Boa noite, galera estou com uma dúvida, alguém poderia me ajudar ?
Estou precisando de uma ação automática do sgbd.
O meu caso é o seguinte, estou com um app onde o usuário faz sua conta e logo depois pode comprar uma chave de acesso pré paga. Até aí blz, mas preciso que tudo relacionado a esse usuário seja apagado caso ele por exemplo desinstale o app e passe 1 ano sem acessar(comprar chave) do app.
(A ação seria apagar a conta do usuário do banco)
Onde está esse banco? Num servidor remoto que o app acessa?
A verificação de 1 ano é simples na maioria dos sistemas de bancos de dados. Você pode fazer diretamente no banco, criando uma procedure e colocando-a para rodar de tempos em tempos (ex: todo dia à meia noite) através de uma tarefa agendada. Alguns bancos tem o recurso de tarefas agendadas internamente (Oracle e MS SQLServer, lembrando de cabeça). Outros podem depender de programas externos (o próprio agendador de tarefas do Windows, ou o crontab no Linux, rodando um batch por exemplo).
Capturar o evento de desinstalação de um app é meio complicado, pois o app que está sendo desinstalado não recebe o evento de desinstalação (ou seja, ele não sabe que está sendo desinstalado). Uma possível solução seria ter um serviço além do app. Esse serviço, rodando em segundo plano, receberia o evento de desinstalação. Mas o serviço teria de ser instalado à parte da aplicação.
Abraço.
Bom dia obrigado pela ajuda
Isso está num servidor externo, essa opção da procedure seria uma boa vou tentar, mas só uma coreção não quero detectar se o cliente desinstalou o app do device não rsrsrs, foi só um exemplo. Só não quero manter a conta da pessoa que passar mais de um ano sem recarregar a “chave de acesso”. A chave (Date) é uma das colunas da tabela, quando esta chave vencer e passar mais de um ano sem recarga a conta deve se apagar. Poderia fazer isso manualmente mas aí seria meio chato. Essa vistoria automatica uma vez por dia seria perfeito.