Abrir o mesmo banco de dados em dois computadores diferentes, em redes diferentes

Bom dia, criei uma aplicação para um parente meu colocar na adega dele, gostaria q ele tivesse acesso ao banco de dados do notebook dele e do computador da adega, pois fiz um programa em java para vendas, controle de estoque e de vendas.

Como posso fazer para que os dois computadores acessem o mesmo banco de dados mesmo se um computador ou outro estiver desligado e desconectado.

Queria saber se tem como fazer um banco de dados sem estar vinculado a nenhum computador ou servidor.

Sim e não!

Sim no diz respeito ao uso de computadores/servidores pessoais para isso!

Não no sentido de que o banco tem de estar disponível em algum lugar comum para que seja acessível, como por exemplo disponibilizar o DB em algum cloud provider como Azure, Google Cloud ou AWS entre muitos outros…

1 curtida

Você tem algum tutorial sobre o quê você recomenda eu fazer? Ou poderia me ensinar? Nao conheço esses sistemas, sou novo na programação

Se der uma pesquisada você vai encontrar vários materiais a respeito ensinando como fazer, não é nada muito complexo!

Vale ressaltar que são serviços pagos, e terão um custo mensal/anual de acordo com o contrato que for estabelecido.

Algo de errado não está certo, pessoas novas em programação não desenvolvem aplicações! :man_shrugging:

Puts, não tem nenhum gratuito nao? Pois será só pra dois computadores

Gratuito que eu já vi existe o Heroku, porém como todo serviço gratuito ele tem suas limitações!

Em sua opinião, acha que um banco de dados de uma adega seria bem hospedado lá? Se faltar espaço tem como fazer download dos dados e resetar eles, correto?

Não sou capaz de opinar sobre, não tenho nem ideia de qual é a demanda de movimentação de dados de uma adega.

Isso é padrão, poderia escalar as configurações da máquina onde vai estar o seu DB, mudar de provider um backup/restore resolveria.
Estranho querer resetar dados, do meu ponto de vista isso não faz sentido!

Seria apenas se faltasse espaço, tipo de 3 em 3 anos…

obrigado pela sua ajuda, vou tentar usar o hiroku, se der ruim eu falo pra ele pagar um