A relação do Firebase com sistemas de automação

O banco de dados Firebase é um banco de dados relacional?
Ele pode ser recomendado para sistemas de automação?

Nunca usei o firebase, mas após aquela googlada básica: não.

Eu acredito que depende. Em que sentido de automação? Dependendo, é bom ficar no bom e velho MySQL

Foi fiquei sabendo que é NoSQL

Bancos de dados relacionais são aqueles cujas estruturas são desenhadas para atender à estruturas como tabelas e as relações entre elas (daí o sugestivo nome: relacional).
São os bancos mais conhecidos, como Oracle, MSSQL Server, PostgreSQL e MySQL, bem como o H2 e o SQLite.

Bancos de dados NoSQL (aqui o No não é de não, mas de Not Only) são aqueles cuja estrutura não está desenhada para atender tabelas. Por exemplo, o MongoDB segue o padrão de documentos.
Muitos deles utilizam os formatos baseados em JSON (não me recordo nenhum que use algo diferente) e permitem uma arquitetura totalmente orientada a objetos.
Como já citado, MongoDB é um NoSQL e o Firebase, também.

Isso mesmo, o firebase não é recomandado para criar sistemas ERP. Valeu pela informação.

O foco do firebase é disponibilizar os dados armazenados nele de forma mais ágil, com menos burocracia. Creio que o uso ideal do mesmo é como um tipo de cache, onde você armazena os dados mais comumente acessados, evitando, assim, repetições infindáveis de selects no teu banco de dados relacional.