[RESOLVIDO]Quais passos para retornar a TI?

Ponto de partida é simples, escolhe oq vai fazer, o resto da sequencia a engenharia do software já determina por vc.

Grato novamente. @mate
Darei inicio e depois te falo como vão as coisas…

Entendo o que você quer dizer, realmente a engenharia de software tem tudo, mas muitas vezes é tanta informação que acabamos nos perdendo e não conseguindo de fato colocar nada pra funcionar.

Tente colocar pra funcionar pequenos projetos, nada muito complexo (pois um sistema com muitas telas e funcionalidades é um bom começo pra você começar e se perder e nunca terminar), portanto um sistema simples e funcional, e após concluído vá pra outro sistema e aumente o grau de dificuldade de forma gradativa.

Com o tempo você vai se sentir confiante pra trabalhar como freelancer. Como ponto de partida te indico um curso do Sergio Delfino no youtube, ele vai ensinar a criar um sistema de drogaria em java web.

2 curtidas

@andrebmarinho muito obrigado pela ajuda … vou dar ênfase ao estudos e tirar as poeiras das mangas … grato pra dica do vídeo …

Apenas mais uma coisa, tenha em mente um objetivo de sistema pra construir. Para que você possa direcionar seus estudos e evitar ficar estudando a esmo.

1 curtida

Será que esta com toda razão?
Agradeço muito pela honestidade, mais sera que uma certificacao não ajudaria?
Uma boa reciclagem?
Ou sera que preciso me conformar que estou acima da idade e o melhor e me manter no meu trabalho e ficar feliz se eu conseguir um freela?
Não me interprete mal, fico feliz com a ajuda de todos, mais não pode ser que podemos ser a exceção kkkkkk

Já trabalhei em uma empresa ao qual eu participava na seleção de candidatos, vou ser bem sincero, o mercado não tem preconceito com IDADE, mas tem preconceito sim, sabe com que? Tem preconceito com incompetência.
O mercado tem um enorme preconceito com portador de diploma de curso superior, que quando confrontado com um projeto pra colocar pra funcionar pra “ontem” se enrola todo e não consegue evoluir.
Tenha você 8 ou 80 anos, mostre sua competência através de projetos, de um bom portfólio, tenho certeza que de alguma forma vai conseguir espaço no mercado.

2 curtidas

Ser satisfeito com seu trabalho atual. Imagina se estivesse sem nenhum como muitos? Aposto que ia querer esse emprego.

Isso não impede de tentar outras coisas nas horas vagas.

1 curtida

Nas horas vagas, faz um freela por diversão.

Seu problema não é dinheiro, é satisfação.

Esqueça a idade, quem vê cara não ve coração.

Se você ver que não dá sai fora.

Só não largue seu emprego por uma incerteza, não faz sentido.

Reciclar, conciliar, conciliar, conciliar…

Além disso, você vai fazer aquele extra pra passear.

Quando eu tiver um tempo, acho que vou fazer o mesmo.

Acho que é o que as pessoas chamam de o unir o útil, ao agradável.

Se decolar é outra história, dentro de uma certeza a ser construída com o tempo e experiência.

http://programador.workana.com/ub/programador-01-pt.html?locale=pt_BR&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_term=Freelancer%20programação&utm_content=programador-phrase&utm_device=c&utm_category=it-programming&utm_campaign=br-programador&gclid=EAIaIQobChMIr-uR8MSK1wIVFgSRCh3uegLCEAAYAiAAEgLHG_D_BwE

1 curtida

@addller bom dia, na verdade trabalho em uma empresa que está complicado a promoção, motivação e vontade de trabalhar, porque vc faz e faz e nada, então por este motivo eu gostaria de tentar coisas novas, desbravar novos horizontes até uma carreira nova, mais sem trocar o certo pelo duvidoso, uma questão de focar em algo e ir até o final …
Grato pela ajuda, estou analisando os prós e contras …
Apenas estou buscando novos desafios, tanto financeiro como na carreira mesmo…

@javaflex bom dia espero que não tenha me interpretado mal, quero dizer que estou precisando de novos horizontes, fazer algo que me de paixão teste meus conhecimentos ou que me obrigue a buscar soluções, sendo que atualmente nada disse tem acontecido.
Obrigado pela dica é ajuda, não quis desmerecer seu conselho, apenas desejo um trabalho mais interessante e quem sabe rentável…

Tem preconceito com idade, sim. Leia o artigo que saiu no EXAME com o título “O desafio de conseguir emprego em tecnologia depois dos 40”.

Entendo, mas valorize o que você tem hoje. A realidade é dura. Pode buscar seus sonhos, mas enquanto isso poderia melhorar sua remuneração tentando uma empresa melhor que busque grande experiencia no que você já trabalha. Uma coisa ajuda outra, vai ter mais $ pra investir nos seus novos objetivos. Nunca espere promoção no mercado privado, a promoção é sempre mudar para uma empresa que te pague mais, daí você sai ou fazem contra proposta. Em TI vai ser a mesma coisa.

1 curtida

Se saiu na revista deve ser verdade.

Concordo. No ambiente corporativo você só vai testar sua paciência. rs
E não existe processo criativo porque as soluções vem prontas, você só vai buscar como implementar.

Se você diz deve ser verdade.

@javaflex Eu entendo o que você quer dizer é fico agradecido pela dicas, mais vou fazer isso mesmo, vou estudar mais, criar mais e tentar trabalhos freelas pra testar meu conhecimento e grau de evolução, depois analiso a hipótese de trocar de empresa ou não …
Valeu novamente e não me leve a mal.

1 curtida

@jonas.cant valeu pela ajuda, vou pesquisar e dar uma olhada nessa matéria …
Grato pela atenção.

Olhe tenho uma certa experiência com contratações, e não é que haja preconceito com idade, porém as empresas costumam contratar pensando no custo x benefício, sendo assim vc tem que parar e analisar, onde possuo vantagem em relação a um candidato mais jovem?

Algumas delas:

  • Maturidade (não é uma regra mas esperasse)
  • Ter família costuma trazer mais confiança de um profissional que não irá ficar pulando de galho em galho por 100 pila a mais no salário, e sim alguém que vai prezar pela oportunidade, buscar estabilidade e crescer na empresa
  • Não sei o que fazia antes, mas muitas vezes pode-se aliar o conhecimento do antigo emprego para lhe dar uma vantagem
  • Indica de que não possui uma vida social tão ativa, diminui a chance de chegar de ressaca e faltar no emprego (claro como todos os outros, são indicativos que equipes de RH levam em conta na hora da seleção)
  • As empresas hoje prezam pelo fator de inclusão, normalmente grandes empresas tem programas de recolocação
  • Algumas outras que cabe a vc identificar na sua situação

Ai vai de vc analisar suas vantagens e desvantagens e buscar empresas que procurem profissionais com o seu perfil

E no final tudo se resume ao que a maior parte do sucesso no mercado se resume, marketing! Vai de vc saber vender o seu peixe!

Mas esteja consciente, [quote=“Marcenzoemail, post:17, topic:357922”]
Obrigado pela dica é ajuda, não quis desmerecer seu conselho, apenas desejo um trabalho mais interessante e quem sabe rentável…
[/quote]

vc vai ingressar no mercado como junior, ou seja, salário de junior.

Mas uma coisa é certa, vagas na área tem. Tem empresas pegando jovens que nem sabem programar mas tem interesse e treinando estes pois faltam profissionais no mercado, ainda mais profissionais sérios e comprometidos, muitos entram nesse mercado esperando o mundo encantado de trabalhar em casa, fazendo horário e ganhando fortunas e não conseguem se adaptar ao mercado real, não seja um desses e certamente terá sucesso.

1 curtida

Não li a matéria, mas tem muita gente com +40 anos em TI. Isso não sou eu que estou dizendo.

Agora se o que vc/a matéria esta dizendo é que as empresas não contratam quem tem +40 e sem conhecimento, isso é mais que óbvio não é mesmo?

Só que neste caso o problema não é a idade, e sim a falta de conhecimento, como disse o Andre.

Meu caro, em momento algum eu afirmei que as empresas não contratam pessoas com mais de 40 anos. Seria uma afirmação um tanto quanto tola da minha parte. O que eu disse e o que a matéria comprova é que quanto maior a idade maior a dificuldade em conseguir um emprego na área de tecnologia. E na minha opinião nem precisa da matéria pra comprovar, porque muitas outras áreas passam por esse problema, quem dirá a área de TI.

1 curtida