Alguém conhece esse framework …???
Zope
13 Respostas
Esse: http://www.zope.org ?
Se for, não é um framework, e sim um application server para aplicações escritas em Python. Não sei se ele suporta outras linguagens além do Python.
Esse: http://www.zope.org ?Se for, não é um framework, e sim um application server para aplicações escritas em Python. Não sei se ele suporta outras linguagens além do Python.
MAs ele tá mais para esse entendimento do amigo, pois ele é um CMS - framework, com APIs para desenvolvimento.
Lembro que o Zope tinha até mesmo uma linguagem - DSL própria, parecida com o ColdFusion.
Você pode escrever em Python, pq ele foi escrito nesta linguagem.
Todos os objetos que o application sever suporta são oriundos da estrutura Zope e não pode subir qualquer aplicação python no mesmo.
Ouvir fala que e excelente mas não suporta java…??
Esse: http://www.zope.org ?Se for, não é um framework, e sim um application server para aplicações escritas em Python. Não sei se ele suporta outras linguagens além do Python.
MAs ele tá mais para esse entendimento do amigo, pois ele é um CMS - framework, com APIs para desenvolvimento.
Lembro que o Zope tinha até mesmo uma linguagem - DSL própria, parecida com o ColdFusion.
Você pode escrever em Python, pq ele foi escrito nesta linguagem.
Todos os objetos que o application sever suporta são oriundos da estrutura Zope e não pode subir qualquer aplicação python no mesmo.
Obrigado pelo esclarecimento Kenobi 
Eh noix !! 
O site intranet do finado BankBoston era em Zope. O Zope foi escolhido porque já havia vários componentes COM+ (VB 6.0) que já existiam e poderiam ser usados com o Python sem problemas.
Ouvi falar que é excelente e que não suporta java. Por que o “mas”? :mrgreen:
porque ele não suporta java…? ouvi falar que ele suporta outras linguagens não soh python.
Ele suporta as linguagens que podem ser chamadas a partir do Python (ActivePython, no caso do Windows). Com certeza você pode chamar algumas APIs do Windows, assim como componentes COM (escritos em VB 6.0, Delphi etc.)
Não sei se o Zope consegue rodar em Jython (acho que não porque o Jython implementa uma versão antiga do Python e está com seu desenvolvimento ); se conseguisse, seria lentíssimo.
Thingol,
Esse teu comentario quiz dizer que Jython é lento ou ele ficaria lento com Zope?
]['s
Acho que para o Zope suportar Java, ele teria de rodar sob Jython (que é uma implementação de uma versão antiga do Python em Java).
Só que o Jython, diferentemente do Rhino, não é super-ultra-otimizado (o Rhino é uma implementação do JavaScript em Java super-otimizada); então acho que o Zope, se rodasse sob Jython, seria lento.
Python é excelente. Zope, plone e archetypes (esse sim um framework) são, com todo respeito, uma porcaria.
Coloco aqui a minha opnião em relação ao desenvolvimento de aplicativos utilizando plone, zope e archetypes:
Sugiro inicialmente a leitura de algum código de produto gerado com archetypes.
É simplesmente hilário que em pleno ano de 2007 exista uma ferramenta onde configurações do tipo “img = ‘coisa.gif’” , “widgets” sejam feitas na classe de negócio.
Devido a limitações da base de [i]dados orientada a objetos[i] - ZODB o desenvolvimento se resume a criação de estruturas de dados (classes) e bibliotecas de funções (tools). Sim, se prepare para manipular um monte de structs através de singletons.
O zope, como um AS, é simplesmente porco(novamente com todo respeito). Eu me pergunto, com tantos projetos free (as in freedom) interessantes (ex:apache), porque aquele pessoal resolveu escrever tudo do zero. O resultado da experimentação é um sistema “funcional” apenas com base em combos Apache-Squid. Se bem que isso não é incomum em outros ambientes:mrgreen:
Por causa do zope eu adquiri trauma a monkey patch.
Em suma: em 1999-2000 a idéia do zope era boa, hoje, 7-8 anos depois, não é. A ferramenta parou no tempo e não acompanhou as inovações.
Oi Thingol.
O pessoal do zope se esforça para fazer o código funcionar em cPython2.5 (ver google summer of code). Dúvido muito que funcione com Jython.
Parar pra desenvolver software decente com isso seria o mesmo que (nos dias de hj) desenvolver applicações java utilizando servlets puros, alguém?
Se for pra escolher uma ferramenta python, por favor, olhe: turbogears, sqlAlchemy, pylons …
Posso dar uma sugestão, quase um pedido? Crie títulos mais significativos.
Acabei de ver um tópico seu entitulado “Google…”
Não seria melhor “Alguém conhece o framework Zope?” ou “Zope - alguém conhece?”.