novo foco, como eu faria?

Hun, agora entendi.
Você quer aumentar somente uma Area em volta do mouse.
Tem que ser pelo Graphics2D mesmo
Voce pode criar um painel em alguma região da tela como a inferior ou lateral.
Usar a classe java.awt.Robot para tirar screenshoot de uma região em volta do mouse isso te devolve uma bufferedimage que é facilmente redimensionavel e entaõ ir desenhando essa bufferedimage nesse painel que eu falei que poderia deixar em uma certa região.

Agora se quiser pode fazer esse painel seguir o mouse também

Sim, exatamente isso.
O problema é que a aplicação é para Visualização de Informação, e por isso deve ser interativa (daí a utilização dos JTextFields), isso é, não basta apenas tirar um print do JPanel, tem que redimensionar mesmo, mantendo as funcionalidades de seus componentes.
Nunca utilizei o Graphics2D, só Swing mesmo.
O programinha tá quase concluído; agora só falta o zoom mesmo, pra facilitar a utilização pelo usuário.
Em todo caso, se o Graphics2D funcionar de forma similar ao JTextField (preciso de um retângulo sem bordas com suporte a tratamento de eventos do mouse e do setToolTipText()), posso até reimplementar essa parte.

Então, crie um JPanel onde ficará a região demensionada.
Faça ela ser atualizada com o movimento do mouse.
Use o robot para tirar SS de uma certa regiao baseada na posicao do mouse. redimensione esse buffered imagem e o coloque no Painel.

por exemplo:
voce quer uma regiao com 100x100
voce captura um retangulo com posicao mousex-50,mousey-50,100,100.

Faça essa imagem ser redimensionada pela classe Image

mostre essa imagem no painel.

Essa imagem vai mudando com o movimento do mouse.

Então vtr002, se eu fizer isso, apenas tirar um PS da região, alterar o tamanho e mostrar na tela, eu conseguirei fazer o zoom, mas a função de ToolTipText não vai mais existir, certo? Quando eu gerar a imagem, o que será exibido é uma imagem baseada no JTextField do JPanel, e não o próprio JTextField.
Eu preciso de algo não estático, que preserve as funcionalidades de todos os componentes.

O que eu propus foi uma lógica de lente de aumento que atualiza com o movimento do mouse. Essa lente de aumento pode ficar em uma região da tela como o canto direito, ou parte inferior

Ah sim, entendi agora.
Perfeito, muito válida a idéia; ainda não tinha pensado nessa estratégia.
O que queria fazer mesmo é esse esquema de redimensionar o próprio JPanel e, consequentemente todos os seus componentes, mas a idéia da lente é bem mais prática, realmente.
De qualquer forma, muito obrigado pelas respostas!

de nada. Se sua dúvida foi respondida, favor editar o tópico e colocar [Resolvido] no titulo

Blzera. Vlw!

Só mais uma coisa: como faço pra editar o título do tópico?

Clique em Editar na primeira mensagem que escreveu no tópico

Vlw!