A cada ano existem mais frameworks. Com o tempo qualquer um poderá programar?

3 respostas
programação
I

… Ou isso seria um exagero?

3 Respostas

Y

Sim, qualquer um pode/poderá programar, independentemente dos framewoks, pois é só você escolher uma línguagem de programação e se aprofundar nela, lendo, fazendo exercícios, persistindo e assim por diante. Já o caso dos framework é o seguinte: a medida em que novas coisas vão surgindo, novas tecnologias, também vão surgindo problemas cadas vez mais complexos, daí desenvolvedores criam os frameworks para facilitar a resolução desses problemas.

Jonathan_Medeiros

Qualquer um acho exagero, esta é a minha opinião sobre o assunto, pois eu acredito que uma pessoa que não contenha o conhecimento necessário de programação “no bruto”, ou seja programar sem ajuda de facilitadores, saber realmente como a coisa funciona um código por de trás dos panos, acredito que nenhum framework irá ajudar, pensando do seguinte modo: como você vai usar um facilitador sem ao menos saber como ele funciona por trás ? afinal, convenhamos que não é por meio de mágica!
Acredito que quem usa frameworks realmente conhece o código de funcionamento do mesmo por trás da “mágica toda” a ponto de que conseguiria alcançar o mesmo resultado sem o uso dos mesmos.
Lógico, nada que impeça uma pessoa que tenha vontade de aprender e que realmente se dedique e que vai em busca de conhecimento constantemente não possa aprender a programar.

Acho que essa frase se encaixa bem no contexto: “Nenhum vento ajuda quem não sabe para onde ir”.

ViniGodoy

Quando comecei a programar, para que você fizesse uma aplicação com GPS você tinha que:

a) Ler os dados de uma porta serial
b) Decodificar o protocolo NMEA ou o protocolo SIRF
c) Localizar as coordenadas cartográficas num mapa;
d) Desenhar o mapa

Em resumo: Quase não existiam aplicativos com GPS, ou com mapas. Não havia nenhum cadastro para obter o nome do local naquela coordenada, ou o nome das ruas, a menos que você criasse um.

Hoje, você faz tudo isso com uma API, e ensino a fazer uma aplicação similar ao Foursquare em uma única aula para alunos de primeiro ano. Incluindo rotas e nomes de rua.

Então, sim, a programação está (graças a Deus) ficando mais fácil ao longo dos anos. Porém é um erro achar que:

a) Problemas complexos deixarão de existir: Pode ser fácil programar, mas ao mesmo tempo, empresas irão oferecer serviços cada vez mais sofisticados. O que está acontecendo é  que o programador deve se concentrar mais em resolver problemas de negócio (que são sempre inerentemente complexos) ao invés de problemas técnicos (que muitas vezes eram até mais braçais do que complexos em si);

b) Alguém não precisará programar as APIs fáceis que outras pessoas usam: Sempre haverá desafios técnicos, e esse sempre será um mercado de nicho interessante;

c) A profissão irá se extinguir rapidamente.

Mas lógico, o programador “feijão com arroz”, que faz só cadastrinho e relatório, ou só integra APIs, vai ser cada vez mais desvalorizado. O “sobrinho” vai conseguir resolver cada vez melhor o básico, e a concorrência aumentando, vai desvalorizar ainda mais esse tipo de profissional. Por isso especialize-se. Não seja o cara que só brinca de playmobil, encontre um nicho mais complexo e invista nele. Seja tornando-se um programador melhor em termos produtividade (sabendo processos, testes, entendendo seu papel na equipe de software, conhecendo boas práticas, etc), seja procurando algum nicho técnico ainda complexo e investindo nele (engenharia, medicina, visão computacional, indústria, etc).

Criado 11 de janeiro de 2017
Ultima resposta 14 de jan. de 2017
Respostas 3
Participantes 4