A classe conection precisa ser instanciada?

Boa tarde,

Alguém por acaso saberia responder se é correto dizer que a classe connection é instanciada?

Pois entendo que para ser instanciada ela precisaria usar o operador new, e na forma que ela aparece no código:

connection cn;

Não vem com o operador nem, então posso dizer que ela não precisa ser instanciada.
Estou correto?

Grato.

Está falando da classe Connection do jdbc? Se sim, faltou olhar a parte em que você cria a conexão a partir de DriverManager, não?

Connection con=DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost:3306/sonoo","root","root");
1 curtida

Sim, tem essa parte também.
Porém o que importa é só responder se ela precisa ser instanciada ou não.

Obrigado por responder.

Se você não entendeu o que respondi, precisa voltar para java básico

Sim eu entendi o que vc quis dizer, e trata-se sim da classe conection do jdbc, porém já foi feita a parte do driver e conexão com o BD, e a aplicacao CRUD funcionou.
Porém como ainda estou no java básico preciso responder essas questões teóricas, e creio que me interpretei mau quando disse que era só essa parte teórica, pois já havia feito a parte dos códigos, agradeço pela informação prestada.

Connection não é uma classe, é uma interface que deve ser implementada por alguma classe.

O driver do banco é que vai fornecer uma implementação para Connection, por isso ao invés de usar um new o que você faz é usar um factory (factory é um padrão de projetos, se você ainda está muito no começo dos estudos, ainda não viu isso, mas vai ver pra frente), esse factory é que chama o new internamente.